Quando podemos dizer que um corpo está neutro

Para entender o que é carga elétrica, vamos voltar ao conceito de átomo.

Toda matéria é formada por átomos, que são partículas divisíveis e muito pequenas. Esses átomos são, por sua vez, compostos por partículas ainda menores, os elétrons, os prótons e os nêutrons.

Os prótons e os nêutrons ficam concentrados na parte central do átomo chamada núcleo. Já os elétrons ficam na parte externa do átomo, onde giram livremente em torno do átomo numa região chamada eletrosfera.

No átomo em seu estado natural, não existe predominância de cargas elétricas. Isso indica que o número de prótons é igual ao número de elétrons, o que torna o átomo um sistema eletricamente neutro. Mas quando o átomo perde ou ganha elétrons é correto dizer que o corpo está eletrizado.

Corpo eletrizado positivamente – quando perde elétrons.

Corpo eletrizado negativamente – quando ganha ou recebe elétrons.

É importante dizer que um corpo nunca perde ou ganha prótons. Isso porque os prótons estão localizados na parte central, ou seja, no núcleo do átomo.

Quando um corpo tem excesso de elétrons dizemos que ele ganhou elétrons. Mas quando o corpo tem excesso de prótons dizemos que ele perdeu elétrons.

Na natureza, a carga do elétron é a menor carga existente, em razão disso, essa carga foi escolhida como sendo um modelo padrão para as medidas da carga elétrica.

No Sistema Internacional de unidades, a carga elétrica é chamada Coulomb, em homenagem ao físico francês Charles Augustin de Coulomb.

A carga do elétron ou do próton, em módulo, tem valor igual a 1,6.10-19 C.

Geralmente, as cargas elétricas de um corpo são muito pequenas, tornando comum a utilização de submúltiplos.

• mC (milicoulomb) – 1 mC = 10 ¯³ C
• µC (microcoulomb) – 1 µC = 10 ¯6 C
• nC (nanocoulomb) – 1 nC = 10 ¯9 C
• pC (picocoulomb) - 1 pC = 10 ¯12 C

Medida da carga elétrica
A medida da carga elétrica acontece através da quantidade de elétrons ou prótons que a carga possui em excesso.

Quantificação de Carga elétrica
A carga elétrica de um corpo pode ser quantificada. Seu valor será sempre um múltiplo inteiro da carga elementar.
Isso acontece porque, ao ser eletrizado, um corpo recebe ou perde elétrons. Para isso, é usada a seguinte equação matemática:
Q = n.e
Onde:
Q = quantidade de carga elétrica do corpo (C)
n = número de elétrons perdidos ou recebidos (C)
e = carga elementar (1,6.10-19 C)

Pode-se então concluir que a carga elétrica é uma propriedade que se encontra, por natureza, inseparavelmente ligada a determinadas partículas elementares; e que proporciona a estas partículas uma capacidade de interação mútua, de natureza elétrica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A única modificação que um átomo pode sofrer sem que haja reações de alta liberação e/ou absorção de energia é a perda ou ganho de elétrons.

Por isso, um corpo é chamado neutro se ele tiver número igual de prótons e de elétrons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja nula.

Pela mesma analogia podemos definir corpos eletrizados positivamente e negativamente.

Um corpo eletrizado negativamente tem maior número de elétrons do que de prótons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja negativa.

Um corpo eletrizado positivamente tem maior número de prótons do que de elétrons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja positiva.

Fique atento:

É comum haver confusão sobre corpos positivamente carregados, principalmente, já que é plausível de se pensar que para que o corpo tenha carga elétrica positiva ele deva receber carga elétrica positiva, ou seja, ganhar prótons.

Quando na verdade um corpo está positivamente carregado se ele perder elétrons, ficando com menos carga elétrica negativa.

Para que durante os cálculos você não se confunda, lembre que a física vista a nível de ensino médio estuda apenas reações elementares e cotidianas, como o movimento de elétrons. As reações onde as partículas intranucleares (nêutrons e prótons) podem ser modificadas são estudadas na parte da ciência conhecida como Física Nuclear.

Eletrizar um corpo significa basicamente tornar diferente o número de prótons e de elétrons (adicionando ou reduzindo o número de elétrons).

Podemos definir a carga elétrica de um corpo (Q) pela relação:

Quando podemos dizer que um corpo está neutro

Onde:

Q= Carga elétrica, medida em coulomb no SI

n= quantidade de cargas elementares, que é uma grandeza adimensional e têm sempre valor inteiro (n=1, 2, 3, 4 ...)

e= carga elétrica elementar (

Quando podemos dizer que um corpo está neutro
)

A eletrostática é basicamente descrita por dois princípios, o da atração e repulsão de cargas conforme seu sinal (sinais iguais se repelem e sinais contrários se atraem) e a conservação de cargas elétricas, a qual assegura que em um sistema isolado, a soma de todas as cargas existentes será sempre constante, ou seja, não há perdas.

Quando podemos dizer que um corpo está neutro

Quando podemos dizer que um corpo está neutro

Quando podemos dizer que um corpo está neutro

Como referenciar: "Eletrização" em Só Física. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 23/11/2022 às 14:29. Disponível na Internet em http://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/Eletrostatica/eletrizacao.php

O que significa dizer que um átomo eletricamente neutro?

c) Num átomo verifica-se que a quantidade de cargas positivas é exatamente igual ao número de cargas negativas, por isso é um sistema eletricamente neutro, pois não há predominância de nenhum tipo de carga.

Quando é que se diz que um corpo está eletrizado?

Dessa forma, podemos dizer que um corpo está eletrizado quando possui excesso ou falta de elétrons. Se há excesso de elétrons, o corpo está eletrizado negativamente; se há falta de elétrons o corpo está eletrizado positivamente. Quando o corpo possui número de elétrons igual ao número de prótons, ele é dito neutro.

O que significa dizer que um corpo está carregado positivamente?

Corpo eletrizado positivamente Quando um corpo possui uma maior quantidade de cargas positivas, dizemos que perdeu elétrons, e por isso está eletrizado positivamente.