Por que os conflitos entre as filosofias de Heráclito e de Parmênides suscitaram o aparecimento da lógica?

Enviado por

Michele Generoso

Show

0% acharam este documento útil (0 voto)

2K visualizações

2 páginas

Direitos autorais

© Attribution Non-Commercial (BY-NC)

Formatos disponíveis

DOC, PDF, TXT ou leia online no Scribd

Compartilhar este documento

Você considera este documento útil?

Este conteúdo é inapropriado?

Denunciar este documento

0% acharam este documento útil (0 voto)

2K visualizações2 páginas

Heráclito e Parmênides

Enviado por

Michele Generoso

Descrição completa

O que é a realidade para Heráclito?

Na vulgata filosófica, Heráclito é o pensador do "tudo flui" (em grego, πάντα ῥεῖ; transl.: panta rei, sintetizando a ideia de um mundo em movimento perpétuo, em oposição ao paradigma de Parmênides) e do fogo, que seria o elemento do qual deriva tudo o que nos circunda. ...

Qual foi a principal ideia de Parmênides?

As ideias de Xenófanes deram origem ao pensamento da Escola Eleata. O pensador defendia que o princípio de tudo estaria na unidade lógica promovida pela existência de um ser único e soberano, Deus. Essa concepção contrapunha-se à religião grega tradicional, essencialmente politeísta.

O que o filósofo Parmênides defendia?

Parmênides nasceu em Eleia, na Itália, por volta de 530 a. C e a sua filosofia define que o ser é único, imutável, infinito e imóvel, sempre idêntico a si mesmo. O filósofo também defende que a aparência sensível do mundo não existe.

Como Aristóteles resolveu o impasse criado entre o pensamento de Heráclito e o de Parmênides sobre a questão do movimento?

Resposta. Platão imaginou uma forma de juntar a visão de Parmênides com a de Heráclito. Parmênides dizia que nada muda, que o movimento é uma ilusão. Já Heráclito dizia que tudo está sempre mudando, como o leito de um rio, e que não é possível afirmar nada sobre nada - pois tudo muda.

Por que os conflitos entre as filosofias de Heráclito é a de parmenides suscitaram o aparecimento da lógica?

Resposta. Por que os dois coloraram o "ser" numa posição podemos dizer "contraditória". O que para um, o ser não sofre transformações e se sofrer ele não é um ser (Parmênides) e para o outro filosofo, o ser sofre constante transformações e nunca será o mesmo.

Como Platão resolveu o conflito entre as concepções de Heráclito e a de Parmênides e explique sua resposta?

Platão imaginou juntar a visão de Heráclito e Parmênides. Parmênides dizia que nada muda e que o movimento é uma ilusão. Heráclito, acreditava que tudo estava sempre em constante mudança. Com intuito de provar que ambos estavam certos, Platão deu origem a teoria dos dois mundos: Mundo das idéias e Mundo dos sentidos.

Quais as principais diferenças entre o pensamento de Platão e Aristóteles?

Platão defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e ideias inatas. ... Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das ideias é através da observação de objetos para após a formulação da ideia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível.

Como Platão conciliou a teoria de Heráclito tudo está em constante movimento e a de Parmênides o ser e imóvel )?

Quando Platão fala do mundo das idéias como um lugar fora do tempo, portanto imóvel, lembramos de Parmênides que disse: "O ser é imóvel porque se se movesse poderia vir-a-ser e então seria e não seria ao mesmo tempo." Ele dizia que o ser é ou não é, mas nunca poderia vir a ser.

Qual é a relação entre a filosofia de Heráclito e a filosofia de Platão?

Resposta. Resposta: Platão defendia que as coisas da realidade visível se transformavam, elas nascem, crescem, envelhecem e morre. Elas estão em constante mudança como afirmava Heráclito. E as formas de realidade inteligível, se mantém sempre da mesma maneira, elas são eternas e imutáveis, como defendia Parmênides.

É possível ser e não ser ao mesmo tempo?

“É impossível o mesmo ser e não ser no mesmo, ao mesmo tempo segundo o mesmo”2. A comparação é um expediente válido dentre os métodos científicos. Por ela compreendemos melhor os fenômenos, uma vez que é possível traçar fronteiras, determinar pontos de aproximação e de divergência entre os fatos.

O que significa em Heráclito a expressão o não ser e?

Heráclito diz: Tudo é devir; este devir é o princípio. Isto está na expressão: “O ser é tão pouco como o não-ser; o devir é e também não é”. ... É isto que Heráclito expressou com suas sentenças. O não ser é, por isso é o não-ser, e o não-ser é, por isso é o ser; isto é a verdade da identidade de ambos.

O que significa o ser e é o não ser não é?

Na verdade a frase correta é: "O ser é, e o não ser não é". Ou seja, para algo deixar de ser o que era, precisa mudar. Mas para Parmênides, o universo é imutável. Assim, ele afirmava quer o ser é, e a única coisa que "não é", é o "não ser".

Como Parmênides explica que o ser e é o não ser não é?

Daí Parmênides conclui que só o ser é - e que o não-ser não é. Dessa verdade ele deduz outras: 1) O ser é todo inteiro - se o ser tivesse partes, algo nele seria separado, não fazendo parte do ser, mas isso seria não-ser. Consequentemente, o ser, sendo uno e indivisível, não pode ter partes.

Deve-se dizer e pensar de algo que é porque existe o ser não Entretanto o não ser significado?

Resposta. Resposta: O ser é idêntico a si mesmo: se o Ser fosse diferente de si mesmo, ele não seria o que “é”.

Por que os conflitos entre as filosofias de Heráclito e de Parmênides suscitaram o aparecimento da lógica?

O conflito entre os dois filósofos estava na questão da origem, transformação e desaparecimento dos seres. Para Heráclito apenas a mudança era real e o mundo é um constante fluxo onde tudo se transforma.

Qual o problema produzido a partir do confronto entre Heráclito e Parmênides?

Parmênides teria propugnado um imobilismo radical. Esta oposição aparece claramente no diálogo platônico Sofista, no qual o filósofo ateniense mostra a impossibilidade de reduzir o ser ao movimento (como queriam, segundo Platão, os discípulos de Heráclito) ou ao repouso (como queriam os eleatas).

Qual a relação entre a filosofia de Parmênides e Heráclito?

Resposta: Duas concepções dominaram o pensamento filosófico durante bastante tempo: por um lado, as ideias de Parmênides e, por outro, o pensamento de Heráclito. Heráclito defendia a ideia de um mundo contínuo, enquanto Parmênides definia um ser único, um ser imóvel. Espero ter ajudado!

Como Platão resolveu o conflito entre as concepções de Heráclito e de Parmênides e explique?

Platão concilia a teoria heraclitiana do movimento no mundo sensível e a teoria parmenidiana da imutabilidade no mundo inteligível. Desse modo, a Teoria das ideias de Platão concilia a cisão entre o verdadeiro e o aparente, entre o ser e o devir, entre o uno e o múltiplo.