Quais são as zonas térmicas zonas de iluminação e aquecimento da Terra em que a Austrália está localizada?

Zona térmica é um termo composto por duas palavras: zona, que quer dizer “uma localidade” ou “uma área”, e térmica, que quer dizer “energia proveniente do calor”.

O termo zona térmica é usado para definir as áreas de intensidade de luz que atingem a Terra, assim, o significado de zonas térmicas é dirigido ao conjunto de zonas de luz e calor que o planeta terra recebe em diversas localidades e de forma variada.

Essas zonas também podem ser chamadas de zonas de iluminação.

O que são zonas térmicas:

Zonas térmicas ou zonas de iluminação também podem ser definidas como áreas cuja intensidade recebida de luz e calor emitidas pelo sol chegam à Terra em intensidades variadas, já que o planeta tem um formato de circunferência, fazendo alguns lugares receberem uma intensidade de luz maior do que outros.

Para padronizar e estudar esse evento, foram criadas regiões divididas em cinco zonas térmicas.

As áreas zonas térmicas são divididas em:

Zona polar ártica e Zona polar antártica:

São as zonas próximas aos polos Norte (zona polar ártica) e Sul (zona polar antártica), e se encontram acima dos círculos polares antártico e ártico, que recebem a menor intensidade de raios solares comparado às outras zonas.

São locais sempre com neve, ventos fortes e caracterizados pelo clima polar bastante frio, que normalmente está a baixo de zero graus Celsius e que quando está em tempo de calor só chega até os dez graus Celsius.

Zona temperada do norte:

As zonas nas áreas temperadas recebem uma quantidade de iluminação solar média, ou seja, tem um clima mais leve. A zona temperada do norte está localizada entre o círculo polar ártico e o Trópico de Câncer.

Zona temperada do Sul:

Igual à zona temperada do norte, a zona temperada do sul está na parte moderada de incidência de luz solar, o que faz o clima ameno. Essa zona se encontra entre o círculo polar antártico e o Trópico de Capricórnio.

Zona tropical ou intertropical:

É a zona que passa pela Linha do Equador e se encontra entre o trópico de capricórnio e o Trópico de Câncer. É onde estão as temperaturas mais altas, pois é uma área que recebe uma intensidade muito grande de luz solar.

O significado de Zonas Térmicas está na categoria Geral

Am e Pm | Siglas | Zonas Térmicas | Zoonose Zoologia

A Terra apresenta uma forma geoide, isto é, ela é levemente achatada nos polos. Por isso, dizemos que ela é quase esférica, ou seja, apresenta-se como uma esfera quase perfeita. Essa característica faz com que ela não receba os raios solares da mesma forma em toda a sua extensão norte-sul.

Veja o esquema a seguir:

Quais são as zonas térmicas zonas de iluminação e aquecimento da Terra em que a Austrália está localizada?

Esquema ilustrando os raios solares sobre a Terra

Repare no desenho acima que quanto mais próximos estamos da Linha do Equador (latitudes baixas), maior é a intensidade dos raios solares, pois eles incidem de forma perpendicular sobre o chão nessas áreas. Da mesma forma, quanto mais próximos estamos dos polos do planeta, menores são as intensidades desses raios.

Esse fator, somado aos elementos relacionados com os solstícios e equinócios, resulta na formação de diferentes faixas climáticas sobre a Terra, que são maiores em áreas de latitudes próximas a 0º e menores em áreas polares, com latitudes próximas a 90º e -90º.

No próximo esquema, temos as principais faixas climáticas da Terra, que são as zonas glaciais, as zonas temperadas e a zona intertropical.

Quais são as zonas térmicas zonas de iluminação e aquecimento da Terra em que a Austrália está localizada?

Esquema ilustrando as zonas térmicas da Terra

Zona glacial ártica e antártica: também chamadas de zonas polares, as zonas glaciais apresentam as menores temperaturas do planeta, pois são as que recebem em menor intensidade os raios solares. Graças aos solstícios, durante parte do ano, é totalmente noite nessas áreas, o que contribui para diminuir ainda mais as médias de temperatura. As zonas glaciais abrangem todas as regiões situadas ao norte do Círculo Polar Ártico e ao sul do Círculo Polar Antártico.

Zona temperada norte e sul: as zonas temperadas são onde se percebem mais nitidamente as quatro estações do ano, que se revelam de maneira muito bem definida. Por causa dos solstícios, essas zonas são mais iluminadas durante seis meses e menos iluminadas durante o restante do ano, alternando, assim, o frio e o calor. Essa faixa climática abrange as áreas posicionadas entre os trópicos e os círculos polares.

Zona intertropical: também chamada de zona equatorial, essa faixa climática apresenta as maiores médias de temperatura, com maior efeito do calor e da insolação. A região da Floresta Amazônica, por causa disso, é muito quente, com altíssimas médias de temperatura e evaporação.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Qual o nome das zonas de iluminação e aquecimento da Terra?

As zonas térmicas são as diferentes zonas de intensidade de luz e calor que a Terra recebe do sol. As zonas térmicas ou zonas de iluminação estão divididas em: Zona Polar Ártica, Zona Temperada do Norte, Zona Tropical ou Intertropical, Zona Temperada do Sul e Zona Polar Antártica.

Qual e a zona térmica da Austrália?

Resposta. zona de clima temperado.

Quais são as 3 zonas térmicas do planeta?

Zonas térmicas são definidas pela incidência de luz solar e distribuição de calor sobre a superfície do planeta. A Terra se divide em zonas polares, temperadas e tropicais.

Quais são os nomes das zonas térmicas da Terra?

Para facilitar a classificação dos climas e a sua localização no globo, o homem estabeleceu as zonas térmicas, que são cinco: zonas polares (norte e sul), zonas temperadas (norte e sul) e zona intertropical. Zonas polares: essas se localizam entre os círculos polares (norte e sul) e os pólos (norte e sul).