Por que um peixe de água salgada não pode viver em água doce?

Algumas espécies de peixes podem viver tanto em água doce como salgada. Essas espécies são chamadas de peixes euryhaline. No entanto, a maioria das espécies de peixe só pode sobreviver em um ou outro com base na sua tolerância à salinidade, ou quanto sal seu corpo pode suportar.

As espécies euryhaline altamente adaptáveis ​​são capazes de suportar uma ampla gama de níveis de sal, de acordo com a Infraestrutura Nacional de Informações Biológicas (NBII). Eles conseguem migrar com sucesso entre a água salgada, como o oceano, e a água doce, que inclui certos rios.

Existem dois tipos principais de peixes euryhaline: anádromo e catádromo. Peixes anádromos nascem em água doce, mas passam a maior parte de suas vidas no mar, retornando apenas à água doce para desovar. Estes peixes incluem salmão, smelt, shad, robalo e esturjão, segundo o Departamento de Pesca e Caça do Alasca.

Os peixes catádromos, por outro lado, geralmente vivem em corpos de água doce e só entram na água salgada para desovar. As enguias norte-americanas e as enguias europeias pertencem a esta categoria, de acordo com o Serviço Nacional de Pesca Marinha (NMFS).

A maioria dos peixes tolera apenas faixas estreitas de salinidade e é altamente sensível a qualquer mudança nos níveis de sal na água em que eles habitam. Estes peixes são conhecidos como espécies stenohaline e incluem peixinhos dourados, que podem viver apenas em um ambiente de água doce. Inversamente, o atum pode existir exclusivamente em água salgada, de acordo com o NMFS.

De fato, os peixes de água doce muitas vezes não conseguirão sobreviver se os níveis de salinidade da água circundante atingirem mais de 0,05%, de acordo com a Infraestrutura Nacional de Informações Biológicas (NBII).

Ao migrar, até mesmo os peixes euryhaline precisam passar por um período de aclimatação, ou tempo para seus corpos se ajustarem a uma salinidade diferente da que estão acostumados. Ao associar a salinidade de vários habitats a diferentes fases da vida, os peixes euryhaline são capazes de equilibrar as concentrações de sal entre seus corpos e seus arredores, de acordo com o NBII.

Siga os pequenos mistérios da vida no Twitter @llmysteries. Também estamos no Facebook e no Google+.

Tem uma questão? Envie-o por e-mail para Life's Little Mysteries e tentaremos respondê-lo. Devido ao volume de perguntas, infelizmente não podemos responder individualmente, mas publicaremos respostas para as perguntas mais intrigantes, por isso, volte em breve.

Você já parou para pensar por que animais marinhos não sobrevivem na água doce? Segundo os especialistas do assunto, se um peixe de água salgada for colocado em água doce, começaria a absorver muita água pelas brânquias. E ao contrário do que possa parecer, isso não é bom.

  • Peixes sabem contar em grupo, e isso ajuda muito na sua sobrevivência
  • Peixe troca de sexo e fica mais colorido ao longo da vida

O que acontece é que, com isso, não demoraria muito para que o peixe tenha problemas com o equilíbrio de água e sal em seu corpo. Na prática, o animal chegaria a inchar. Os corpos dos animais marinhos são mais salgados do que a água doce, então eles absorvem água por osmose.

Os peixes de água doce enfrentam esse mesmo problema, mas estão adaptados para se livrar da água rapidamente, principalmente através da urina. Alguns peixes, como enguias e salmões, se movem entre o mar e a água doce alterando sua biologia, mas é preciso muita energia e tempo para fazer essa mudança.

Aqueles peixes que não conseguem lidar com grandes mudanças nas concentrações de sal são chamados de peixes estenohalinos: eles preferem as pequenas e aconchegantes concentrações de sal às quais seus corpos estão fisiologicamente adaptados. Já os peixes que podem tolerar e se adaptar à flutuação nos níveis de sal são chamados de peixes eurialinos.

Os peixes que vivem em água salgada absorvem a maior parte da água que ingerem e gastam energia para excretar o excesso de sal através dos rins e brânquias. Enquanto isso, os peixes de água doce excretam grandes quantidades de água e retêm a maior parte dos íons.

Com isso, conclui-se que os peixes são muito sensíveis até mesmo às menores oscilações na salinidade da água em que vivem. É por isso que é recomendado entender completamente os requisitos biológicos de um peixe antes de colocá-lo em um aquário.

Fonte: Science Focus, Science ABC

Por que um peixe de água salgada não pode viver em água doce?

Não. Os líquidos que circulam no corpo do peixe de água salgada têm aproximadamente a mesma quantidade de sais da água do mar. Se o peixe for colocado em água doce, a concentração de líquidos do seu corpo será maior que a do ambiente. O peixe absorverá água e não terá como eliminá-la, porque seu rim é pouco desenvolvido. Ele inchará e poderá explodir. Agora, se um peixe de água doce for colocado no mar, a concentração de líquidos do seu corpo será bem menor que a da água, e ele perderá líquido até ficar desidratado.

Leia também:
Os peixes têm ossos?
Os peixes bebem água?
Os peixes dormem?
Os peixes fazem xixi?
O peixe sente dor quando é fisgado pelo anzol?

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Por que peixes de água salgada não sobrevivem em água doce?

Os líquidos que circulam no corpo do peixe de água salgada têm aproximadamente a mesma quantidade de sais da água do mar. Se o peixe for colocado em água doce, a concentração de líquidos de seu corpo será maior que a do ambiente. O peixe absorverá água e não terá como eliminá-la, porque seu rim é pouco desenvolvido.

Qual o peixe que vive em água doce e água salgada?

O bagre é um peixe sem escamas, que habita tanto na água doce quanto salgada. Pode ser encontrado principalmente na costa leste brasileira, se abrigando entre os rochedos e galhadas.

Porque tubarão não vive em água doce?

Devido à falta de salinidade da água doce, é extremamente difícil para os tubarões que se desenvolveram em água salgada se adaptarem à água doce.

O que acontece quando um peixe de água doce é colocada em água salgada levando em conta a osmose?

Se um peixe, por exemplo, fosse colocado no mar e não apresentasse essa capacidade de regulação osmoiônica, seu corpo perderia água por osmose até que ele se desidratasse e morresse.