Os pais dos irmaos cravinhos

O caso von Richthofen voltou à boca da população após o lançamento dos filmes "A Menina que Matou os Pais" e "O Menino que Matou Meus Pais", no Prime Video, da Amazon Prime, na última sexta-feira (24). Os longas contam as versões de Daniel Cravinhos e Suzane Richthofen, respectivamente, dadas durante o julgamento dos homicídios executados por Daniel e Cristian, seu irmão. O crime contou com a ajuda de Suzane. Mas, afinal, o que aconteceu com os irmãos Cravinhos depois serem condenados a quase 40 anos de prisão?  

>> Quem ficou com a fortuna dos von Richthofen? Veja a resposta dessa e de outras perguntas sobre o caso

>> Com tornozeleira eletrônica, Suzane von Richthofen começa a frequentar faculdade em São Paulo

>> Onde está o irmão de Suzane? Saiba o que aconteceu com Andreas von Richthofen

Namorado de Suzane na época do crime, Daniel Cravinhos era aeromodelista e tinha 21 anos quando cometeu o ato que tirou a vida do casal von Richthofen, em 2002. Após ser julgado, em 2006, ele foi condenado a 39 anos de prisão. Em 2013, ele progrediu para o regime semiaberto e em 2018 para o aberto, no qual ganhou o direito de cumprir o resto da sentença em liberdade.

A liberdade conquistada pelo homem, no entanto, deveria ter sido adquirida em 2017, mas foi adiada depois que ele esteve envolvido em tráfico de produtos restritos a hospitais dentro da penitenciária. Durante o período de detenção, Daniel trabalhou como auxiliar de ajudante geral, o que fez com que sua pena fosse reduzida em dois anos. 

Os pais dos irmaos cravinhos
Daniel Cravinhos atualmente é casado com a biomédica Alyne Bento - REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Em 2014, o ex-namorado de Suzane casou com a biomédica Alyne Bento, filha de uma agente penitenciária. Segundo a Veja, a esposa perdeu depois empregos depois que os patrões descobriram com quem ela é casada. Daniel atualmente tem 40 anos.

  • Suzane Von Richthofen e irmãos Cravinhos receberam dinheiro pelos filmes?
  • Leonardo Bittencourt revela o que ele e Carla Diaz fumavam durante as gravações dos filmes sobre o caso Von Richthofen
  • Filmes do caso von Richthofen: Quem estava falando a verdade e o que a Justiça diz sobre o caso?

Cristian Cravinhos

Durante o julgamento, Cristian Cravinhos foi condenado a 38 anos e 6 meses de prisão. Em 2017, ele conseguir ir para o regime aberto, porém voltou ao presídio do Tremembé, em 2018, após ser acusado de tentar subornar um policial. Com isso, a pena do irmão de Daniel subiu para para 41 anos e 10 meses.

O condenado se envolveu em uma briga em um bar em Sorocaba, em São Paulo, e, ao ser revistado pela polícia, foi encontrada munição de uso restrito em sua posse. Para não ser preso, Cristian ofereceu dinheiro aos policiais. 

Os pais dos irmaos cravinhos
Cristian voltou ser preso em 2018, após tentar subornar policiais - REPRODUÇÃO/RECORD TV

Em 2020, o seu filho, que tinha 3 anos na época do crime, pediu anulação da paternidade, alegando se sentir constrangido toda vez que precisa apresentar seus documentos com o nome do pai. Além disso, o jovem disse nunca ter recebido amparo afetivo ou material por parte de Cristian. O rapaz abriu mão de qualquer pensão ou herança. Atualmente Cristian tem 45 anos.

Os pais dos irmaos cravinhos

Daniel Cravinhos atualmente é casado com a biomédica Alyne Bento - FOTO:REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Os pais dos irmaos cravinhos

Cristian voltou ser preso em 2018, após tentar subornar policiais - FOTO:REPRODUÇÃO/RECORD TV

  Próximo Texto | Índice

Suzane não quer encontro com ex-namorado

ADVOGADA DIZ QUE ELA ESTÁ ARREPENDIDA DA MORTE DOS PAIS E NÃO VAI PROCURAR DANIEL CRAVINHOS, TAMBÉM ACUSADO DOS CRIMES. HOJE, ELA MORA NO INTERIOR

Suzane von Richthofen, 22 anos, não pensa em procurar o ex-namorado Daniel Cravinhos para uma possível reconciliação. Os dois, junto com o irmão do rapaz, Cristian, confessaram a participação na morte dos pais da jovem, Manfred e Marisia Richthofen -mortos em casa, enquanto dormiam, com golpes de cano de ferro-, em outubro de 2002.
"A Suzane está profundamente arrependida por tudo o que aconteceu e foi, na minha opinião, influenciada pelo rapaz [Daniel] a praticar o crime. Dificilmente ela irá procurá-lo", diz a advogada Luzia Helena Sanches.
Na semana passada, durante a libertação dos irmãos Cravinhos -que estavam presos em Iperó (120 km de São Paulo)-, o pai dos acusados, Astrogildo, 61 anos, afirmou que, caso o filho quisesse, o levaria para se encontrar com Suzane. "Não tenho nada contra a Suzane. Absolutamente nada", disse, ao lembrar que carrega uma foto dela na carteira, assim como a dos dois filhos. Essa possibilidade está descartada, segundo a advogada Sanches.
O paradeiro da jovem não é revelado por questões de segurança. De acordo com a advogada, ela está morando com parentes paternos no interior de São Paulo.
Suzane, Daniel e Cristian foram presos pouco tempo depois do crime. Porém, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) concedeu habeas corpus a Suzane, em junho, para que ela aguarde o julgamento em liberdade. Semana passada, o benefício foi estendido aos irmãos Cravinhos
Não há previsão de quando o julgamento irá acontecer.

Amizade

A advogada foi contratada pela avó paterna de Suzane, Margot, para visitar a jovem no Centro de Ressocialização de Rio Claro (175 km de São Paulo), último presídio por onde passou. Na cadeia, Suzane dava aulas de inglês para as presas. A avó não conseguiu autorização da Justiça para receber a visita da neta em casa. Margot morreu antes de Suzane ser solta.
A jovem recebia visitas semanais da advogada no centro de ressocialização de Rio Claro. Com o passar do tempo, nasceu uma amizade que, segundo Sanches, permanece até hoje. "Ela imaginava viver um conto de fadas. Infelizmente, acordou tarde demais", afirma. (FSP)

Próximo Texto: Quadrilha seqüestra família de funcionários para assaltar firma
Índice

O que aconteceu com os pais dos irmãos Cravinhos?

Marísia era psiquiatra. Os dois foram mortos no dia 31 de outubro de 2002 pelos irmãos Daniel e Cristian Cravinhos a mando da filha do casal, Suzane von Richthofen.

Quem são pais de Daniel Cravinhos?

E muito menos pelos envolvidos indiretamente na história, como a própria mãe de Daniel e Cristian, Nadja Quissak Cravinhos de Paula e Silva. Em 2002, quando tudo aconteceu, ela também tentava entender o que teria levado os filhos a cometerem tal ato de crueldade.

Quem é a mãe dos irmãos Cravinhos?

A mãe dos irmãos Daniel e Cristian, assassinos confessos do casal von Richthofen, Nadja Cravinhos, deu um depoimento exclusivo para a revista 'Crescer', da Editora Globo. No depoimento, Nadja afirma que resolveu falar à revista pela vontade de ajudar outros pais.

Como está a mãe dos irmãos Cravinhos?

Atualmente com 37 anos, Suzane cumpre pena na Penitenciária Feminina Santa Maria Eufrásia Pelletier de Tremembé, onde está desde 2006, quando foi julgada e condenada por homicídio triplamente qualificado juntamente com os irmãos Cravinhos. Ela foi condenada a 39 anos e seis meses de detenção.