O que pode ser feito para melhorar a qualidade do ar em seu município?

A atmosfera é uma camada de gases que envolve a Terra, tem cerca de 1000 km de extensão e é composta por diferentes camadas: a troposfera, a estratosfera, a mesosfera, a termosfera, a ionosfera e a exosfera, com diferentes características, nomeadamente de temperatura e pressão.

É constituída por uma mistura de gases a que chamamos Ar: cerca de 78% de azoto, 21% de oxigénio e 1% de outros gases como o árgon, o vapor de água e o dióxido de carbono.

O ar é indispensável à vida. O ser humano consegue passar vários dias sem comer, algumas horas sem beber água, mas poucos minutos sem respirar. O Homem inala em média 14 kg de ar por dia.

As substâncias emitidas para a atmosfera, sejam de fontes de origem natural ou fontes de origem antropogénica, podem ter um maior ou menor impacte na qualidade do ar, de acordo com sua composição química, a sua concentração, as condições meteorológicas e a topografia do local e constituem a poluição do ar.

A qualidade do ar depende da concentração e do tipo de poluentes presentes e é condicionada por dois fatores:

O que pode ser feito para melhorar a qualidade do ar em seu município?

Uma vez emitidos pelas fontes, os poluentes ficam sujeitos às dinâmicas da atmosfera, podendo sofrer reações químicas e físicas, ser transportados pelo vento ou arrastados pela chuva, por exemplo. É a conjunção destas duas variáveis, emissões e meteorologia, que condiciona em cada momento a qualidade do ar de um determinado local.

A poluição atmosférica é um problema ambiental global e um fator de risco significativo para a saúde humana e para o ambiente, sendo os efeitos de uma qualidade do ar pobre diversos e com distintos graus de severidade.

Não obstante as emissões de poluentes atmosféricos terem diminuído substancialmente durante as últimas décadas, conduzindo a uma melhoria da qualidade do ar, as concentrações de poluentes atmosféricos em Portugal permanecem demasiado elevadas e os problemas relacionados com a qualidade do ar persistem em algumas zonas do país.

Continua, portanto, a ser necessário orientar esforços no sentido de reduzir as emissões de poluentes para o ar de modo a garantir uma maior proteção da saúde humana e do ambiente.

Uma vez que a qualidade do ar é uma questão que se coloca a nível local, regional e global, importa que a avaliação seja efetuada com base em métodos e critérios comuns tornando possível a comparação dos resultados de vários locais e regiões, nomeadamente na União Europeia, onde foram definidas regras comunitárias comuns.

É a avaliação da qualidade do ar, designadamente a sua monitorização, que permite adquirir o conhecimento indispensável para que possam ser implementas medidas de gestão adequadas com vista à melhoria dos níveis dos vários poluentes na atmosfera e também assegurar a informação do público.

Está atribuída à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) a responsabilidade de promover e implementar uma política de avaliação e gestão da qualidade do ar ambiente, visando a proteção da saúde pública e a qualidade de vida das populações, nomeadamente assegurando o acompanhamento das matérias relacionadas com a poluição atmosférica com vista ao cumprimento das obrigações europeias e internacionais relevantes. O regime da avaliação e gestão da qualidade do ar ambiente é definido pelo Decreto-Lei n.º 102/2010, de 23 de setembro na sua atual redação.

Das atribuições da APA consta a divulgação de informação e a sensibilização da população para a poluição atmosférica e a qualidade do ar pois todos os cidadãos podem e devem contribuir para melhorar a qualidade do ar através das suas escolhas e comportamentos.

Neste âmbito, em 2019, foi instituído o dia 12 de abril, como Dia Nacional do Ar e foi lançada uma campanha nacional “Por um País com Bom Ar”, com o objetivo de disseminar informação relativa a qualidade do ar e de identificar ações individuais que contribuem para melhorar a qualidade do ar e/ou para reduzir a exposição à poluição, as quais podem ser consultadas no microsite “Por um País com bom ar”, sobretudo nos centros urbanos com maior densidade populacional.

4 minutos para ler

Apesar de não ser visível, o ar que respiramos carrega muitos elementos que podem ser nocivos a curto, médio e longo prazo. Com o aumento de fontes poluentes — automóveis, indústrias e outros —, é cada vez mais necessário realizar um monitoramento da qualidade do ar mais constante.

Quando o oxigênio está impróprio, as mudanças no organismo começam a aparecer e transformam a rotina da população. Entre os sintomas, estão garganta seca, tosse e um ardor na respiração. Porém, alguns grupos sofrem ainda mais as consequências da poluição. São eles: crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios e cardíacos.

Se você ainda não sabe por que monitorar o ar e de quais maneiras isso é feito, acompanhe a leitura para entender melhor sobre o assunto!

Para identificar se o ar está adequado e se não prejudicará a saúde da população e o ecossistema, é realizada a aferição da quantidade de partículas poluentes. Ela é analisada utilizando vários fatores, dentre os quais estão a topografia, a magnitude das emissões na região e as condições meteorológicas no local — o que ajuda a dispersar os componentes.

Há uma série de maneiras de fazer o monitoramento, em que as ferramentas medem o Índice de Qualidade do Ar (AQI) de pontos diversos do globo. A medição é em uma escala que vai de 0 a mais de 300, em que:

  • bom: de 0 a 50;
  • moderada: de 51 a 100;
  • prejudicial para grupos sensíveis: de 101 a 150;
  • prejudicial: de 151 a 200;
  • muito prejudicial: de 201 a 300;
  • perigoso: acima de 300.

Por que é importante fazer a medição?

Os dados coletados têm grande valor para alertar a população de determinada região dos riscos presentes. Dessa maneira, os cuidados devem ser maiores, principalmente quando se trata dos grupos de risco. Uma excelente forma de melhorar o ar em lugares fechados é utilizando purificadores e umidificadores de ar, o que ajuda na diminuição dos impactos da poluição na saúde.

Além disso, fazer a manutenção preventiva do ar-condicionado e dos demais aparelhos é essencial. O filtro retém as impurezas e é ele que impede que a sujeira seja espalhada pelo ambiente, deixando o ar mais limpo e com uma qualidade melhor.

Quais as principais formas de verificação?

Utilização de estações de monitoramento

Captando dados detalhados com tecnologia de ponta, as estações de monitoramento são responsáveis pelas informações sobre as emissões de poluentes na atmosfera. Por serem usadas tecnologias avançadas, elas conseguem examinar com mais precisão os componentes do ar.

Uso de sensores

Basta dar uma rápida pesquisada para encontrar muitos projetos que estão sendo desenvolvidos para monitorar o ar de forma mais prática, sem depender de grandes estações de monitoramento. Esses protótipos não são tão precisos quanto os centros especializados, mas ajudarão para que os habitantes comuns possam ter mais detalhes do ar respirado.

Medição de monóxido de carbono

Gás incolor que pode causar intoxicação quando presente em altos níveis, o monóxido de carbono é emitido por causas naturais e também provocadas pelo homem. A medição desse elemento é essencial e uma das mais importantes para o controle da qualidade do ar.

É necessário ressaltar que se deve ter cuidado com aquecedores e outras fontes de calor, pois eles também liberam monóxido de carbono.

Há novos modelos e métodos avançados nos centros de monitoramento e, até mesmo, técnicas com as quais a população realiza a medição por conta própria.

O avanço tecnológico constante tem apresentado novas maneiras de se fazer o monitoramento da qualidade do ar. Portanto, está ficando cada vez mais fácil identificar os problemas e tomar os devidos cuidados com a saúde.

Esta publicação foi útil? Você quer mais conteúdos como este? Siga-nos nas redes sociais e acompanhe as próximas postagens. Estamos no Facebook, no YouTube, no Twitter e no Instagram.

O que deve ser feito para melhorar a qualidade do ar?

Blog Aeris.
Não tolere fumaça de cigarro. ... .
Troque ou limpe o filtro do seu ar-condicionado a cada três meses. ... .
Invista em mobílias “limpas”. ... .
Mantenha sua casa seca. ... .
Evite carpetes, tapetes, bichos de pelúcia e cortinas. ... .
Fuja de odorizadores de ar. ... .
Escolha produtos de limpeza que não agridam o meio ambiente..

O que podemos fazer para ajudar a diminuir a poluição do ar?

Evitar o uso de agrotóxicos, dando preferência para o controle biológico. Preservação de florestas naturais. Implantação de sistema de transporte coletivo de qualidade. Criação e expansão de áreas verdes nas áreas urbanas, como praças arborizadas, parques ecológicos, jardins, etc.

Como podemos verificar a qualidade de ar nas cidades?

Quais as principais formas de verificação?.
Utilização de estações de monitoramento. Captando dados detalhados com tecnologia de ponta, as estações de monitoramento são responsáveis pelas informações sobre as emissões de poluentes na atmosfera. ... .
Uso de sensores. ... .
Medição de monóxido de carbono..

Quais atitudes podemos realizar em casa para manter o ar com uma qualidade aceitável?

Felizmente, há medidas que você pode tomar para melhorar a qualidade do ar dentro de sua casa..
Melhorar a ventilação. ... .
Tenha plantas em casa. ... .
Eliminar os odores "de maneira ecológica" ... .
Proibir o fumo. ... .
Remover alérgenos..