O que uma criança de 3 anos gosta de brincar?

Quer descobrir atividades para realizar com crianças de 3 anos? Confira estas dicas que vão ajudar no aprendizado com materiais que você tem em casa!

A cada etapa do desenvolvimento infantil é importante pensar em brincadeiras e outras atividades para fazer em casa. Tudo isso ajuda a entreter as crianças e a instigar sua imaginação e criatividade, além de estimular uma série de habilidades, inclusive linguísticas. Você sabe quais atividades para crianças de 3 anos são mais indicadas?

Nessa fase, os pequenos têm uma boa coordenação motora fina, conseguem se expressar e até compreender conceitos simples com números e quantidades. É possível explorar a leitura, atividades que envolvam o uso de massinhas, recortes e dobraduras, música e muito mais.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades de desenvolvimento infantil!

Listamos aqui 6 maneiras de brincar com seu filho de 3 anos, além de exemplos práticos de atividades desenvolvidas pelos especialistas do Kinedu. Confira as dicas que apresentamos a seguir e fique por dentro do assunto!

Atividades para crianças de 3 anos

1. Leitura com a criança

Uma das atividades para fazer com as crianças de 3 anos é a leitura. Como elas gostam de acompanhar as histórias por meio das figuras, a dica é selecionar livros com enredos fáceis e com muitas imagens.

Conte a história, aproveitando o momento para a criança se expressar e fazer perguntas ao longo da trama. Faça entonações de voz diferentes para cada personagem e conquiste a atenção do seu filho.

Ao final, converse sobre o que foi lido, perguntando sobre o que ele mais gostou, qual personagem achou legal e até mesmo o que ele faria se estivesse naquele enredo. Você também pode pedir para ele contar sobre o que ouviu, estimulando sua memória e sua criatividade.

Outra dica é apontar as figuras para que ele descreva o que vê, treinando frases com o uso da terceira pessoa, como “o sapo está dormindo”. Caso ele ainda não fale espontaneamente dessa maneira, você pode ajudá-lo descrevendo outras imagens.

Quando a criança demonstra seus interesses, os pais podem perguntar qual história ela quer ouvir. Montar um cantinho de leitura em casa, com almofadas e uma estante com as obras infantis, também é um convite para que esse momento seja especial.

Sugestão do Kinedu: Personagens da história II

Essa é uma atividade para o desenvolvimento cognitivo e linguístico do seu pequeno. Para ela, selecione uma das histórias preferidas dele e providencie:

  • imagens impressas dos personagens;
  • cartolina;
  • fita adesiva;
  • giz de cera.

Pegue o livro e peça ajuda do seu filho para virar as páginas, incentivando-o a contar com suas próprias palavras o que acontece em cada parte, se ele conseguir se lembrar.

Depois, pegue as imagens impressas e o ajude a colá-las na cartolina, sempre estimulando seu pequeno a identificar os personagens. Por exemplo: “agora vamos colar a imagem do menino?”.

Agora, vem a melhor parte: praticar a pronúncia do “b”. Dê o giz de cera para seu filho e peça para que ele desenhe elementos simples da história ao redor das imagens, como bola e borboleta, pedindo para que repita essas palavras.

Então, pergunte o que os personagens estão fazendo e veja se ele já consegue combinar substantivos e verbos, como “borboleta voando”. Pratique essa atividade enquanto vocês estiverem se divertindo.

2. Atividades de equilíbrio

Que tal propor algumas atividades como desafios para que a criança desenvolva o equilíbrio? Nessa idade, por exemplo, ela já consegue se manter por alguns segundos em um pé só. Muitas já conseguem agachar sem se desequilibrar e dar alguns passos nas pontas dos pés.

Clique AQUI e baixe GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android!

A proposta aqui é dançar com seu filho ao ritmo da música preferida dele. Brincar de estátua, fazendo-o parar na posição em que está quando a canção para de tocar vai estimular o equilíbrio e garantir boas risadas. Pular em um pé só e andar sobre quatro apoios imitando os animais também trabalham essa habilidade.

Sugestão do Kinedu: Marcha à ré I

Essa é uma atividade muito simples e divertida! Diga ao seu filho que vocês vão andar de costas e mostre a ele como se faz. Depois, posicione-se atrás dele e segure suas mãos. Incentive-o a dar passos para trás bem devagar, ficando em um pé só por, pelo menos, dois segundos.

Solte uma de suas mãos, depois a outra, deixando-o andar sozinho. Isso ajudará no desenvolvimento do equilíbrio, além de fortalecer as habilidades sensoriais, já que ele confiará no tato e na audição, mais do que na visão.

3. Destreza com os dedos

Um dos marcos do desenvolvimento para os pequenos de 3 anos é a melhoria da coordenação motora fina. Abuse de materiais artísticos como lápis de cor, tinta, giz de cera, cola, tesoura e papéis coloridos. Não se preocupe tanto com a bagunça, pois a criança ainda está aprendendo a mexer com esses itens.

X

O que uma criança de 3 anos gosta de brincar?

Ajude-a a recortar figuras, mostrando o movimento com a tesoura (sem ponta) e a colá-las em um papel grande, como uma cartolina. Incentive-a a desenhar e pintar, para que ela treine o movimento de segurar o lápis e possa se expressar com a arte.

Brincar de dobradura, criando aviões, barcos ou animais, também é uma atividade que vai agradar os pequenos dessa idade.

Sugestão do Kinedu: Fita e giz de cera III

Para essa atividade, você vai precisar de:

  • cartolina;
  • giz de cera;
  • fita adesiva;
  • adesivos.

Primeiro, deixe seu filho escolher o giz preferido e peça para que ele faça desenhos circulares no papel. Depois, dê pequenas tiras da fita adesiva para que ele cole no papel. Diga para ele escolher outro giz de cera e colorir a folha inteira, passando por cima das fitas.

Depois, peça para que ele retire as fitas, revelando os espaços em branco e o desenho que foi formado. Diga então para ele decorar todo o desenho com os adesivos, deixando-o retirar e colar sozinho. Por último, peça para que ele descreva o desenho, incentivando seu reconhecimento de cores.

4. Aprendizado de cores e formas

Nessa fase do desenvolvimento, as crianças estão aprendendo as cores e as formas, então é interessante fazer atividades que explorem isso. Dá para brincar com massinha e criar formas variadas, explorando diferentes cores, por exemplo.

Outra maneira é pedir para a criança copiar um triângulo, quadrado ou círculo no papel, destacando o nome de cada forma e pedindo para ela colorir com uma cor específica. Quando ela estiver familiarizada com o conceito, é possível ir além, brincando de identificar as formas geométricas encontradas no desenho de uma casinha.

Nessa atividade para crianças de 3 anos, o importante é que os pais comemorem cada conquista de aprendizado com os pequenos e não exijam acertos, pois tudo deve ocorrer de uma maneira bastante lúdica.

Sugestão do Kinedu: Classificando por tamanho II

Essa atividade estimula o desenvolvimento cognitivo. É muito simples: dê três pedaços de massinha de cores diferentes para seu filho e peça para que ele faça bolinhas com cada uma. Depois, mostre como achatá-las para que virem três bases.

Em seguida, entregue canudos de tamanhos diferentes e peça para que ele os coloque nas bases, organizando por tamanho: pequenos, médios e grandes. Assim, ele treinará o reconhecimento de padrões enquanto trabalha a coordenação motora fina e grossa.

5. Atividades de autocuidado

Quando pensamos em atividades para crianças de 3 anos, vale a pena incluir tarefas de autocuidado, para que elas aprendam a cuidar de si e ganhar independência.

É importante que os pais passem a enfatizar essas atividades e a ensiná-las em pequenas etapas, mostrando, por exemplo, o passo a passo para escovar os dentes, tomar banho, pentear o cabelo e se vestir. Esses momentos exigem paciência dos adultos, dando o tempo necessário para que a criança domine essa rotina sem que se sinta pressionada.

Uma dica interessante é levar esse aprendizado para as brincadeiras. Como? Vestindo a boneca ou simulando que está escovando o dente do urso de pelúcia. É o momento para perguntar quais são as etapas de cada rotina e incentivar a criança a fazê-las com seu brinquedo. Isso vai ajudá-la a compreender melhor como executar cada tarefa, sua importância e a ter mais autonomia nessas ações do dia a dia.

Sugestão do Kinedu: Coletando pregadores e adesivos II

Explique para seu filho que ele tem a missão de coletar pregadores e adesivos e que você os esconderá nas roupas dele. Depois, peça para que ele feche os olhos e espalhe os itens nos ombros, nos braços, nas pernas da calça, na parte superior e inferior da camiseta e nos sapatos.

Depois, ele poderá abrir os olhos e coletar todos os adesivos e pregadores. Incentive-o dizendo onde estão, o que estimulará o desenvolvimento da consciência do seu pequeno sobre o próprio corpo e sobre suas roupas. A atividade também o ajudará a ter mais autonomia para se vestir.

6. Atividades com música

Os pequenos gostam de música, e uma das atividades para crianças de 3 anos mais divertidas é justamente cantar. Nessa idade, eles já conseguem se lembrar de letras e melodias. Selecione as canções favoritas do seu filho e faça um dueto com ele, aproveitando esse momento de diversão.

O canto como uma atividade compartilhada vai estimular habilidades sociais e linguísticas, incentivando a criança a se comunicar e a se expressar. Sabemos que uma boa música sempre rende uma dança, então esse vai ser um momento também para mexer o corpo e se divertir em casa.

Sugestão do Kinedu: Esconde-esconde dançando II

Essa atividade é pura diversão! Explique para o seu pequeno como se brinca: enquanto um espera, o outro se esconde. A diferença aqui é que você deixará músicas divertidas tocando. Assim, quem espera pode cantar e dançar.

Reveze os papéis com seu pequeno para que ele possa integrar diferentes perspectivas sobre uma mesma situação: isso é importantíssimo para o desenvolvimento cognitivo e social, além de estimular as habilidades de resolução de problemas.

Além disso, observe qual é a reação dele quando você se esconde, o que ajudará a avaliar se ele consegue se separar facilmente de você — vale a pena ler sobre a teoria do apego seguro.

Como você viu, é possível fazer várias atividades para crianças de 3 anos com materiais que já temos em casa. E o melhor é que são brincadeiras que proporcionam aprendizado e desenvolvimento de habilidades. Ah, e lembre-se de que o app Kinedu traz descrições bem detalhadas e vídeos mostrando como aplicar essas e muitas outras atividades.

Quer ficar por dentro de atividades para cada fase de desenvolvimento do seu filho? Baixe GRÁTIS o Kinedu e explore +1.800 brincadeiras!

  1. Confira 14 atividades cognitivas para bebês e crianças!
  2. Música para bebê: entenda os benefícios para o desenvolvimento da criança
  3. Teoria do apego: 7 dicas para os pais
  4. Por que a rotina do bebê é tão importante?

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

E-mail *

Data de nascimento do bebê *

Enviar

Artigos relacionados

O que uma criança de 3 anos gosta de brincar?

O bilinguismo e o cérebro

Kinedu 16 set 2022

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

O que uma criança de 3 anos gosta de brincar?

5 curiosidades sobre bebês que você não sabia!

Kinedu 16 set 2022

Você já deve ter notado que seu bebê consegue fazer muitas coisas incríveis mesmo com poucos meses ou anos de

O que uma criança de 3 anos gosta de brincar?

Estimulando a área visual do cérebro: natureza e criação

Kinedu 15 set 2022

A visão se tornará a lente através da qual seu bebê perceberá e aprenderá sobre as várias propriedades do mundo.

O que a criança de 3 anos gosta de brincar?

Incluímos sugestões de brinquedos como blocos de montar coloridos, tendas com túnel para se aventurar e brinquedos com rodas para empurrar e andar, todos são ótimos presentes para crianças de 3 anos.

O que fazer para divertir uma criança de 3 anos?

Brincar: uma simples brincadeira estimula muito bebês e crianças..
Livros para você contar histórias – Brinque Book (um livro novo por semana).
Músicas para embalar suas brincadeiras com a criança – Tiquequê.

Qual a melhor atividade para criança de 3 anos?

Atividades para crianças de 3 anos para você se inspirar.
Leitura. A leitura é sempre uma excelente atividade para ser realizada com as crianças. ... .
Dança. A dança é uma excelente atividade infantil para 3 anos que estimula o ritmo e o equilíbrio do pequeno! ... .
Atividades manuais. ... .
Cores e formas. ... .
Autocuidado..

Que tipo de brinquedo dar para criança de 3 anos?

Boneco..
Boneca..
Cachorro de Brinquedo..
Boliche Infantil..
Carro de Brinquedo..
Carrinho de Boneca..
Cozinha de Brinquedo..
Casinha Infantil..