O que significa dizer que a cilindrada de um motor e 250?

Ir para o conteúdo

Torque, cilindrada e potência – entenda a diferença

Antes de comprar uma moto, fique atento a três características básicas: torque, cilindrada e potência. Compreender a diferença entre elas e o que deve ser levado em consideração na hora da escolha é fundamental.

Muitos pilotos novatos quebram a cabeça com o significado desses termos. Mas até mesmo alguns veteranos têm dificuldade para entender a diferença entre torque, cilindrada e potência e o que isso influencia na velocidade e desempenho da motocicleta.

Tudo é relativo

A moto com mais cilindrada nem sempre é a mais potente. Assim como uma moto de grande potência pode não ter o melhor em desempenho.

Mas afinal, o que é importante para a pilotagem? Existem diferenças entre potência, cilindrada e torque e é possível aproveitar a relação entre esses atributos para uma pilotagem mais segura, tanto na cidade como em rodovias.

Entenda e pondere

Cilindrada (cc) é a capacidade cúbica (cm³) de combustível e ar que cabe dentro do cilindro do motor.

Já a potência é medida por cavalos vapor (cv) ou Horse Power (HP) e tem relação com a velocidade final que uma moto atinge.

O torque é a força que a moto possui para a saída e a retomada de velocidade, medida em kgf-m. Esta capacidade de retomada de velocidade (rapidez em retomada de aceleração) é a mais importante para o piloto defensivo, pois a moto terá um poder de saída mais rápido e um poder de ultrapassagens mais seguras. Uma dica preciosa, principalmente para as motos de pequeno porte e cilindrada.

A moto com maior cilindrada é mais rápida ou mais potente?

Comparamos duas motos famosas para você entender a diferença: CB 600 F Hornet, com 600 cc e 102 cv, e Bandit 1250 cc e 98 cv. Se você quiser atingir maior velocidade final, escolha uma Hornet. Se quiser uma melhor retomada de velocidade, ou uma saída de trator, ‘enrugando’ asfalto, escolha a Bandit 1250.

Uma moto de grande potência não oferece, necessariamente, o melhor em desempenho. Um exemplo disso é a Hayabusa com 197 cv, 220 kg a seco e entre eixos de 1,480 mm, em comparação a uma GSX 1000 R, com 185 cv (sem indução de ar), 172 kg a seco e entre eixos 1,415 mm. Sem dúvida, o melhor desempenho é daquela de menor peso, menor entre eixos (curvas mais rápidas e curtas). Ou seja, melhor relação peso/potência, entre outros fatores.

Não pense só em cilindrada

Ao adquirir uma moto, considere como o torque ou a potência poderão lhe ajudar na pilotagem. Não pense somente na velocidade final. Leve em conta a força de retomada de acelerações, pois, mais importante do que ganhar uma corrida é ultrapassar com segurança, ou ter uma saída mais rápida e segura do que um carro que está na sua cola. Em motos de menor cilindrada o que vale é pesquisar o torque que elas oferecem. Nesses casos, a velocidade é o de menos. O importante é garantir segurança no trânsito. A falta de torque nessas motos pode até mesmo provocar a queda de parafusos, fundir motores e soltar escapamentos.

Informação é tudo

Para finalizar, uma boa dica é testar os conhecimentos do vendedor da loja. Pergunte sobre a ficha técnica da moto. Pesquise peso, torque e potência antes de ir à compra. Não se iluda com uma moto de maior potência mas que não tem torque para suportar piloto, garupa e o peso da própria moto. O melhor mesmo é informar-se, questionar e analisar o que a moto lhe oferece em relação ao que você realmente precisa.

Adaptado do blog da Magnetron / Via Diário do Nordeste

Compartilhe!

Postagens Relacionadas

Conteúdo atualizado em 10 de outubro de 2022 por

Entenda o que é cilindrada do motor, termo ligado à capacidade e ao desempenho do motor de um automóvel.

Sabe quando alguém diz que tem um carro 1.0, 1.6 ou 2.0? Essa pessoa está se referindo à capacidade cúbica do motor de um veículo, que ao longo dos anos ganhou uma expressão informal mais fácil de ser assimilada: a cilindrada.

Mas, afinal, o que é isso? O que determina a cilindrada de um motor e que diferença ela faz no desempenho de um automóvel? A gente te conta agora.

Como é feita a queima do combustível dentro do motor?

Primeiramente, é preciso falar brevemente sobre o funcionamento do motor.

Veículos movidos por motores a combustão interna dependem da conversão da queima da mistura de ar e combustível para gerar a energia mecânica que será transferida em forma de movimento às rodas do veículo.

Os motores a combustão interna são construídos com câmaras chamadas de cilindros — elementos que dão nome às cilindradas — , onde ocorre uma faísca gerada pela vela de ignição, que provoca a queima da mistura de ar e combustível.

O que significa dizer que a cilindrada de um motor e 250?

Essa explosão resulta no movimento dos pistões, que são ligados pelas bielas a um eixo conhecido como virabrequim.

A energia gerada por esse processo é transmitida ao volante do motor, uma peça conectada à caixa de câmbio (esta tem a função de transmitir, ou não, a força gerada pelo motor às rodas).

Em resumo, a cilindrada corresponde ao volume máximo de mistura ar-combustível que um motor de combustão interna é capaz de queimar a cada ciclo de movimento dos seus pistões para gerar a energia que é transferida às suas rodas para locomover o veículo.

Como é feito o cálculo?

O cálculo é feito de acordo com o diâmetro e o curso de cada pistão, geralmente medidos em milímetros. O resultado dessa expressão matemática define o volume que cada cilindro comporta quando seus pistões estão no ponto mais baixo do movimento de sobe e desce.

Depois, soma-se a capacidade volumétrica de cada cilindro para se chegar ao deslocamento total do motor, a popular “cilindrada”. 

volume cilindro 1 + volume cilindro 2 + … = cilindrada

Essa soma pode ser representada em litros ou centímetros cúbicos. Por exemplo, quando se fala em “motor 1.0”, é uma simplificação de um motor que também pode ser chamado de “1.000” (referente a 1.000 cm³) ou “motor de 1 litro”.

No caso de um 1.6, estamos falando de um motor com aproximadamente 1.600 cm³ ou 1,6 litro de capacidade cúbica. No de um 2.0, 2.000 cm³ ou 2 litros, e assim por diante.

E aí, já deu para entender o que é cilindrada do motor? Se ainda não, se liga que vamos dar alguns exemplos para ficar mais claro.

Exemplificando o cálculo

Para entender melhor o cálculo, peguemos um motor 1.0 de quatro cilindros, portanto com 1.000 cm³ ou 1 litro de capacidade. Ele possui um volume aproximado de 250 ml ou 250 cm³ por cilindro.

 250 ml + 250 ml + 250 ml + 250 ml = 1000 ml = 1 litro

No caso dos cada vez mais populares motores 1.0 de três cilindros, são 333 ml ou cm³ de mistura ar/combustível por cilindro, perfazendo o total de 999 cm³ ou ml.

333 ml + 333 ml + 333 ml = 999 ml = aproximadamente 1 litro

Qual é a diferença entre a cilindrada de carros e motos?

Nos carros, o volume do motor costuma ser divulgado na forma simplificada de “1.0”, “1.6” ou “2.0”, como já explicamos.

Já entre as motos e ciclomotores, costuma-se falar em 50, 150, 250, 500, 600, 750 ou 1.000 cilindradas, designando a capacidade cúbica mais exata em ml ou cm³.

A cilindrada interfere na potência do motor?

Sim. Se um motor 1.0 (1.000 cc) queima 1 litro de ar/combustível a cada ciclo de movimento dos pistões, um propulsor 2.0 (2.000 cc) queimará o dobro dessa mistura. Assim, motores com maior capacidade cúbica terão mais potência e torque, mas também consumirão mais combustível.

No entanto, há outros fatores que influenciam na potência e no desempenho de um motor: tipo de construção (em linha, em V, boxer…), ciclo de queima (Otto, Atkinson, Diesel), tipo de combustível utilizado e, mais recentemente, a presença ou não de injeção direta de combustível e/ou sobrealimentação com turbo.

Qual é a cilindrada ideal para o meu carro?

Depende. A escolha de um carro pela capacidade cúbica do motor deve considerar o tipo de utilização do veículo e o quanto você está disposto a gastar com combustível.

Se você for usar o automóvel a maior parte do tempo na cidade, veículos equipados com motores de menor cilindrada, mesmo sem turbo, serão mais econômicos e atenderão a sua necessidade.

Caso você precise viajar com frequência, considere escolher um carro com motor maior e mais potente, ou ainda um com motor turbo, para ter mais desempenho e elasticidade à sua disposição.

Agora que você já sabe o que é cilindrada do motor, poderá escolher o seu próximo carro de acordo com o que será melhor para você e sua família! Seja qual for a sua preferência, se você busca qualidade e procedência, conte com a Localiza Seminovos!

O que significa a cilindrada do motor?

Detalhando um pouco mais: a cilindrada do motor corresponde ao volume da mistura combustível + ar em litros que o motor é capaz de queimar a cada movimento dos seus pistões. Essa é uma informação utilizada pelas fábricas para denominar o escalonamento de seus motores como 1.0, 1.6 e assim por diante.

O que significa 200 cilindradas?

Quando se fala em cilindrada de um veículo significa o volume de deslocamento do motor, ou seja, a capacidade em volume da câmara de um pistão, local da onde vem a força do seu carro.

Quanto maior a cilindrada maior a potência?

A moto com mais cilindrada nem sempre é a mais potente. Assim como uma moto de grande potência não significa que tenha o melhor em desempenho.

Quanto mais cilindrada melhor?

se aumentar a cilindrada de um motor, ele ganha mais potência; no entanto, a cilindrada não é o único fator; por isso, outros fatores podem fazer com que um motor com menos cilindrada tenha mais potência do que um com mais cilindrada.