Piso para sala e cozinha integradas

Sala e Cozinha Integradas: Mesmo Revestimento de Piso ou Diferentes?

Se você tiver a sala integrada com a cozinha, antes de escolher revestimento de piso, o primeiro passo é decidir se você quer ter o mesmo revestimento nos dois ambientes ou dois tipos diferentes.

Não importa se existe alguma separação entre os ambientes, como um balcão ou portas de correr, ou se eles são totalmente integrados. Vamos ver exemplos com o mesmo revestimento em tudo e com dois diferentes para as duas situações.

Se a casa não for muito grande e você não tiver nenhum revestimento existente interessante, é uma boa ideia usar um piso só em tudo. Assim você reforça a integração visual dos ambientes e cria a sensação de ampliar o espaço.

Se você já tiver um piso de madeira na sala e precisar trocar só o piso da cozinha, mas não quiser colocar madeira na cozinha, por exemplo, você pode ter dois revestimentos diferentes sem problema nenhum.

Isso funciona tanto para cozinhas que são separadas da sala com uma bancada e/ou porta de correr quanto para ambientes sem nenhum elemento de separação.

Essas são algumas dicas e referências para te ajudar a decidir, mas como vimos nas fotos, das duas formas fica ótimo. E se forem dois revestimentos diferentes, você não precisa de nenhum elemento entre eles, é só encostar um revestimento no outro.

Só fique atento para as espessuras dos materiais: provavelmente você vai ter que deixar um degrauzinho no contrapiso, na divisão entre os dois pisos, para que, depois de colocados, os dois revestimentos fiquem no mesmo nível.

E então, já sabe se prefere sala e cozinha integradas com o mesmo revestimento ou com dois diferentes?

Agora dá uma olhada nas opções de revestimentos para a cozinha e para a sala.

Ambientes

Piso para sala e cozinha integradas

 A princípio, ter a cozinha integrada com a sala era uma opção para os lares com espaço restrito. Hoje, esse estilo é um sucesso aplicado em casas de todos os tamanhos.

Entretanto, sempre surgem algumas dúvidas ao optar por essa integração. Uma delas é qual o tipo ideal de piso para os dois ambientes. Na verdade, não existem regras. Vai depender muito do seu gosto e do estilo de decoração do local, mas é possível escolher entre o mesmo piso ou pisos diferentes para ambos os lugares.  

Piso para sala e cozinha integradas

Dois ambientes, o mesmo piso

Colocar o mesmo piso na cozinha integrada com a sala cria uma decoração leve, fluida, limpa e com uma unidade visual decorativa. Além disso, como a sensação de amplitude é bem maior, essa opção se torna a melhor para apartamentos pequenos.

Piso para sala e cozinha integradas

Para demarcar a separação dos dois ambientes, as soleiras são muito utilizadas. Elas podem ser de cor igual ou semelhante ao piso, tornando a marcação mais delicada e elegante, ou com tons diferentes para que chamem atenção e mostrem mais personalidade.

Outro detalhe que ajuda a demarcar espaço na integração da sala com a cozinha são os tapetes. Eles auxiliam a setorizar o local, além de se tornarem decorativos também.

Dois ambientes, pisos diferentes

Quando você opta por colocar pisos diferentes em ambientes integrados, é preciso pensar que isso dará a sensação de que o espaço é bem menor.

Piso para sala e cozinha integradas

Os limites entre os tipos devem ser desenhados, seja com ou sem o uso de soleira da cor e do estilo de um desses pisos. Esse é o momento de criar efeitos diferenciados com a divisão dos espaços.

E aí, gostou das nossas dicas? Que tal colocá-las em prática? Renzeti Arquitetura e Construção realiza sua obra, com projeto e acabamentos à sua escolha. Várias opções em loteamentos de Alto Padrão. Financiamento de até 100% da sua Construção. 

Decora��o de Cozinha Integrada: Piso

Como escolher o piso de uma cozinha integrada à sala ou à churrasqueira? Solucione suas dúvidas.

Como planejar o piso de ambientes integrados?

Quem planeja uma cozinha integrada à sala (como também a uma lavanderia ou churrasqueira) geralmente vê surgir uma grande dúvida: como planejar o desenho / acabamento do piso? Ele deve ser o mesmo ou diferente? Deve ser separado por uma soleira ou não?

Considerando o grande número de perguntas sobre este assunto, preparamos um guia rápido para auxiliar quem precisa fazer esta escolha.

Como Escolher a Paginação do Piso

Não existe uma única paginação (projeto que apresenta o desenho do piso) correta: ela dependerá do objetivo de quem está decorando. Pergunte-se: você quer integrar os ambientes ou criar a sensação de que existe uma diferenciação entre eles? Confira abaixo detalhes de cada escolha:

 
  • Dois ambientes integrados com um mesmo piso (sem soleira)

Isso permite integrar visualmente os espaços, ampliando a sensação do tamanho do mesmo. A cozinha, integrada à sala, torna-se um espaço social. A uniformidade do piso cria uma decoração "fluida", leve e "limpa".

 

Piso para sala e cozinha integradas

Cozinha e copa integradas com o mesmo piso: unidade visual decorativa. Projeto: Arq. Renata Basques. Mais fotos: Cozinha | Basques

 

Piso para sala e cozinha integradas

Os ambientes possuem o mesmo piso, sem qualquer separação. Tapetes setorizam os espaços. Projeto: Arq. Cristina Mioranza. Mais fotos: Salas Integradas | C2

 

Piso para sala e cozinha integradas

A cozinha é também um espaço social. Imagem: Storyblog. Mais fotos: Cozinha: piso de madeira

  • Dois ambientes integrados com um mesmo piso (com soleira)

Ao inserir uma soleira entre os ambientes, marcamos a separação entre eles. Como o piso é mesmo, sentimos facilmente que os ambientes tem a mesma linguagem, mas mostramos que a partir daquele ponto estamos na cozinha ou na sala, por exemplo. Existe aqui, ainda, duas possibilidades:

- Soleira em harmonia com o piso: optando por uma soleira de cor semelhante à do piso, marcamos a separação de maneira suave e delicada. Será um detalhe elegante na decoração;

- Soleira em contraste com o piso: neste caso, sua cor é bastante diferente da do piso, chamando a atenção. Sua presença é forte, mas (dependendo da combinação de materiais) é elegante e expressa, muitas vezes, a personalidade marcante do morador.

  • Dois Ambientes integrados utilizando pisos diferentes

Neste caso os ambientes são marcados visualmente pela cor do piso, o que produz, geralmente, a sensação de que o espaço é menor. Como haverá uma linha de conflito entre os dois materiais (ou mesmo material com cores diferentes), é geralmente indicado o uso de uma soleira, que pode ter cor semelhante a um dos pisos (escolher uma terceira cor poderá pesar na decoração, poluindo com muitas informações visuais o ambiente). Importante: às vezes, dependendo do projeto, não é necessário usar soleira (sua escolha dependerá de uma análise geral da composição do projeto).

 

Piso para sala e cozinha integradas

Neste exemplo, foi feito um acabamento com soleira para dividir dois pisos de cores diferentes. Como as cores são neutras, o acabamento ficou bom. Foto: Portal Clique Arquitetura

Pisos diferentes podem ser usados para setorizar os espaços, como mostram as imagens abaixo:

 

Piso para sala e cozinha integradas

Perceba que o piso da sala/cozinha desenha o limite entre estes ambientes e que foi utilizada uma soleira no mesmo material, mas em outro sentido, para criar um belo acabamento na transição. Projeto: Mal Corboy. Mais fotos: Cozinha Award 2011 | Corboy

 

Piso para sala e cozinha integradas

As cores combinam e o conjunto possui harmonia. Perceba que não foi utilizada soleira. Projeto: Mal Corboy. Mais fotos: Cozinhas | Corboy

 

Piso para sala e cozinha integradas

Mais um exemplo de dois pisos próximos, sem o uso de soleira. Projeto: Susanna Cots Design. Mais fotos: Casa em Almuñécar - Granada | Cots

Quado a cozinha é integrada a um ambiente externo, como churrasqueira ou varanda, o piso poderá ter a mesma cor, mas texturas diferentes (polido e rústico, por exemplo).

 

Piso para sala e cozinha integradas

O ambiente interno e o externo são integrados visualmente: a cor dos pisos é semelhante, mas a textura é diferente. Isso permite que o espaço interno pareça maior. Projeto: Futura Cucine. Mais fotos: Bancadas de Cozinha | Futura

+ SAIBA MAIS | Tudo sobre Cozinhas

Qual o melhor piso para cozinha e sala integrada?

Piso para sala e cozinha integrada Os pisos de porcelanato esmaltado com estampa de madeira dão o maior charme a cozinhas integradas com a sala. Além de bonito e confortável, o piso também tem que ser resistente e adequado a área úmida.

Pode usar o mesmo piso da sala na cozinha?

Posso colocar o mesmo piso? Não existe uma regra! Você pode colocar o mesmo piso assim como também pode colocar pisos diferentes. Quando você opta por colocar o mesmo piso na cozinha integrada com a sala, você cria uma decoração mais fluída, mais leve e uma identidade visual decorativa.

Qual é o piso ideal para colocar na sala?

Salas. Na sala, o piso preferido é o porcelanato. Isso porque o revestimento conta com diversas opções de acabamento, formatos e tamanhos, além de ser resistente, o que é bom para um ambiente que costuma ter bastante circulação, e ainda fácil de instalar.

Qual cor de piso aparece menos sujeira?

Pisos com tons de cinza ou bege são opções a se considerar, principalmente os que possuem veios e pigmentos, não dando tanto destaque à sujeira.