O que são reações exotérmicas e reações endotérmicas de 1 exemplo de cada reação?

502 palavras 3 páginas

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Campus Barra AKXE

LABORATÓRIO DE QUIMICA GERAL

Professora:

Rio de Janeiro - RJ
Abril – 2011
EXPERIMENTO QUALITATIVO: TERMOQUÍMICA I
REAÇÕES EXOTÉRMICAS E ENDOTÉRMICAS

1 – Introdução

A Termodinâmica química, também chamada de Termoquímica, é o ramo da química que estuda o calor envolvido nas reações químicas baseando-se em princípios da termodinâmica.
Ramo da química que estuda a energia associada a uma reação química. O calor de Reação é o calor 'liberado' ou 'absorvido' por uma reação e pode ser medido em joules ou calorias, a unidade aceite pelo SI ( Sistema Internacional de Unidades ) é o Joule. Em outras palavras é o estudo das quantidades de calor liberadas ou absorvidas durante as reações químicas.

Reação Exotérmica: reação química que libera calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos menor que a energia inicial dos reagentes. Disso se conclui que a variação de energia é negativa.
Reação Endotérmica: reação química que absorve calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos maior que a energia inicial dos reagentes. Desta forma a variação de energia é positiva.

2 - Materiais e Métodos

• Capela - exaustão própria • Barrilete – água destilada • Bécher • Espátula • Pipeta • 1 - Ácido Sulfúrico • 2 - Zinco sólido • 2 - Iodo sólido • 3 - Bicarbonato de Sódio • 3 - Acido Clorídrico • 4 – Hidróxido de Bário • 4 – Cloreto de Amônia

3- Procedimento Experimental

No experimento #1 foi adicionado 10ml de água destilada no bécher que, em seguida, foi movido para a capela. Neste momento foi adicionado gradualmente o ácido sulfúrico até o momento onde foi notado o aquecimento do composto, comprovando-se que o processo foi exotérmico.

No experimento #2 utilizou-se um bécher, onde foi colocada uma determinada quantidade de bicarbonato de sódio. O bécher foi movido para a capela e, em seguida, foi adicionado ácido clorídrico no bécher.


Relacionados

  • Reações endotérmicas e exotérmicas

    586 palavras | 3 páginas

    TÍTULO Termoquímica I – Reações endotérmicas e exotérmicas OBJETIVOS Demonstrar a diferença entre as reações da termoquímica I. INTRODUÇÃO Será observado que para cada reação há uma diferente oscilação de energia. No caso da perda de energia (liberação de calor), consideraremos como reação exotérmica. E para o caso de absorção de energia (absorção de calor), consideraremos como reação endotérmica. MATERIAIS E REAGENTES 1. H2SO4 (ácido sulfúrico) concentrado; 2. I2(s) (Iodo); 3. Zn(s)….

  • Reações exotérmicas e endotérmicas

    299 palavras | 2 páginas

    Reações exotérmicas e endotérmicas Reação exotérmica Quando há liberação de calor, o processo é chamado de exotérmico. Esse tipo de reação possui energia negativa, quando a entalpia total é comparada entre os produtos e os reagentes, faz com a que a entalpia seja também negativa mostrando que a liberação de energia (em forma de calor) foi maior. Sendo assim, a temperatura inicial dos reagentes é sempre maior do que a final dos produtos. Veja a fórmula: C(grafita) + O2(g) → CO2(g) + 94,1kcal Na….

  • Reações exotermicas e endotermicas

    1518 palavras | 7 páginas

    O que é uma reação Endotérmica e Exotérmica?Todas as reações químicas e bioquímicas liberam ou absorvem energia do ambiente de alguma forma. Os processos que liberam calor são denominados exotérmicos e nos transmitem sensação de aquecimento. É o caso, por exemplo, das combustões.Reações exotérmicas Ao contrário das reações endotérmicas, as reações exotérmicas possuem um balanço negativo de energia quando se compara a entalpia total dos reagentes com a dos produtos. Assim, a variação entálpica….

  • reações endotérmicas e exotermicas

    274 palavras | 2 páginas

    absorção de calor dizemos que o processo é endotérmico. Reação exotérmica Esse tipo de reação possue energia negativa, quando a entalpia total é comparada entre os produtos e os reagentes, faz com a que a entalpia seja também negativa mostrando que a liberação de energia (em forma de calor) foi maior. Sendo assim, a temperatura inicial dos reagentes é sempre maior do que a final dos produtos. Reação endotérmica Já as reações endotérmicas possuem o balanço energético positivo (se comparado à energia….

  • Reações exotérmicas e endotérmicas

    388 palavras | 2 páginas

    QUMICA GERAL CURSOEngenharia civilTURMA1013DATA10/09/2014GRUPOCamila batista Canalle Nathalia Andrade Pedro Coutinho Nascimento Kamila Velasco.TTULOReaes exotrmicas e endotrmicas.OBJETIVOSO objetivo do experimento realizar reaes exotrmicas e endotrmicas.INTRODUOA termoqumica estuda a liberao e absoro de calor, entre a reao qumica e o meio externo, durante uma transformao qumica. Pode ser exotrmica, que libera calor ou endotrmica, que absorve calor.MATERIAIS E REAGENTES Pera pipetadora Pipeta graduada….

  • Reações endotérmicas e exotermicas

    551 palavras | 3 páginas

    Patrimônio Público: É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. Os bens públicos, segundo à sua destinação divide em três categorias: Bens de uso comum do povo ou de Domínio Público, Bens….

  • Reações endotérmica, exotérmica e calor de reação

    279 palavras | 2 páginas

    Centro Universitário Estácio da Bahia-Estácio FIB Professor: Eduardo dias Disciplina: Introdução ao Cálculo Diferencial Turma: 3002 Aluno (a) Michele Costa De Souza ATIVIDADE ESTRUTURADA 1 Funçoes de primeiro e Segundo grau.função de primeiro grau (1) Um motorista de taxi cobra R$3, 50 de Bandera (valor fixo )mais R$0,70 por quilometro rodado(valor variável).determine o valor a ser pago por uma corrida relativa a um percurso de 18 quilometro. 1 - Função que define….

  • Estudante

    1226 palavras | 5 páginas

    Aula prática: Fenômenos endotérmicos e exotérmicos. 1) INTRODUÇÃO Todas as reações químicas e bioquímicas liberam ou absorvem energia do ambiente de alguma forma. Os processos que liberam calor são denominados exotérmicos e nos transmitem sensação de aquecimento. É o caso, por exemplo, das combustões. Por outro lado, a sensação de frio que sentimos ao sair de um banho, ou quando pegamos um cubo de gelo, está associada a processos endotérmicos. Tais processos - evaporação e fusão da água - absorvem….

  • Identificar uma função de segundo grau, de forma contextualizada.

    706 palavras | 3 páginas

    Introdução 2 Reações Exotérmicas e Endotérmicas. 2 Material 4 Reagentes 4 Experiência 4 Procedimento 4 Objetivo da Experiência 5 Resultados 6 Observações 6 Bibliografia 6 Data: 17/05/2012 Química Geral - 5° Aula Prática Assunto: Reações Exotérmicas e Endotérmicas. Introdução Reações Exotérmicas e Endotérmicas. Quando há liberação de calor, o processo é chamado de exotérmico; e quando há absorção de calor dizemos que o processo é endotérmico. Reação exotérmica Uma reação exotérmica é uma reação….

  • sei la

    908 palavras | 4 páginas

    que estuda as reações sob o ponto de vista energético. A partir deste aspecto, há dois tipos de reações químicas: as endotérmicas e as exotérmicas. As reações endotérmicas são aquelas que ocorrem com absorção de energia. Já as reações exotérmicas são as que liberam energia. Tanto na absorção quanto na liberação de energia, o meio reacional, local onde ocorre a reação, se encarrega doar ou receber a energia. As reações químicas que absorvem ou liberam energia, isto é, as reações endo ou exotérmicas….

Outros Trabalhos Populares

O que é uma reação exotérmica é endotérmica exemplos?

Os processos que liberam calor são denominados exotérmicos e nos transmitem sensação de aquecimento. É o caso, por exemplo, das combustões. Por outro lado, a sensação de frio que sentimos ao sair de um banho, ou quando pegamos um cubo de gelo, está associada a processos endotérmicos.

O que são reações exotérmicas dê exemplos?

Reação Exotérmica é aquela em que há liberação de energia. Nesse processo, a produção de energia somente persiste mediante o fornecimento contínuo de energia. A mudança de estados físicos, nessa ordem: gasoso, líquido e sólido, é um exemplo de reação exotérmica.

O que são reações endotérmicas de 3 exemplos?

As reações ou mudanças de estado físico que absorvem calor são denominadas de processos endotérmicos. Um exemplo de reação endotérmica (o prefixo “endo” significa “para dentro”) é o cozimento de alimentos, no qual é necessário o fornecimento de energia.

O que é uma reação endotérmica cite 2 exemplos?

Uma reação endotérmica é uma reação química cuja energia total (entalpia) dos seus produtos é maior que a de seus reagentes, ou seja, ela absorve energia (na forma de calor). Um exemplo seria a decomposição da bauxita, para obtenção de alumínio.