Onde e quando se originou o handebol?

Vamos começar falando sobre a história do handebol.  Você é fanático por esportes e gosta de saber mais detalhes de cada modalidade? Então, este texto é para você.

Onde e quando se originou o handebol?

Índice

  • 1 Origem do handebol
  • 2 Quem criou o handebol?
    • 2.1 Onde foi criado o handebol?
    • 2.2 Em que ano foi criado o handebol?
  • 3 Como o handebol era praticado no início
  • 4 A versão atual do handebol
  • 5 Curiosidades do handebol
    • 5.1 Handebol de praia
    • 5.2 Handebol no Brasil

Sabe o handebol, aquele esporte jogado com as mãos, muito parecido com o futsal é muito praticado nas escolas de ensino médio? É sobre este esporte que vamos falar neste artigo, mais precisamente sobre a sua história e origem.

Origem do handebol

O handebol é um esporte moderno, criado no início do século XX, especificamente em 1919, na Alemanha. O seu fundador, o alemão Karl Schelenz, era um ex-atleta e professor de educação física. A ideia original de Karl era criar uma versão do futebol tradicional. Onde os jogadores usassem as mãos ao invés dos pés para controlar a bola. Isso explica também o porquê do nome ser em inglês embora seja um esporte nascido na Alemanha.

Onde e quando se originou o handebol?

Como maioria das pessoas sabe, futebol é o nome aportuguesado de Football, no qual Foot é a tradução inglesa para a palavra pé e Ball significa bola, fazendo uma referência à forma como este esporte é praticado. Seguindo exatamente a mesma lógica. Handebol nada mais é do que a versão aportuguesada de Handball, onde Hand é o termo em inglês para mão.

Portanto, como o handebol era a versão do futebol jogado com as mãos. O que o Sr. Schelenz fez foi simplesmente trocar o foot por hand dando nome ao novo esporte, evidenciando completamente a sua intenção.

Quem criou o handebol?

Tal como dissemos no ponto anterior, o fundador do handebol foi o professor alemão de educação física Karl Schelenz. Além disso, Karl não era simplesmente um professor, mas também um ex-atleta de ginástica. Ele tinha apenas 29 anos quando, em busca de um esporte dinâmico e fácil de ser jogado por seus alunos, uniu o popular futebol e o torball, antigo esporte alemão, criando as regras do handebol.

Onde e quando se originou o handebol?

Onde foi criado o handebol?

Embora o nome do handebol seja inglês (Handball, em tradução ao português, Mão Bola), o país de origem é a Alemanha. A adoção de um nome em outro idioma foi uma opção do inventor. Karl Schelenz acreditava que tendo um nome em inglês, o esporte seria mais facilmente popularizado.

Em que ano foi criado o handebol?

As regras básicas do handebol foram publicadas pela primeira vez em 1919, na Alemanha. Seu inventor, o ex-atleta de ginástica e professor alemão Karl Schelenz, tinha apenas 29 anos quando escreveu e divulgou o novo esporte.

Como o handebol era praticado no início

Na história do princípio do handebol, o jogo também era jogado em campo aberto de grama, com dimensões semelhantes ao futebol. Também era disputado por duas equipes de 11 jogadores cada. Nesta perspectiva, parece que a única diferença que o handebol tinha para o seu primo inglês era o fato de ser jogado com as mãos.

Bom, nos primeiros anos desta modalidade, de fato, essa era a única diferença. Com o passar do tempo e o interesse de outras pessoas aumentando, o handebol foi se aperfeiçoando e criando suas próprias regras específicas até se tornar um esporte oficial em 1927 e um esporte olímpico em 1936, estreando nos jogos de Berlim.

A versão atual do handebol

É muito estranho imaginar que um dia o handebol foi jogado em um grande campo de grama a céu aberto por equipes com 11 jogadores. Esta forma de jogar durou até os anos de 1960, quando o esporte foi excluído das olimpíadas.

Onde e quando se originou o handebol?

Foi neste período que as principais regras do handebol sofreram suas importantes alterações, transformando-se no esporte que conhecemos hoje: disputado em uma quadra fechada, parecido ao de futsal e com times formados por 7 pessoas. Posteriormente, o esporte foi reintegrado à categoria olímpica nos jogos de Munique em 1972.

Curiosidades do handebol

Um dos fatos mais interessantes sobre o handebol é que este foi um esporte criado, a princípio, para ser disputado apenas por mulheres. Nesta época, a prática do futebol por mulheres era proibida. Assim, o handebol surgiu como uma estratégia para que elas pudessem competir em um esporte parecido ao futebol. 

A questão é que esta versão fez sucesso e, em pouco tempo, homens começaram a integrar o jogo, criando as modalidades masculina e feminina. Por esse motivo, em todos os seus campeonatos, olimpíadas e apostas em handebol, há sempre a categoria dos homens e das mulheres.

Vamos conhecer outras curiosidades do handebol.

Handebol de praia

A mais nova versão deste esporte é o handebol de praia, disputado em quadra de areia. Esta modalidade foi criada na Itália em 1990 e teve seu primeiro campeonato oficial disputado em 1992 nas praias italianas. As regras do handebol de praia são ligeiramente diferentes da sua variante original. As modificações foram feitas com o objetivo de adaptar o esporte ao tipo de piso (areia) sem perder a dinâmica.

Handebol no Brasil

O futebol foi rapidamente popularizado no Brasil, tornando-se o principal esporte nacional em poucos anos após a sua chegada. Por isso, o nosso país foi um dos principais focos dos disseminadores do handebol fora da Europa. O esporte chegou aqui no princípio dos anos de 1930, porém só foi profissionalizado na década de 1960.

Onde e quando se originou o handebol?

Além de ser um esporte muito divertido tanto de jogar quanto de assistir, o handebol tem uma história interessantíssima. E aí, quer saber quando é a próxima partida de handebol? Então, entre em nosso site agora.

Como se originou o handebol?

A origem do handebol O handebol foi criado no ano de 1919, na Alemanha. Seu fundador foi um atleta e professor de educação física chamado Karl Schelenz (1890 – 1956). Naquele ano, ele e alguns colegas de trabalho decidiram reformular um esporte que era praticado por deficientes visuais, o torball.

Qual é o país da origem do handebol?

O handebol foi criado em 1919 pelo professor de Educação Física Karl Schelenz em Berlim, capital da Alemanha.

O que é handebol como surgiu e quais as principais regras?

O handebol (ou andebol) é um esporte coletivo que envolve passes de bola com as mãos. Praticado entre duas equipes, o nome dessa modalidade esportiva é proveniente da língua inglesa, visto que hand significa “mão”. A bola do handebol é feita de couro e para as equipes masculinas ela possui um diâmetro maior.

Quais são as primeiras regras do handebol?

No começo, o esporte era praticado em um campo gramado e com duas equipes de onze jogadores cada, similar ao futebol de campo. Porém, com o diferencial de ser jogado com as mãos e não com os pés. Aliás, o uso dos pés no handebol é estritamente proibido, exceto para o goleiro.