O que se comemora no Dia 18 de maio

Sabe que dia é hoje? Veja abaixo o que se comemora nesta data.

Brasileiro é um povo muito festivo e sempre tem um motivo para festa.
Todos os dias alguém comemora alguma coisa! Seja o aniversário de nascimento ou morte de alguém importante, o dia de uma classe profissional, o dia de um anjo, santo ou outras entidades religiosas.

Aqui você encontra quais são as comemorações do dia de hoje e tem acesso também a todas as comemorações que ocorrem em cada dia do ano.


Comemorações em 18 de Maio

Comemoração
Dia Internacional do Fascínio das Plantas
Dia Internacional dos Museus
Dia Mundial da Vacina Contra a SIDA
Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (UNICEF)
Dia Nacional do Cocktail
Dia Nacional do Petroquímico
Dia da Boa Vontade
Dia das Raças Indígenas da América
Dia de São Félix de Cantalício
Dia de São Leonardo Murialdo
Dia dos Vidreiros

Participe!

Você sabe de alguma comemoração que acontece em 18 de Maio e ela não aparece nesta listagem? Então, entre em contato nos informando que nós faremos a inclusão rapidinho. ;)


18 MAI

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual Infantil


O dia 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00. A  data, escolhida em alusão ao crime ocorrido no Espírito Santo, em 1973, que vitimou a menina Araceli Cabrera Crespo, marca uma conquista na luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.

Segundo dados do Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, lançados em outubro/ 2021, pela UNICEF e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entre os anos de 2017 e 2020, 180 mil crianças e adolescentes sofreram violência sexual no Brasil.

De acordo com a UNICEF, a grande maioria das vítimas de violência sexual, quase 80%, é de meninas, entre elas, as que estão na faixa dos 10 aos 14 anos. Quanto aos meninos, o crime se concentra especialmente entre os 3 e 9 anos de idade. A maioria dos casos de violência sexual contra meninas e meninos ocorre na residência da vítima e para os casos em que há informações sobre a autoria dos crimes, 86% dos autores eram conhecidos.

Disque 100: denuncie e ajude a combater a violência contra crianças e adolescentes

Colabore e denuncie casos de exploração de menores, toda a denúncia é anônima, DISQUE 100, o serviço funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel. 

Outra forma de denunciar é através do Conselho Tutelar. Em Cabreúva o contato pode ser feito pelos telefones: 4409-4408 ou (11) 99649-6726.

Vamos juntos enfrentar o ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Fonte: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

Autoria: Comunicação

Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído pela Lei nº 9.970/2.000,  como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

Fonte: Fundação Abrinq

Neste dia 18 de maio, o MDS convoca a todos/as os/as gestores/as e trabalhadores/as do SUAS a apoiar e divulgar a Flor símbolo da infância, que ao mesmo tempo demonstra a vulnerabilidade infanto-juvenil frente ao abuso e exploração sexual, com a campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e Adolescentes”.

A Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual, bem como o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes convocam toda a sociedade a assumir essa bandeira, utilizando uma flor no dia18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. 

O objetivo da mobilização é convocar toda sociedade brasileira para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes. A ideia é realizar atividades de mobilização da sociedade com foco na prevenção, que envolvam a divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, e do Conselho Tutelar.

O combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes passa por ações de diversas áreas, devido à diversidade de situações nas quais essa prática pode se manifestar nas cidades brasileiras: nesse ano, com especial destaque à Copa do Mundo. Mas acima de tudo é necessário que essa questão seja vista como uma questão de todos/as. Por isso, convocamos a todos/as os/as brasileiros e brasileiras a assumir essa responsabilidade junto ao público infanto-juvenil!!!

 Sobre o 18 de maio:

Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

A semana do 18 de maio contará com ações de mobilização contra a violência sexual em todo os País. Destacam-se as atividades a realizarem-se na capital federal, todas elas contando com a presença do MDS, que marca o compromisso deste Ministério com a Campanha e com as ações de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

No site do Comitê Nacional de Enfretamento à Violência Sexual: http://www.comitenacional.org.br/ e da Secretaria de Direitos Humanos: http://www.sdh.gov.br/nova-campanha-201cmacaquinhos201d-de-enfrentamento-a-violencia-contra-criancas-e-adolescente-entra-no-ar podem ser encontradas as artes da Campanha do 18 de maio.

Acesse o site!!!

O que é celebrado no dia 18 de maio?

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. O fato ficou conhecido como o “Caso Araceli”.

O que fazer para o dia 18 de maio?

No dia 18 de maio devemos sensibilizar, mobilizar e convocar todas as pessoas para que defendam os direitos das nossas crianças e adolescentes. E dando uma maior visibilidade ao tema, conseguiremos proteger as vítimas e fazer com que o agressor (a pessoa que cometeu a violência) seja responsabilizado.