O que significa os grilhões que nos forjava da perfídia astuto ardil?

O que significa os grilhões que nos forjava da perfídia astuto ardil?

Hoje,  7 de  setembro,  é  o dia  em que se  comemora  a Independência do Brasil. Poucos  se  lembram, mas  a  letra  do  Hino  da Independência  tem  letra de  Evaristo da  Veiga  e  música  do Imperador  D.Pedro I.  A música foi composta  por   D.Pedro  em  1821, mas  apenas  em   1822 Evaristo  da  Veiga escreveu a   letra que  conhecemos  hoje.

HINO DA INDEPENDÊNCIA

Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá… temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil…
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá… temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá… temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá… temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Para entender  a  letra do Hino:

A  letra  do  Hino da  Independência  foi escrita por  Evaristo da Veiga  em  1822, tendo  por  base  uma  composição musical feita  por  D. Pedro  I.  Ao  usarmos a  expressão  “hino”, estamos  nos  referindo a  uma  composição musical  criada com o objetivo  de  exaltar a  pátria, uma cidade, um  time de futebol e  seus  momentos  mais  importantes.  Evaristo compôs  um hino para  exaltar  a  independência  política do  Brasil em relação a  Portugal.

Na  letra deste  hino, lê-se  um trecho semelhante  ao  Hino Nacional :

Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.

e  no  Hino  Nacional:

Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

Glossário:

1. grilhões –  algemas, prisão

2. perfídia –  deslealdade

3. astuto – astucioso, que  é  hábil em enganar

4. ardil – artimanha

5. ímpias –  sem  fé, incrédulo; impiedoso

6. falanges – tropas

7. garbo – elegância, distinção

8. varonil – próprio do  varão;  forte,  rijo;  respeitável

 

Se não conseguir  visualizar o player, clique AQUI.

Atualizado em 22/07/2016.

O que significa os grilhões que nos forjava da perfídia astuto ardil?

Qual o significado do Hino da Independência do Brasil?

O Hino da Independência é uma canção patriótica oficial comemorando a declaração da independência do Brasil, composta em 1822 por Dom Pedro I. A letra foi escrita pelo poeta Evaristo da Veiga.

Quem é mãe gentil no Hino da Independência?

Filhos da pátria, já podeis ver a mãe gentil contente (no caso, a mãe é o Brasil e os filhos são os brasileiros), pois a liberdade já raiou (nasceu) no horizonte do Brasil (ou seja, já se vislumbra a possibilidade de o Brasil ser um país livre).

O que o Hino da Independência do Brasil exalta e retrata nos versos?

Hino exalta a aspiração de liberdade e retrata um momento decisivo na política do Brasil.

O que quer dizer os grilhões que nos forjava?

O Hino verso a verso Os grilhões que nos forjava Da perfídia astuto ardil... Grilhões são algemas, correntes que prendem, prisão. Forjar é inventar, falsificar. Perfídia significa deslealdade, traição.

O que significa Já podeis da pátria filhos?

Vamos lá: "Já podeis, da pátria filhos, / Ver contente a mãe gentil / raiou a liberdade / No Horizonte do Brasil". ... Na ordem direta, o trecho "da pátria filhos" passa a "filhos da pátria", expressão que funciona como vocativo (termo que representa o ser ao qual o emissor se dirige).

Qual é a letra do Hino da Independência do Brasil?

Brava Gente Brasileira Longe vá, temor servil; Ou ficar a Pátria livre, Ou morrer pelo Brasil. Ou ficar a Pátria livre, Ou morrer pelo Brasil.

Quem foi o autor da melodia e da letra do Hino da Independência do Brasil?

Pedro I Na comissão estava o maestro Heitor Villa-Lobos, que foi o responsável em definir o Hino da Independência com a melodia feita pelo imperador D. Pedro I e letra de Evaristo da Veiga.

O que significa Já podeis da pátria filhos Ver contente a mãe gentil Já raiou a liberdade no horizonte do Brasil?

Vamos lá: "Já podeis, da pátria filhos, / Ver contente a mãe gentil / Já raiou a liberdade / No Horizonte do Brasil". ... Na ordem direta, o trecho "da pátria filhos" passa a "filhos da pátria", expressão que funciona como vocativo (termo que representa o ser ao qual o emissor se dirige).

O que você entende da parte Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil?

Longe vá temor servil, ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil”. Andrade explica que o recorte simboliza que o medo até então presente na sociedade se afastava do país, pois o Brasil já estava livre e o brasileiro morreria para garantir a condição na qual a pátria vivia no fim do século XIX.

O que é ímpias falanges?

As “ímpias falanges” são as tropas inimigas que estão prestes a enfrentar as forças brasileiras, mas o moral dos nossos guerreiros não deve ser abatido, pois “Vossos peitos, vossos braços/ São muralhas do Brasil.”

Qual o nome do hino da Independência do Brasil?

  • Ao ser composto, o Hino da Independência do Brasil não tinha este nome. Nem sua música era a mesma que hoje é cantada nas comemorações da semana da pátria. O hino que homenageia nossa separação de Portugal tem uma história interessante, que vale a pena ser conhecida.

Quando foi executado o hino da independência?

  • No ano de 1922, data que marcava a comemoração do centenário da independência, o hino foi novamente executado com a melodia criada pelo maestro Marcos Antônio.

Quando foi escrito o hino nacional brasileiro?

  • Vamos ressaltar, então, que são hinos distintos: a letra do Hino Nacional Brasileiro é de 1909, enquanto a do Hino da Independência foi escrita por Evaristo Veiga lá em 1822. Quando foi escrito, no dia 16 de agosto, ele foi batizado pelo autor como “Hino Constitucionalista Brasiliense”.

Por que o hino da Independência é um símbolo de patriotismo?

  • Considerado como um símbolo de patriotismo, o Hino da Independência foi escrito por Evaristo da Veiga em 1822 e simboliza a separação entre Brasil e Portugal. História. Por Renato Soares Publicado em . O Hino da Independência do Brasil é considerado um símbolo de patriotismo nacional.

O que quer dizer os grilhões que nos forjava?

Observe outro trecho: “Os grilhões que nos forjava/Da perfídia astuto ardil…/Houve mão mais poderosa:/Zombou deles o Brasil” Houve uma mão mais poderosa (a vontade do povo) que zombou (riu, desfez-se de) dos grilhões (das amarras) de uma perfídia (astuto ardil, ou seja, uma traição bem arquitetada).

O que significa a palavra grilhões no Hino da Independência?

Grilhões — correntes de metal, algemas; Perfídia — deslealdade; Ardil — que usa de astúcia, sagacidade.

O que significa não temais Impias falanges?

Resposta: Ímpias falanges que apresentam face hostil são as tropas brasileiras que estavam descrentes sobre sua luta. O escritor faz um apelo nesse verso, pedindo que elas não temam, que acreditem em sua força, porque elas são os muros que protegem o Brasil do inimigo.

O que quer dizer Longe vá temor servil?

Ou seja, o Brasil servia aos interesses de Portugal, por isso quando se diz "Longe vá" o autor do hino quer que a servidão do Brasil jamais volte, e "temor servil" se refere ao medo da possibilidade de servir a outro país e deixar de lado a independência já conquistada.