Porque as pessoas colocam café para São Benedito?

O ar de sobriedade que adotam os apreciadores da cachaça antes de beber parece até contraditório. Antes de tomar, é obrigatório despejar um pouco da bebida no chão e anunciar: "pro santo". Mas a contradição se desfaz quando se investiga a fundo a origem dessa tradição tão brasileira.

"O gesto de jogar um pouco da bebida no chão, antes de beber, nasceu num ritual chamado Libação, criado por gregos e romanos, e consistia em uma oferenda aos deuses para que eles provessem os lares de felicidade, harmonia e fartura", explica o jornalista Edson Borges, autor de uma vasta pesquisa sobre a relação entre a cachaça e as religiões.

Notícias relacionadas

Porque as pessoas colocam café para São Benedito?
Inep divulga calendário com as principais datas do Enem 2023
Porque as pessoas colocam café para São Benedito?
Lula revoga decreto de Bolsonaro que criava salas específicas para alunos com deficiência
Porque as pessoas colocam café para São Benedito?
Morre Magda Soares, uma das maiores especialistas em alfabetização do Brasil

Borges conta que a oferenda passou a ser praticada no Brasil graças à influência dos colonizadores portugueses. "No século XVII, eles chegaram ao Recôncavo Baiano, juntamente com os jesuítas, que acabaram por dominar o cultivo da cana-de-açúcar. Além de produzir o açúcar, inventaram a aguardente."

A bebida teve o consumo imposto aos escravos, para combater o frio nos canaviais, durante o inverno, e até como estimulante para os negros considerados pouco produtivos, ou ainda quando adoeciam.

"Com essa imposição de consumo da cachaça pelos negros, os portugueses também impuseram São Benedito, filho de um escravo, como padroeiro da aguardente, fazendo nascer daí uma relação bem mais ampla dos negros com o santo siciliano, a ponto de surgirem irmandades na Bahia", explica o jornalista e pesquisador.

Além da ligação com a religião católica, a aguardente também passou a ser usada em oferendas nas religiões de matrizes africanas, principalmente no candomblé. A finalidade era semelhante à da Libação: pedir proteção aos Orixás.

Essa identidade cultural e religiosa da aguardente gerou todo um folclore em torno da bebida. Há orações para bebedores, apelidos (como "urina de santo", "aquela que matou o guarda", "água que passarinho não bebe") e rituais, como o de fazer a cara feia, depois de beber a cachaça. "Para espantar o diabo", ensina Borges.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

    São Benedito é protetor dos cozinheiros. Oferecer café a Saõ Benedito vem dos tempos dos cativeiros . Temos ainda hoje a prática de ofertar a café para São Benedito com a intenção de pedir a proteção da casa e a fartura.

Esta xícara acompanha a historinha de São Benedito e de como preparar o café para ofertar para o Santo.

A idéia foi unir a imagem do Santo e a Xícara para de Café.

Temas:

·         Estampas São Benedito ou grão e Frutos da Folha de Café;

Características:

·         Material: Porcelana;

·         Técnica: porcelana pintada à mão, queimada a temperatura de 800º

·         Tamanho:7,0cm x 8,0cm;

·          Tamanho Pires: 12,0cm x 12,0cm;

Índice:

São Benedito (Sicília, 31 de março de 1524 - Palermo, 4 de abril de 1589), é um santo católico que, segundo algumas versões de sua história, nasceu em 1524 na Sicília (Itália), em família pobre e descendente de africanos escravizados na Etiópia.

Onde comprar imagem de São Benedito?

Imagem Sao Benedito | MercadoLivre.com.br.

São Benedito e santo de que?

O Dia de São Benedito é comemorado anualmente em 5 de outubro no Brasil. Esta data é celebrada por toda a comunidade católica, como uma homenagem e devoção ao santo considerado o padroeiro dos afro-descendentes, cozinheiros e donas de casa: São Benedito.

Porque as pessoas colocam café para São Benedito?

Ao oferecer café para São Benedito, a pessoa está dividindo um alimento com ele, que já fez tanto pelos necessitados, e pedindo que nada falte em casa. Além disso, a bebida é tida como um bom energizante, que pode ajudar a recarregar as energias.

São Benedito e protetor de que?

Dia 05 de outubro é uma data especialmente dedicada ao São Benedito, conhecido popularmente como santo protetor dos cozinheiros e responsável por diversos milagres. Conheça a linda história do santo filho de escravos, que sofria racismo e o combatia com seu sorriso!

Qual o nome de São Benedito na Umbanda?

No sincretismo, São Benedito é representado por Ossain, o orixá da cura, na Umbanda.

São Benedito E a cozinha?

São Benedito, nascido em 31 de março, no século XVI, era administrador do mosteiro na Sicília e cozinheiro habilidoso. Por isso, é o padroeiro das cozinheiras e cozinheiros do Brasil.

Qual Santo que gosta de café?

Para essa simpatia, você deve ter uma imagem de São Benedito (que deve ser oferecida por alguém) e uma xícara de café. Diariamente, enquanto aprecia o seu café da manhã, ofereça a xícara de café ao santo, com as seguintes palavras: “São Benedito, com a graça de Deus, tudo vai bem nesta casa.

Porque São Benedito carrega uma criança no colo?

Olhando para a imagem de São Benedito, vemos que ele tem um cuidado especial para com as crianças. Ele carrega-as no colo junto do seu coração! Com essa intenção de acolhimento e proteção, acontece a bênção para as crianças. Simplesmente o amor, o melhor dos sentimentos, faz com que as crianças sejam felizes.

São Benedito e que Santo na Umbanda?

Orixá das matas e das folhas. Domina o poder de cura das plantas, por isso é considerado a divindade da medicina. No Candomblé remete a São Benedito.

Para que serve a oração de São Benedito?

Se você está em uma situação delicada, refém de inveja, pessoas más e energias negativas, esta oração a São Benedito pode ajudá-lo a conseguir libertação. Reze-a todas as noites antes de dormir e perceba as mudanças positivas acontecendo em sua vida.

O que pedir a São Benedito?

“São Benedito, filho de escravos, que encontrastes a verdadeira liberdade servindo a Deus e aos irmãos, independente de raça e de cor, livrai-me de toda a escravidão, venha ela dos homens ou dos vícios, e ajudai-me a desalojar de meu coração toda a segregação e a reconhecer todos os homens por meus irmãos.

Qual Orixa representa São Benedito?

Benedito é reconhecido como portador do Espirito Santo, pois realizava muitas profecias, era vidente. No Candomblé e Umbanda é sincretizado com Ossain, conhecedor das plantas e orações com poder de cura.

Qual Santo foi cozinheiro?

Conheça a história de São Benedito, o santo dos cozinheiros. Um dos santos mais amados do Brasil, São Benedito, nasceu em 05 de outubro, e foi canonizado em 1807, pelo Papa Pio VII. A forma como viveu é inspiradora, pois é um simbolo de humildade e generosidade.

Qual é o santo protetor do comércio?

Santo Homobono Santo Homobono (Cremona, 1117 — Cremona, 13 de novembro de 1197) é o padroeiro dos empresários, comerciantes, alfaiates e sapateiros, bem como de Cremona, na Itália.

Por que dar café para São Benedito?

São Benedito é protetor dos cozinheiros. Oferecer café a Saõ Benedito vem dos tempos dos cativeiros . Temos ainda hoje a prática de ofertar a café para São Benedito com a intenção de pedir a proteção da casa e a fartura.

O que significa pó de café na macumba?

Além disso, outro poder místico do café é o combate ao mal, como o mau-olhado e a inveja. Então, ele pode ser usado como ingrediente em banhos especiais de proteção e limpeza das más energias.

São Benedito serve para quê?

São Benedito também é conhecido como São Benedito o Mouro, São Benedito o Negro, São Benedito o Africano e Benedito de Palermo. Considerado como o Padroeiro dos negros, dos cozinheiros e dos Africanos, celebramos sua festa litúrgica no dia 5 de outubro.

São Benedito e protetor de que causa?

Trata-se de São Benedito, padroeiro dos cozinheiros, cuja festa litúrgica é celebrada em 5 de outubro.