Qual esporte trouxe mais medalhas para o Brasil nas Paralimpíadas?

Qual esporte trouxe mais medalhas para o Brasil nas Paralimpíadas?

Medalhistas de ouro no vôlei masculino na Rio-2016 (Ministério do Esporte)

Já parou para pensar em quais modalidades mais trouxeram medalhas olímpicas para o Brasil?

Provavelmente, seu primeiro pensamento deve ficar entre judô, vela e vôlei.

E, se foi o que pensou, está no caminho certo.

Pois é o vôlei a modalidade em que brasileiros mais vezes subiram ao pódio olímpico.

+ Siga o Esportístico no Instagram
+ Curta a página do Esportístico no Facebook
+ Conheça o canal do Esportístico no YouTube

Foram 23 vezes, desde a primeira conquista, a medalha de prata na Olimpíada de 1984.

É bom enfatizar que essa conta engloba vôlei de quadra e vôlei de praia. Pois são considerados pelo Comitê Olímpico Internacional partes da mesma modalidade, vôlei, em Jogos Olímpicos.

(separadamente, foram 13 medalhas no vôlei de praia e 10 no vôlei de quadra.)

O vôlei também é a modalidade responsável por mais medalhas de ouro: oito. Também foram dez pratas e cinco bronzes.

Colado no vôlei está o judô, com 22 medalhas, desde a primeira com o bronze de Chiaki Ishii em 1972 – quatro ouros, três pratas e 15 bronzes.

Na terceira posição vem a vela: 18 medalhas, sendo sete ouros, três pratas e oito bronzes. A primeira foi um bronze, em 1968, com Burkhard Cordes e Reinaldo Conrad.

Em seguida, aparecem as seguintes modalidades:

Atletismo: 15 medalhas (5 ouros, 3 pratas, 7 bronzes).

Natação (incluindo maratona aquática): 14 medalhas (1 ouro, 4 pratas, 9 bronzes).

Futebol: 8 medalhas (1 ouro, 5 pratas, 2 bronzes).

Basquete: 5 medalhas (1 prata, 4 bronzes).

Boxe: 5 medalhas (1 ouro, 1 prata, 3 bronzes).

Ginástica: 4 medalhas (1 ouro, 2 pratas, 1 bronze).

Tiro: 4 medalhas (1 ouro, 2 pratas, 1 bronze).

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Qual esporte trouxe mais medalhas para o Brasil nas Paralimpíadas?

Mais um dia histórico pro Brasil nas Paralímpiadas de Tóquio! Terceiro dia de competição trouxe mais sete medalhas, sendo cinco ouros, uma prata e um bronze para o país. Com as novas vitórias, o Brasil agora ocupa o sexto lugar no ranking de medalhas. Se liga no que rolou:

Arremesso de peso 

É recorde mundial que fala! Wallace Santos quebrou o recorde do arremesso de peso da classe F55, para atletas cadeirantes, ao conquistar a marca de 12,23m, 16 centímetros a mais do que o recorde anterior. É claro que isso significa uma medalha de ouro mais do que histórica!

Natação

O Brasil conquistou mais uma medalha na natação. Na final dos 50m livre da classe S11, para atletas com deficiência visual, Wendell Belarmino concluiu a prova com 26s03 e subiu ao lugar mais alto do pódio. 

Depois de faturar o ouro nos 100m borboleta, Gabriel Barbosa conquistou a medalha de prata nos 200m livre da classe S14, para atletas com deficiência intelectual. 

Atletismo

Quem também faturou o merecido ouro foi Petrúcio Ferreira, que se tornou bicampeão paralímpico dos 100m classe T47, para atletas com deficiências nos membros superiores. Além de subir no lugar mais alto do pódio, Petrúcio ainda quebrou o recorde ao alcançar a marca de 10s53.

No mesmo pódio, rolou dobradinha brasileira. Washington Júnior ficou em terceiro lugar, depois de ter feito a melhor largada da prova. 

Na prova dos 5.00m classe T11, para cegos, o brasileiro Yeltsin Jacques conquistou o ouro. O atleta se manteve na liderança por boa parte da prova, e faltando 400m pro final, ele foi ultrapassado pelo japonês Kenya Karasawa, mas conseguiu ultrapassá-lo e levou o ouro. 

No salto em distância T11, Silvânia Costa também faturou o ouro e se tornou bicampeã paralímpica depois de alcançar a marca de 5 metros.

Quais os esportes que deram mais medalhas para o Brasil?

Com 24 medalhas, o judô e o voleibol (11 na quadra e 13 na praia) são os esportes que mais medalhas deram para o Brasil, seguido pela vela e pelo atletismo, com 19 medalhas cada. A vela e o voleibol (quadra e praia) são os esportes com mais medalhas de ouro, num total de oito cada um.

Quais esportes o Brasil ganhou medalhas nas Paralimpíadas?

GABRIEL BANDEIRA - NATAÇÃO. ... .
YELTSIN JACQUES - ATLETISMO. ... .
SILVÂNIA COSTA - ATLETISMO. ... .
WENDELL BELARMINO - NATAÇÃO. ... .
PETRÚCIO FERREIRA - ATLETISMO. ... .
WALLACE SANTOS - ATLETISMO. ... .
MARIANA D'ANDREA - HALTEROFILISMO. ... .
ALANA MALDONADO - JUDÔ.

Em qual esporte o Brasil ganhou sua primeira medalha paralímpica?

Coube a Luiz Carlos da Costa a primeira medalha do Brasil na história dos Jogos Paralímpicos. Ele conquistou a prata nos Jogos Paralímpicos de Verão de 1976, e, Toronto na prova do lawn bowls, esporte semelhante à bocha que é jogado na grama.

Quais esportes deram mais medalhas para o Brasil nos Jogos Paralímpicos Brainly?

Explicação: A modalidade em que mais foram conquistadas medalhas pelo Brasil foi o atletismo, com 33 medalhas no total. Na natação, os atletas brasileiros ficaram com 19 medalhas. Na Paralimpíada do Rio, a China ficou em primeiro lugar, com 239 medalhas: 107 de ouro, 81 de prata e 51 de bronze.