Onde receber o abono salarial

Os trabalhadores que deixaram de sacar o abono salarial de ano-base de 2019 ou 2020 podem resgatar o dinheiro até o final do ano. Veja como.

Quem deveria ter feito o saque entre julho de 2019 e junho de 2020 pode conseguir o dinheiro. — Foto: Lis Lopes/G1

Os trabalhadores que esqueceram ou preferiram não sacar o abono salarial PIS/Pasep do ano-base de 2019 ainda podem solicitar o dinheiro.

Esse público deveria ter realizado o saque entre julho de 2019 e junho de 2020, mas tem uma nova chance até o fim do ano.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, 481.765 trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial PIS/ Pasep (ano-base 2020). O montante esquecido é de cerca de R$ 400 milhões.

Onde receber o abono salarial

Abono salarial PIS/Pasep: está com dificuldade para consultar? Veja como resolver

Como sacar

Para fazer o saque do valor "esquecido", o trabalhador precisa fazer uma requisição formal de reemissão.

  • presencialmente, com um documento com foto em uma das unidades regionais do Ministério do Trabalho, ou
  • pelo e-mail , colocando no lugar de "uf" a sigla do estado em que o trabalhador reside

Caso a pessoa peça a reemissão, ela terá até dia 29/12 para sacar. E, se não sacar, somente poderá fazê-lo no calendário do próximo ano, pedindo novamente a reemissão.

Quem tem direito ao abono 'esquecido'?

Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias naquele ano.

É preciso que o trabalhador já estivesse inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos naquele ano, e com os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial, conforme categoria da empresa.

O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e é pago na Caixa Econômica Federal. O Pasep é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil.

Como consultar?

Os trabalhadores podem consultar se têm direito ao abono salarial por meio do telefone 158, ou do aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Se o trabalhador já tem o aplicativo, é recomendado que ele faça a atualização.

  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal
  • Ministério do Trabalho
  • PASEP
  • PIS

Newsletter G1Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

O que é?

O Abono Salarial equivale a um salário mínimo e o pagamento é efetuado conforme calendário anual estabelecido pelo CODEFAT.

Pré-Requisitos

  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos; 
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base; 
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Forma de Solicitação

Consulte o calendário (clique no acessar) de pagamento do Abono Salarial e dos Rendimentos do PIS e verifique a data de recebimento pois ela varia de acordo com o mês do seu aniversário.

O pagamento pode ser realizado:

  • por crédito em conta, quando o trabalhador possui conta corrente ou poupança na Caixa;
  • nos caixa eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui utilizando o Cartão do Cidadão;
  • em agência da Caixa , apresentando o número do PIS e um documento de identificação.

Para sacar:

  • quem possui o Cartão Cidadão pode efetuar o saque nos caixa eletrônicos da Caixa, Correspondentes Caixa Aqui e Lotéricas.
  • quem não possui o cartão, deve procurar uma agência da Caixa e apresentar um documento de identificação. Na ocasião, o trabalhador pode aproveitar para solicitar o Cartão Cidadão e cadastrar sua senha.
  • quem possuir conta individual na CAIXA tem o benefício depositado diretamente na conta, caso haja saldo acima de R$ 1 e movimentação.

Documentos Necessários

Documento de identificação com foto. 

Como faço para sacar o abono salarial?

Pagamento do Abono Salarial por crédito pelo CAIXA Tem, em conta poupança social digital, aberta automaticamente pela CAIXA; nos caixas eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes CAIXA Aqui utilizando o Cartão Social e senha; em agência da CAIXA, apresentando um documento oficial de identificação.

Como sacar o abono salarial na lotérica?

Como faço para sacar o Abono Salarial? Com o Cartão Social e senha cadastrada, é possível sacar nos terminais de autoatendimento da CAIXA, nas Lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui.

Como funciona o pagamento do abono salarial?

Com a Lei 13.134/15, o Abono Salarial passou a ter valor proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base em questão. O cálculo do valor do benefício corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento.

Como faço para receber o PIS no CAIXA Tem?

Como sacar o PIS pelo app Caixa Tem Afinal, o pagamento do PIS é feito automaticamente aos que têm o direito. Dessa maneira, o depósito é feito na conta do Caixa Tem, que é a poupança social digital da Caixa, em que são recebidos todos os benefícios (FGTS, Auxílio Brasil ou Bolsa Família, etc).