Qual foi a primeira Escola de Serviço Social no Brasil quando e onde surgiu

Qual foi a primeira Escola de Serviço Social no Brasil quando e onde surgiu

  • Home

  • Combo já passei 2

  • Direito Constitucional INSS

  • Fundamentos Históricos e Metodologicos2

  • Termos de uso

  • Blog

  • Política de Privacidade

  • COMBO Promocional

  • Mais

    • Todos posts

    Search

    We Couldn’t Find This Page

    Check out some of the other great posts in this blog.

    See More Posts

    257 palavras 2 páginas

    Primeiras escolas de serviço social na América Latina:

    A primeira escola da América Latina foi criada em Santiago no Chile em 1925, pelo Médico Alejandro Del Rio. Em seguida foram criadas outras escolas em todo território latino-americano:ARGENTINA 1930; MÉXICO 1930; PORTO RICO 1934; COLÔMBIA 1936 ;BRASIL 1937 ;URUGUAI 1937 ;PARAGUAI 1939 ;PERÚ 1939 ;VENEZUELA 1940 ;COSTA RICA 1942 ;CUBA 1943 ;EQUADOR 1945 ;BOLÍVIA 1946 ;PANAMÁ 1947 ;GUATEMALA 1949 ;EL SALVADOR 1953 ;HONDURAS 1957 ;HAITI 1959 ;NICARÁGUA 1961.

    Já nos EUA a primeira escola de serviço social foi criada em 1899 no século XIX, na cidade de Nova York.

    No Brasil, o Serviço Social foi primeiramente implantado em São Paulo, em1936; depois, no Rio de Janeiro, em 1938.

    Em 1899, foi criada a primeira escola europeia em Amsterdã, Holanda. Alice Salomon iniciou em Berlim cursos para agentes sociais, que acabaram por dar origem à primeira escola alemã em 1908.

    Em 1908, foi fundada na Inglaterra a primeira escola de Serviço Social, em Paris foram abertas duas escolas uma em 1911 de orientação católica e outra em 1913 de orientação protestante.

    O Serviço Social era considerado como uma sub-profissão da medicina, pois auxiliava os médicos no atendimento aos pacientes. O Serviço Social se resumia em fazer bem ao próximo por amor a Deus, a partir de práticas imediatistas e assistencialistas.Depois da 2° Guerra Mundial o serviço social já se fazia presente em quase todos os países americanos, europeus e até nos países latino-americanos e eram exercidos tanto em entidades particulares quanto para


    Relacionados

    • Primeiras escolas de serviço social

      1100 palavras | 5 páginas

      Católica e a Formação das Primeiras Escolas de Serviço Social na América Latina RIO DE JANEIRO 2012 Trabalho de Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I Professora Emanuela AS PRIMEIRAS ESCOLAS DE SERVIÇO SOCIAL O serviço social teve início nos países europeus, em especial nos países de religião católica surgiu como uma consequência do atendimento religioso aos pobres e enfermos por razões caritativas. Na qualificação desses agentes sociais leigos da igreja católica….

    • as primeiras escolas de serviço social

      530 palavras | 3 páginas

      Escolas de serviço social O presente trabalho visa abordar o contexto socioeconômico de criação e desenvolvimento das primeiras escolas de Serviço Social na América Latina, bem como alguns atores importantes nesses acontecimentos. Destaca-se que as primeiras escolas surgiram no Chile e Brasil e posteriormente em outros países próximos. Originadas, em especial, no seio da igreja católica, foram frutos do contexto de desenvolvimento industrial de ampliação das refrações da questão social nos países….

    • Primeiras escolas do serviço social

      2841 palavras | 12 páginas

      AS PRIMEIRAS ESCOLAS DE SERVIÇO SOCIAL A IGREJA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DAS ESCOLAS NA AMERICA LATINA Castro. Manuel Manrique. Formação profissional e Igreja no Chile: o caso das primeiras escolas. In ___A Igreja católica e a formação das primeiras escolas do serviço social na América Latina. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2008. p. 68-130. RESUMO 1.2 A Copiuniver- Av. Seridó, 455- caicó- RN Retornando à Escola Elvira Matte de Cruchaga, o seu escritório central, criado em 1936, classifica….

    • As primeiras escolas de Serviço Social no Brasil

      5587 palavras | 23 páginas

      Compreender a gênese do Serviço Social não é tarefa fácil, uma vez que, mesmo sendo um curso novo no Brasil, passou por um grande processo de transformação e adequação à realidade social brasileira, tendo que quebrar o paradigma do Serviço Social tradicional e partir para um Serviço Social inovador e voltado para a teoria materialista histórica de Karl Marx. Para que haja essa compreensão, faz necessária uma volta ao passado, desde a criação das primeiras Escolas de Serviço Social no Brasil, dando destaque….

    • Aparecimento primeiras escolas servico social

      1253 palavras | 6 páginas

      Aparecimento das primeiras Escolas Serviço social Os primórdios nesta área aparecem ligados a um pedagogo, Dr. Faria Vasconcelos, Albicastrense, que elabora alguns estudos nesta área. Nesta altura, anos vinte, chamou a atenção por exemplo de quem trabalhava nos tribunais de menores deveriam ter uma formação especialmente na área de serviço social. Verificou-se um desenvolvimento na formação de técnicos para fazerem ligação entre a comunidade e as instituições. Em 1925 fundou-se o Instituto de….

    • Pioneiros e as primeiras escolas de serviço social

      2167 palavras | 9 páginas

      Gestão Estratégica na Administração Pública A área pública tem sido colocada em xeque pela sociedade com relação às respostas que lhes são exigidas. O cidadão-usuário demanda padrões de excelência nos serviços oferecidos, exercendo seu direito de cobrar presteza no atendimento aos anseios sociais e no cumprimento da missão das instituições. Além disso, as organizações públicas não puderam crescer em tamanho o suficiente para acompanhar o ritmo do crescimento populacional do país. O incremento da….

    • GRUPOS PIONEIROS E AS PRIMEIRAS ESCOLAS DE SERVIÇO SOCIAL

      1637 palavras | 7 páginas

      de Serviço Social da Faculdade Vasco da Gama , como requisito para obtenção da nota da disciplina FHTMSS I, sob a orientação da Profª Aleíne Ferreira. FACULDADE VASCO DA GAMA FACULDADE DASOCIAL GAMA CURSO DEVASCO SERVIÇO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL 2º SEMESTRE 2ºTURMA SEMESTRE A - NOTURNO TURMA A - NOTURNO ACADÊMICAS: ANA CRISTINA SOUSA ANA CRISTINA HIGINO ANA LUCIA CRUZ ANA PAULA FRANÇA CARLA MONCORVO DALVA SILVA ELENICE DOS SANTOS GRUPOS PIONEIROS E AS PRIMEIRAS ESCOLAS DE SERVIÇO SOCIAL As….

    • Primeiras escolas de serviço social na america latina

      1661 palavras | 7 páginas

      EMERGÊNCIA DO SERVIÇO SOCIAL HISTÓRIA E ESTIMULO O Serviço Social começa a fazer-se científico quando se arroga o questionamento das relações causais das necessidades com que se defronta, quando se preocupa em conhecer as questões essenciais dos problemas ou fenômenos que aparecem como seu objetivo e intervenção.visando ação social. Através de um profissional preparado, de um método, as estruturas se transformaram. A profissão de Serviço Social – só pode ser entendida no desenvolvimento das relações….

    • Grupos pioneiros e as primeiras escolas de serviço social

      329 palavras | 2 páginas

      A participação do clero no controle direto do operariado industrial remonta do surgimento das primeiras grandes unidades industriais, em fins do século passado (XIX). É viva a presença de religiosos no próprio interior dessas unidades, que muitas vezes possuíam capelas próprias, onde diariamente os trabalhadores eram obrigados a assistir a missa e outras liturgias. No plano sindical, com o apoio patronal, desenvolvem iniciativas assistenciais e organizacionais visando contrapor-se ao sindicalismo….

    • Protoformas do serviço social-grupos pioneiros e as primeiras escolas de serviço social

      11292 palavras | 46 páginas

      RESUMO FINAL P.165 A 345 do livro Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica de Marilda Iamamoto e Raul de Carvalho GRUPO I- PROTOFORMAS DO SERVIÇO SOCIAL-GRUPOS PIONEIROS E AS PRIMEIRAS ESCOLAS DE SERVIÇO SOCIAL O Clero controlava o operariado industrial levando ao surgimento das primeiras grandes unidades industriais, havia a presença de religiosos que possuíam capelas próprias, onde os trabalhadores eram obrigados diariamente….

    Outros Trabalhos Populares

    Qual foi a primeira Escola de Serviço Social no Brasil?

    Nesse contexto, em 1936 surge a primeira Escola de Serviço Social, conhecido como Centro de Estudos e Ação Social que logo após será integrada com a PUC de São Paulo.

    Onde e quando surgiu a primeira escola de Serviço Social?

    A primeira escola de Serviço Social do mundo surge em Amstardã, em 1899. Para resolver a questão do disciplinamento do tempo do operário, as Ligas das Senhoras Ca- tólicas em São Paulo, e a Associação das Senhoras Brasileiras no Rio de Janeiro, vão ficar responsáveis pela educação dos trabalhadores.

    Quando foi datada a primeira Escola de Serviço Social no Brasil?

    “Em 1936 surgia a primeira Escola de Serviço Social no Brasil, uma iniciativa vinculada à Igreja Católica cuja intenção era 'reduzir' as expressões da questão social e disciplinar a força de trabalho”, conta Maurílio. De lá para cá, a profissão passou por diversas transformações.

    Qual foi a segunda Escola de Serviço Social no Brasil?

    Em 1937, foi fundada a segunda Escola de Serviço Social na PUC do Rio de Janeiro, e em 1940, a terceira no Recife. A perspectiva de ação para o Serviço Social, nesse primeiro momento, é bem delimitada.