Qual a importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo da criança?

Joana Sim�o Val�rio

Psic�loga cl�nica

Publicado no Psicologia.pt a: 2016-06-16 | Idioma: Portugu�s (Portugal) | Palavras-chave: Brincar, brincadeira, desenvolvimento, pais

A- A A+

Qual a importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo da criança?

Atualmente � ineg�vel a import�ncia do brincar no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da crian�a.

No entanto, e apesar do contrassenso que �, as crian�as t�m cada vez menos tempo para brincar, em prol de agendas assoberbadas em atividades extracurriculares e deveres escolares.

O brincar fica relegado para segundo plano e a preocupa��o dos pais reca� sobretudo em saber se os filhos estudaram ou n�o, sem perceberem que nenhuma crian�a desenvolver� todo o seu potencial se a brincadeira n�o fizer parte da sua vida.

� importante frisar que o brincar e o jogar n�o se resumem apenas a formas de divertimento e de prazer para a crian�a, mas s�o meios privilegiados dela expressar os seus sentimentos e aprender.

Por interm�dio da brincadeira, a crian�a explora e reflete sobre a realidade e a cultura na qual est� inserida, interiorizando-a. A experimenta��o de diferentes pap�is sociais (o papel de m�e, pai, bombeiro, super-homem) atrav�s do faz-de-conta, permite � crian�a compreender o papel do adulto e aprender a comportar-se e a sentir como ele, constituindo-se como uma prepara��o para a entrada no mundo dos adultos. A crian�a procura assim conhecer o mundo e conhecer-se a si mesma.

Por outro lado, atrav�s da brincadeira, a crian�a tem oportunidade de simular situa��es e conflitos da sua vida familiar e social, o que lhe lhe permite a express�o das suas emo��es. Brincar � uma forma segura das crian�as encenarem os seus medos, as suas ang�stias e a sua agressividade e de tentarem elaborar e resolver os seus conflitos internos. Os jogos, nos quais est� impl�cito o perder e o ganhar, permitem que a crian�a possa come�ar a trabalhar a sua resist�ncia � frustra��o. Aprender a lidar com esse sentimento � essencial para o seu equil�brio emocional e para o desenvolvimento da personalidade.

Outro aspeto importante do brincar � o desenvolvimento do racioc�nio, da aten��o, da imagina��o e da criatividade, na medida em que as brincadeiras trazem novas linguagem e ajudam a crian�a a pensar, se quisermos, a pensar a realidade de forma criativa.

O brincar desempenha um papel igualmente importante na socializa��o da crian�a, permitindo-lhe aprender a partilhar, a cooperar, a comunicar e a relacionar-se, desenvolvendo a no��o de respeito por si e pelo outro, bem como sua auto-imagem e auto-estima.

Os benef�cios do brincar s�o inesgot�veis e como tal � muito importante que os pais n�o se esque�am de definir na agenda da crian�a um espa�o di�rio para n�o fazer nada � � a� que surge o espa�o para brincar.

Os pais t�m um papel fundamental no que respeita � prepara��o dos espa�os, � sele��o dos brinquedos e dos contextos a serem explorados, proporcionando � crian�a um ambiente de qualidade e enriquecedor da imagina��o infantil, que estimule as intera��es sociais com outras crian�as, familiares e amigos. Importa lembrar que enriquecedor n�o significa proporcionar brinquedos caros, mas meios que permitem a explora��o de diferentes linguagens como a musical, corporal, gestual, escrita.

O adulto pode e deve participar na brincadeira, uma vez que o seu envolvimento n�o s� estreita os la�os afetivos com a crian�a como tamb�m aumenta o seu n�vel de interesse e motiva��o. Na intera��o, o adulto tem oportunidade de conter e ajudar a crian�a na elabora��o das inquieta��es que surgirem durante a brincadeira, bem como enriquecer e estimular a imagina��o da crian�a, despertando-lhe ideias e questionando-a para a descoberta de solu��es.

Citando Winnicott (1975) "a brincadeira � universal e � pr�pria da sa�de: o brincar facilita o crescer, logo a sa�de".

Por isso, sempre que lhe seja poss�vel, brinque muito com o seu filho e conceda-lhe uma boa parte do dia para ele brincar! Dessa forma, estar� a promover o seu crescimento feliz e saud�vel!

https://www.facebook.com/ClaraMente.Psi

https://www.linkedin.com/in/claramentepsi

http://claramente-psi.blogspot.pt/

Joana Val�rio

Qual a importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo da criança?

| www.claramente.pt

Joana Val�rio � Psic�loga, Membro Efetivo da Ordem dos Psic�logos e especialista em Psicologia Cl�nica e da Sa�de e Especialista em Psicologia da Educa��o. Possui licenciatura e mestrado em Psicologia (�rea de especializa��o de Psicologia Cl�nica) pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Realizou forma��o em Psicoterapia Psicanal�tica pela Associa��o Portuguesa de Psican�lise e Psicoterapia Psicanal�tica e � Formadora Certificada pelo Instituto do Emprego e Forma��o Profissional (IEFP). Desenvolveu atividade cl�nica no Servi�o de Psicologia e na Equipa de Almada (consulta externa e internamento) do Hospital Psiqui�trico Miguel Bombarda, ao n�vel da avalia��o psicol�gica e psicoterapia. Exerceu atividade como formadora e, desde 2012, � t�cnica do Centro de Recursos para a Inclus�o da Cerci, integrada no projeto de parceria com os agrupamentos de escolas locais, onde presta acompanhamento psicol�gico e psicopedag�gico aos alunos referenciados com necessidades educativas especiais. Exerce cl�nica privada e, desde Mar�o de 2016, integra a Equipa da ClaraMente, Servi�os de Psicologia Cl�nica e Psicoterapia, que visa a promo��o da sa�de mental e da qualidade de vida daqueles que a procuram.

mais artigos de Joana Sim�o Val�rio

Qual a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento cognitivo?

Conforme a pesquisa, o jogo e a brincadeira favorecem não só o desenvolvimento motor e psicomotor, como a lateralidade, coordenação motora, autoestima, como também o desenvolvimento cognitivos sendo meios utilizados para melhorar o desenvolvimento integral do aluno que consequentemente beneficiará o processo de ensino- ...

Por que a educação infantil é tão importante para o desenvolvimento das funções cognitivas exemplifique?

Aumento da imaginação e criatividade O desenvolvimento cognitivo favorece os processos mentais e a aquisição de diversos conhecimentos sobre o mundo. Por isso, quando a criança é estimulada do modo correto, ela também tem um aumento expressivo da sua imaginação e da criatividade.

Quais os benefícios do brincar para o desenvolvimento infantil?

A brincadeira permite que a criança desenvolva habilidades básicas, relacionadas ao desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional. Na aprendizagem, ajuda no desenvolvimento da concentração, nas interações sociais, no raciocínio e na coordenação motora.

Porque brincar é importante para o desenvolvimento?

A brincadeira desenvolve as dimensões física, cognitiva e afetiva das crianças. Brincar é mais que sinônimo de diversão. A brincadeira na infância é fundamental para o desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo dos pequenos.