Onde fica coreia do norte

Coreia do Norte | Mapas Geográficos da Coreia do Norte

A República Popular Democrática da Coreia, abreviada para RPDC ou PRK, e comumente chamada de Coreia do Norte, é um país do leste da Ásia, localizado na metade norte da Península Coreana. Sua capital é Pyongyang, a maior cidade do país tanto por área terrestre quanto por população. O rio Amnok e o rio Tumen formam juntos a fronteira internacional entre a Coreia do Norte e a República Popular da China. Uma pequena parte do rio Tumen também está localizada ao longo da fronteira entre a Coreia do Norte e a Federação Russa, seguindo tecnicamente o talvegue do rio. A Zona Desmilitarizada Coreana serve como limite entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.

A península coreana foi governada pelo Império Coreano desde o final do século XIX até o início do século XX, até ser anexada pelo Império do Japão em 1910. Após a rendição do Japão no final da Segunda Guerra Mundial, o domínio japonês foi trazido a um fim. A península coreana foi dividida em duas zonas ocupadas em 1945, com a metade norte da península ocupada pela União Soviética e a metade sul pelos Estados Unidos. Uma eleição supervisionada pela Organização das Nações Unidas, realizada em 1948, levou à criação de governos coreanos separados para as duas zonas de ocupação, a República Popular Democrática da Coreia, no norte, e a República da Coreia, no sul. Coreia do Norte e Coreia do Sul reivindicam soberania sobre toda a península coreana, o que levou ao início da Guerra da Coreia em 1950. Um compromisso de cessar-fogo, mas os dois países permanecem oficialmente em guerra, já que um tratado de paz formal nunca foi assinado. Ambos os estados foram aceitos nas Nações Unidas em 1991.

A Coreia do Norte é um estado de partido único sob uma frente unida liderada pelo Partido dos Trabalhadores da Coreia (KWP). O governo do país segue a ideologia Juche de autossuficiência, iniciada pelo primeiro presidente do país, Kim Il-sung. Após sua morte, Kim Il-sung foi declarado Presidente Eterno do país. Juche tornou-se a ideologia oficial do Estado, substituindo o marxismo-leninismo, quando o país adotou uma nova constituição em 1972. Com a dissolução da União Soviética em dezembro de 1991, a Coreia do Norte perdeu um importante parceiro comercial e estratégico. Combinado com uma série de desastres naturais, isso levou à fome norte-coreana, que durou de 1994 a 1998 e matou cerca de 800.000 a 3.500.000 pessoas. O líder norte-coreano Kim Jong-Il adotou Songun, ou política "militar-primeiro" para fortalecer o país e seu governo. Em 2009, as referências ao comunismo (Chosŏn'gŭl:) foram sistematicamente removidas da constituição do país e dos documentos legais.

A Coreia do Norte tem sido descrita como uma ditadura totalitária e stalinista, com um culto elaborado de personalidade em torno da família Kim e um dos registros de direitos humanos mais baixos de qualquer país, embora o governo norte-coreano negue isso. Como resultado de seu isolamento e domínio autoritário, às vezes tem sido rotulado de "reino eremita",

Onde fica coreia do norte

Onde fica coreia do norte

Onde fica coreia do norte

Onde fica coreia do norte

Onde fica coreia do norte

Onde fica coreia do norte
Onde fica coreia do norte

Onde fica coreia do norte

Onde fica coreia do norte

www.klimanaturali.org
www.geografiatotal.com.br

Tem pobreza na Coréia do norte?

A pobreza na Coréia foi atribuída à má governança do regime totalitário. Estima-se que 60% da população total da Coreia do Norte vive abaixo da linha da pobreza em 2020.

Porque a Coreia do Norte não se dá com a Coreia do Sul?

Atualmente, a Coreia do Sul e a Coreia do Norte reclamam sua soberania sobre toda a península da Coreia e suas ilhas periféricas. Por trás das suas hostilidades que se presentaram durante a Guerra da Coreia (1950-1953), as duas Coreias firmaram um armistício, mas nunca chegaram a assinar um acordo de paz.

Quais são os países que fazem fronteira com a Coreia do Norte?

Localizada no leste do continente asiático, a Coreia do Norte limita-se com a Coreia do Sul (ao sul), Rússia (a nordeste) e China (a oeste), além de ser banhada pelo oceano Pacífico.

Em que ano a Coreia do Norte está atualmente?

Exemplos.