Escreva nos quadros do esquema a seguir os nomes das mudanças de estado

1) Observe o esquema abaixo, referente às mudanças de estado físico da água.

Escreva nos quadros do esquema a seguir os nomes das mudanças de estado

Identifique as mudanças indicadas pelas setas 1, 2, 3, 4.

1_____________________________________________

2_____________________________________________

3_____________________________________________

4_____________________________________________

2) Identifique as mudanças de estado físico que ocorrem nas seguintes situações abaixo.
A) água da torneira no congelador.

B) vapor de água subindo e formando nuvens.

C) picolé derretendo

D) roupa molhada estendida secando no varal

3) Durante a noite, principalmente em noites frias, o vapor de água do ar entra em contato com superfícies frias, como as folhas das árvores, as pétalas de flores, a lataria e os vidros dos automóveis. e outros. Então, ali, o vapor de água sofre ( A ) e forma gotículas de água líquida chamada de orvalho. A mudança de estado físico que substitui a letra A é:
A) solidificação.

B) sublimação.

C) condensação.

D) fusão.

4) O estado físico da água e de qualquer outra substância depende da organização de suas moléculas e de seus átomos. No estado sólido, as moléculas de água;

A) estão fortemente ligadas entre si;

B) não ficam tão próximas entre si;

C) movimentam-se intensamente;

D) movimentam-se totalmente desordenadas, chocando-se;

5) O estado físico da água e de qualquer outra substância depende da organização de suas moléculas e de seus átomos. No estado liquido, as moléculas de água:

A) apresentam grande distâncias umas das outras;

B) vibram em posições fixas;

C) movimentam-se deslizando umas sobre as outras;

D) estão fortemente ligadas entre si;

6) De que forma as plantas e os animais participam do ciclo da água na natureza?

Para saber mais veja os vídeos:

Veremos neste texto como é construído um gráfico de mudança de estado físico para qualquer substância pura, como interpretar esse tipo de diagrama e como o gráfico das misturas é representado.

Para tal, vamos considerar o exemplo da água. Imagine que pegamos um copo com gelo em uma temperatura de – 10 ºC e iniciamos um processo de aquecimento, sob pressão de 1 atm. À medida que a temperatura for aumentando, passando de -10 ºC para -9 ºC, para – 8ºC e assim sucessivamente, o gelo permanecerá no estado sólido até atingir a temperatura de 0 ºC.

Nesse ponto, ele começa a passar para o estado líquido, ou seja, começa a ocorrer a fusão. A temperatura não continuará aumentando como antes, mas permanecerá constante em 0ºC até que todo o gelo tenha derretido:

Escreva nos quadros do esquema a seguir os nomes das mudanças de estado

Depois da fusão de todo o sólido, a temperatura do sistema continuará a aumentar até atingir a temperatura de 100ºC. Nessa temperatura, a água que estava no estado líquido começará a passar para o estado de vapor, ou seja, ela entrará em ebulição.

Assim como aconteceu no ponto de fusão, no ponto de ebulição, a temperatura também permanecerá constante até que todo o líquido vire vapor. Depois disso, se continuarmos aquecendo o sistema, a temperatura continuará a subir:

Escreva nos quadros do esquema a seguir os nomes das mudanças de estado

Pronto! Esse é o gráfico ou diagrama que representa a mudança de estado físico da água ou a sua curva de aquecimento. Se fosse o processo inverso, teríamos a seguinte curva de resfriamento da água:

Escreva nos quadros do esquema a seguir os nomes das mudanças de estado

Um aspecto muito importante nesses gráficos é que eles são formados dois patamares, ou seja, há dois pontos em que a temperatura permanece constante por um tempo. Isso ocorre sempre na mudança de estado de uma substância pura. A única diferença são os valores dos pontos de fusão e de ebulição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O oxigênio, por exemplo, ao contrário da água, não é líquido, mas gasoso em temperatura ambiente (cerca de 20ºC). Isso acontece porque seu ponto de fusão ao nível do mar é igual a -223,0 ºC e seu ponto de ebulição é de -183,0 ºC. Veja o seu gráfico de mudança de estado físico:

Escreva nos quadros do esquema a seguir os nomes das mudanças de estado

Gráficos de misturas comuns

Se estivermos aquecendo ou resfriando uma mistura, o ponto de fusão e o ponto de ebulição não terão valores determinados e constantes, ou seja, não se formarão os dois patamares observados nos gráficos acima.

As mudanças de estados físicos ocorrerão em faixas de temperatura, e não em um valor fixo. O ponto de fusão, por exemplo, começará em uma dada temperatura e terminará em outra, e o mesmo ocorrerá com o ponto de ebulição, como mostrado no gráfico a seguir:

Escreva nos quadros do esquema a seguir os nomes das mudanças de estado

Duas exceções são as misturas eutética e azeotrópicas. Veja o que acontece com elas:

a) Mistura eutética

A mistura eutética comporta-se como se fosse uma substância pura durante a fusão, ou seja, nesse ponto, a temperatura mantém-se constante do início ao fim da mudança de estado de agregação.

Escreva nos quadros do esquema a seguir os nomes das mudanças de estado

b) Mistura azeotrópica

A mistura azeotrópica comporta-se como uma substância pura durante a ebulição, ou seja, nesse ponto, a temperatura mantém-se constante do início ao fim da mudança de estado de agregação.

Escreva nos quadros do esquema a seguir os nomes das mudanças de estado


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Quais são os nomes das mudanças de estado?

As mudanças de estado físico incluem fusão, vaporização, solidificação, liquefação ou condensação e sublimação. Conforme explanado no texto Estados Físicos da Matéria, os três estados físicos ou de agregação básicos da matéria são sólido, líquido e gasoso.

Como e a mudança de estado?

As mudanças de fase ocorrem quando uma substância perde ou cede energia térmica para o meio externo. As substâncias podem ser encontradas na natureza em três estados físicos, são eles: sólido, líquido e gasoso. Eles também podem ser chamados de fases da matéria ou estados de agregação da matéria.

Qual e o nome da mudança do estado líquido para o gasoso?

Também chamada de liquefação, é o processo inverso à vaporização, logo, corresponde à transição do estado gasoso para o estado líquido. Isso ocorre quando é retirada uma quantidade de calor suficiente para que a substância que está na forma de vapor condense-se.

Qual o nome se dá a mudança do estado sólido para o líquido?

As possíveis mudanças no estado físico ocorrem com a alteração de temperatura e pressão. Veja quais são elas: Fusão: passagem do estado sólido para o estado líquido por meio de aquecimento. Vaporização: passagem do estado líquido para o estado gasoso.