Porque é que se chama laptop?

Tire suas dúvidas sobre laptop e conheça as melhores opções para comprar

Porque é que se chama laptop?

Publicado 31/10/2022 e atualizado 31/10/2022 7 min. de leitura

Se você quer saber o que é laptop, chegou ao lugar certo. Existem muitas dúvidas sobre esse tipo de produto, especialmente porque não é muito comum procurar com esse nome aqui no Brasil.

Neste artigo, você vai tirar as principais dúvidas sobre laptop e ainda receber algumas indicações de produtos para comprar, caso esteja procurando por um.

O que é laptop?

É um computador portátil, que pode ser facilmente transportado. No Brasil, chamamos os laptops de notebooks.

Qual a diferença entre laptop e notebook?

Nenhuma. Os dois são iguais. Aqui no Brasil, é mais comum usar a palavra "notebook", enquanto nos Estados Unidos, por exemplo, usa-se "laptop".

O que significa laptop?

Em inglês, "lap" significa "colo", "top" significa "topo". Portanto, é um computador que pode ser usado sobre o colo, ou seja, uma máquina portátil.

Em inglês, o nome se tornou "laptop" porque era comum usar o computador portátil sobre o colo (Foto: Shutterstock)

Por que chamamos o laptop de notebook?

Há alguns anos, fabricantes usaram o termo "notebook" ("caderno" ou "bloco de notas") para se referir a computadores portáteis ainda menores que os laptops. O termo pegou no Brasil e, hoje, é usado para todos os computadores portáteis.

Em inglês, um laptop é o que aqui chamamos de notebook, e um notebook é um caderno de anotações com os que se usa para estudar em cursos ou escolas.

Laptop: preço no Brasil

Isso varia bastante. Nós temos um artigo chamado "quanto custa um notebook", que explica em mais detalhe, inclusive.

Depende da marca, dos componentes de hardware, do design, dos materiais... Como com a maioria dos produtos, quanto mais potente, mais caro.

Um laptop com desempenho e performance diferenciados, como um MacBook Pro, tende a ter preço mais alto (Foto: Shutterstock)

Alguns dos elementos que mais pesam no preço de um laptop são o processador, a quantidade de memória RAM, o tamanho do SSD e a presença de uma placa de vídeo dedicada, por exemplo.

Qual é o melhor laptop?

Fizemos uma lista com boas opções de diferentes faixas de preço para você comprar um bom laptop dentro das suas necessidades.

  • Você pode conferir também as principais escolhas de nossos especialistas na lista de melhor notebook.

1. Acer Chromebook C733-C607

Esse laptop barato é bem básico e recomendado apenas para tarefas que exigem pouco da máquina. Seu foco é no preço baixo, e para isso ele tem configurações simples.

Para começar são apenas 4GB de memória RAM, o que pode significar travamentos caso o usuário abra muitos programas ao mesmo tempo ou muitas abas no navegador. O processador Intel Celeron não é potente.

  • Saiba mais no artigo: Intel Celeron é bom?

O armazenamento é feito por um eMMC de 32GB, pouquíssimo espaço. Portanto, é necessário utilizar HD externo ou nuvem para guardar arquivos, fotos ou vídeos.

Sua tela de 11,6 polegadas tem resolução apenas HD. O sistema operacional é o Chrome OS, feito pelo Google justamente para esse tipo de máquina mais simples.

Uma boa notícia é que esse laptop é muito leve, com apenas 1,26kg. Ele é feito justamente para quem não pode ou não quer gastar muito e só precisa executar tarefas básicas como navegar na internet e usar planilhas ou editores de texto.

2. Lenovo IdeaPad 3 82MF0004BR

Esse é um laptop ainda com foco em custo-benefício, mas dessa vez com um pelo salto de potência. Isso é evidenciado pelo seu poderoso processador AMD Ryzen 7 5700U, um ótimo chip.

A memória RAM também dá um salto nesse laptop em relação ao anterior: são 8GB de fábrica, e ela é expansível até 12GB. Dá para usar muito mais aplicações simultâneas.

O armazenamento é em SSD, o que dá muito mais velocidade ao sistema, e tem 256GB. Não é muito espaço, mas se você não tiver a necessidade de guardar muitos arquivos pode ser suficiente. Caso contrário, dá sempre para complementar salvando na nuvem ou comprando um HD externo.

O sistema operacional é o Windows 11, mais familiar para a maioria dos usuários. Sua tela é Full HD de 15,6 polegadas com tecnologia antirreflexiva, mas usa painel TN, que deixa cores menos vívivas, com aspecto lavado.

3. Acer Aspire 5 A515-56-73M5

O processador já é um destaque desse laptop, um Intel Core i7 da 11ª geração.

Junto a ele, estão bons 8GB de memória RAM e um espaço razoável no SSD de 512GB. A RAM ainda é expansível até 20GB, o que é uma boa capacidade de atualização.

Seu sistema operacional é o Windows 11. A tela tem resolução Full HD e 15,6 polegadas.

Essas configurações tornam o laptop Acer Aspire 5 A515-56-73M5 uma excelente opção para o dia a dia de trabalho.

Apesar do potente processador, a ausência da placa de vídeo dedicada significa que ele não é indicado para games ou processamento gráfico como edição de vídeo, ilustrações, animações ou outros trabalhos que precisam de renderização.

4. MacBook Apple Air A2337 M1

É sonho de muita gente ter um MacBook, e esse modelo específico está em um ótimo momento para realizar esse sonho.

Os MacBooks fogem um pouco da lógica de laptops tradicionais porque a Apple faz tudo diferente, do design aos componentes, passando pelo sistema operacional.

Esse modelo de MacBook Air vem com processador M1, fabricado pela própria Apple e otimizado para funcionar com todo o hardware e o sistema. É um dos melhores chips do mundo.

Ele tem também 8GB de memória RAM e SSD de 256GB. Sua tela de 13,3 polegadas tem tecnologia de Retina, algo específico da marca que traz resolução entre Full HD e 4K.

Apesar de não ter placa dedicada, a placa de vídeo integrada do processador M1 é comparável a algumas das mais potentes do mercado. Ou seja, esse laptop é indicado para edição de vídeo, renderização e trabalhos similares.

Nós testamos esse MacBook com M1 em um review. É só clicar para conferir a avaliação!

5. Dell G15 15-5520

O primeiro laptop gamer da lista é da linha Dell G15, uma excelente opção para quem quer jogar.

O processador dele é um dos mais recentes do mercado, já que se trata de um Intel Core i5 da 12ª geração, a mais nova da marca.

A memória RAM de 8GB não é a mais indicada para gamers, já que o ideal seria ao menos 16GB, mas também não é ruim. Ah, e é expansível até 32GB.

Uma questão para quem curte jogar é o pequeno espaço no SSD, apenas 256GB. Não vai dar para salvar muitos jogos. Muito provavelmente, você precisará investir em HD externo.

A tela Full HD de 15,6 polegadas tem uma vantagem muito bacana para aqueles que exigem a melhor taxa de FPS nos seus games: ela tem frequência de 120Hz.

Sua placa de vídeo é a RTX 3050, o modelo de entrada da nova geração da Nvidia, mas superior à GTX 1650 presente em muitos laptops gamer.

6. MacBook Apple Air MLY13BZ/A M2

O segundo MacBook Air da lista tem uma diferença fundamental para o que foi citado anteriormente: o processador.

O M2 pode ser considerado o chip mais potente do mundo. Ele é uma evolução do M1, que já é um componente bem acima da média. Ambos são fabricados pela própria Apple.

Então, se você tem um dinheiro a mais para investir e aposta fortemente em desempenho, vale desembolsar um pouco mais para levar um MacBook Air com M2.

7. Dell G15 G15-a0700-MM20P

Mais um Dell G15 aqui na lista de melhor laptop, esse mais poderoso que o anterior. Isso já começa no processador, um AMD Ryzen 7 5800H.

Esse modelo de laptop gamer vem ainda com o dobro da memória RAM, de 16GB. Ela também é expansível até 32GB.

Mas não é só no processador e na memória RAM que ele se destaca. A placa de vídeo também é melhor, uma RTX 3060, modelo superior à 3050.

O SSD tem o dobro do tamanho, com 512GB. Na tela, mais uma melhoria: em vez dos 120Hz de frequência, aqui são 165Hz.

8. MacBook Apple Pro MNEJ3BZ/A M2

Opa, mais um MacBook! Desta vez, não tem muito o que falar. Os laptops da Apple na linha Pro têm foco maior em desempenho do que os da linha Air.

Portanto, se o preço do MacBook Air com M2 estiver próximo ao do MacBook Pro com M2, certamente vale mais o investimento no Pro.

Ou se você for usar o laptop para atividades que exigem muito da máquina, como grandes trabalhos de renderização. Performance é chave para esse tipo de atividade.

Além disso, esse laptop Apple vem com 512GB de SSD, mais espaço para salvar arquivos, vídeos e fotos.

9. Asus Zenbook 14X UX5401ZA-L7145W

Um laptop premium da Asus. Esse modelo é muito indicado para quem quer as melhores tecnologias no dia a dia de trabalho, por exemplo.

Seu processador é um Intel Core i7 12700H, da 12ª geração e com foco em desempenho. A memória RAM também é excelente, com 16GB.

O SSD é um show à parte, já que tem 1TB para guardar arquivos, apresentações, vídeos, fotos ou instalar programas.

Ainda é importante falar de recursos extras como o leitor biométrico, que aumenta a segurança no uso do laptop, e a tecnologia touchscreen. Isso significa que a tela é sensível a toque.

  • Conheça mais opções de notebook touchscreen

A tela de 14 polegadas tem resolução de 2.880 x 1.800 pixels, que é a mesma da tecnologia Retina da Apple. A taxa de atualização é de 90Hz, acima do padrão de 60Hz da maioria dos laptops.

Todos esses recursos estão presentes em um laptop de apenas 1,3kg. Ele é muito leve, resistente e portátil.

10. Dell Alienware m15 R7

O sonho de todo gamer. Nós testamos uma versão anterior dessa linha Dell Alienware, o M15 R6, e ele agradou bastante. Esse aqui é ainda mais poderoso.

Ele vem com processador Intel Core i7 12700H, da 12ª geração. O H no nome do chip significa que ele foi construído tendo em mente maior desempenho acima de economia de bateria.

O SSD tem 1TB de espaço, ou seja, cabe bastante jogo no armazenamento desse laptop. A memória RAM é de 16GB expansível até impressionantes 64GB.

Sua tela de 15,6 polegadas tem resolução QHD (2.560 x 1.440 pixels), que fica entre o Full HD e o 4K. Não bastasse isso, a frequência é de 240Hz.

A placa de vídeo também é um grande destaque. A RTX 3070 Ti é uma versão melhorada da RTX 3070. Essa GPU vai rodar basicamente qualquer jogo que você quiser na qualidade máxima.

Se você quer laptop barato, usa o cashback do Buscapé!

Aqui no Buscapé, cashback é dinheiro de volta na sua conta. Não é crédito na loja nem nada do tipo, viu? Só conferir como funciona no artigo ou no vídeo!

  • Descubra como usar o Cashback Buscapé
Porque é que se chama laptop?

Se você quiser pesquisar um pouco mais e ver opções com preço baixo, também pode conferir nossa lista de melhor notebook barato com as indicações dos nossos especialistas!

Porque chamamos o laptop de notebook?

PC vem do inglês personal computer - computador pessoal. Belê? Ele é o termo que desde sua criação carrega toda uma categoria de produtos de uso doméstico e profissional. Praticamente qualquer conjunto de monitor, mouse, teclado e torre vendido ao público com um sistema operacional podia ser chamado de PC.

Qual é o significado da palavra laptop?

O que significa laptop? Em inglês, "lap" significa "colo", "top" significa "topo". Portanto, é um computador que pode ser usado sobre o colo, ou seja, uma máquina portátil.

Qual diferença de laptop e notebook?

Portanto, se tem tela de 17 polegadas para cima, com certeza, é laptop. Já os notebooks, podemos tentar definir como aqueles portáteis que têm telas entre 12 e 15 polegadas. De qualquer forma, vale lembrar que são definições teóricas. No mercado, você irá encontrar todos eles com o nome de notebook.

Como se chama laptop?

Laptop (AFI: [læpˈtɔp]) ou notebook (AFI: [noʊtˈbʊk], que significa em língua inglesa "caderno") ou computador portátil (abreviado frequentemente para portátil) é um computador portátil, leve, projetado para ser transportado e utilizado em diferentes lugares com facilidade.