O projeto de pesquisa é um documento elaborado para nortear o trabalho de investigação

Para a estruturação de um projeto de pesquisa é importante que todos os seus aspectos sejam abordados, pois a maioria dos alunos (pesquisadores) quando defrontam com esse tipo de trabalho científico sentem muita dificuldade, pois são muitos os passos que devem ser seguidos e nem sempre um livro de metodologia científica descreve todas essas etapas. Por este motivo, este texto será dividido em 3 partes.

Atualmente, a maioria dos cursos de graduação está trabalhando com projeto de pesquisa para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em formato de Monografia.

Para a elaboração de um Projeto de Pesquisa é necessário estudos preliminares ou exploratórios sobre dados da realidade e sobre outros estudos e pesquisas realizadas, envolvendo o assunto que se vai desenvolver.

Um PROJETO DE PESQUISA deve responder às seguintes questões:

O que pesquisar"

Por que pesquisar" (Justificativa da escolha do Tema)

Para que pesquisar" (Objetivo Geral e Específicos)

Como Pesquisar" (Metodologia)

Quando Pesquisar" (Cronograma de Execução)

Com que Recursos" (Orçamento)

Pesquisado por quem" (Equipe de trabalho)

FUNÇÕES DO PROJETO DE PESQUISA

1)      Define e planeja para o pesquisador (aluno) o caminho a ser seguido no desenvolvimento do trabalho de pesquisa e reflexão, explicitando as etapas a serem alcançadas e os instrumentos e estratégias a serem utilizados, tanto nos procedimentos lógicos, quanto da seqüência de roteiros e cumprimento de prazos;

2)      Estabelece um canal de diálogo com a comunidade científica;

3)      Esclarece ao orientador o que o pesquisador (aluno) quer fazer, o que torna o processo de orientação mais dinâmico e funcional;

4)      Serve de base para a solicitação de bolsas de estudo ou de financiamento junto às agências de apoio à pesquisa e à pós-graduação;

5)      É exigência para quem quer ingressar em cursos de mestrado e doutorado.

ATIVIDADE DO PROJETO: Divide-se em:

ESCOLHA DO TEMA

DELIMITAÇÃO DO TEMA

PROBLEMA

HIPÓTESE(S)

JUSTIFICATIVA

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

METODOLOGIA

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ESCOLHA DO TEMA

Inicia-se aqui a uma caminhada científica, cujo conteúdo e sucesso dependem bastante deste momento.

É importante salientar que o tema nem sempre será uma escolha pessoal do aluno, pois esse deverá ser de acordo com a grade curricular de cada curso e também da área específica que cada coordenador irá orientar.

Outro aspecto que deve ser observado é o interesse e um prévio conhecimento que o aluno tem pelo tema como também a existência de fonte bibliográfica.

IMPORTÂNCIA OU UTILIDADE DO TEMA

O desenvolvimento do conhecimento é sempre benéfico. Deve estar claro para o pesquisador a relevância de um tema, que possa dirigir-se genericamente a três beneficiários: a sociedade, a ciência, a escola.

RELEVÂNCIA SOCIAL

Um tema tem relevância social quando o desenvolvimento e as conclusões acenam com uma contribuição direta para a sociedade. Isto quer dizer que pode contribuir para responder a uma necessidade social concreta.

RELEVÂNCIA CIENTÍFICA

É característica daquele tema que, se desenvolvido, contribui para melhor esclarecer/ resolver um problema detectado ou previsto no curso de um estudo ou pesquisa científica.

RELEVÂNCIA ACADÊMICA

É característica do tema que, desenvolvido, contribui para o ensino/aprendizado a respeito de uma necessidade/ problema humano.

EXISTÊNCIA DE FONTES

É condição essencial. Relembrando, as fontes possíveis de pesquisa são três: uma bibliográfica a respeito do tema; um campo onde se possa observar; um laboratório onde se possa recriar.

PROBLEMA

Toda pesquisa tem por finalidade buscar a solução de um ou mais problemas. O PROBLEMA é uma dificuldade proposta.

A apresentação da problemática é fundamental ao projeto de pesquisa, pois toda pesquisa visa analisar algum problema (do contrário, o processo de pesquisa não teria sentido). Os assuntos ou temas que se escolhem são necessidades humanas reconhecidas e anunciadas.

Nesta etapa você irá refletir sobre o problema que pretende resolver na pesquisa, se é realmente um problema e se vale a pena tentar encontrar uma solução para ele. A PROBLEMATIZAÇÃO: é a transformação de uma necessidade humana em problema, que por sua vez, define-se como “Necessidade humana, quando pensada”.

HIPÓTESE

Hipótese é caracterizada como uma “verdade provisória”.  É fundamental para qualquer processo de investigação científica, pois consiste no lançamento de uma afirmação a respeito de algo ainda desconhecido, ou pelo menos, não satisfatoriamente conhecido.

Em pesquisas, lança-se uma afirmação a respeito do desconhecido, com base nos conhecimentos que a humanidade construiu e publicou a respeito do tema.

Esta afirmação terá um conteúdo positivo, negativo ou duvidoso, dependendo do conteúdo de conhecimento do pesquisador, ao responder a pergunta. Será, porém, sempre, uma afirmação.

Devem também ser verificáveis, isto é, pode-se desenvolver testes e verificações intelectuais a respeito delas.

Além disso, é a hipótese que imporá diretriz e finalidade a todo o processo posterior de investigação e busca, pois o pesquisador não deve buscar informações ao sabor do acaso, mas com definição de onde quer chegar. Afinal, só encontra algo aquele que sabe o que está procurando.

JUSTIFICATIVA

Justificar é oferecer razão suficiente para que algo tenha acontecido ou aconteça.

A justificativa de um projeto consiste em apresentar motivos bons o bastante para o desenvolvimento de pesquisa a respeito do tema especifico (ou do objeto geral) escolhidos.

O conteúdo de uma justificativa deve contemplar dois aspectos: importância ou RELEVÂNCIA DO TEMA; ABRANGÊNCIA DO ASSUNTO, isto é, o relato do interesse da comunidade humana, especialmente no presente, em relação ao tema que se quer pesquisar.

Um tema pode ter importância social, cientifica ou acadêmica. O desenvolvimento dele pode trazer benefício direto para a sociedade em geral, ou para um grupo social específico, ao resolver ou encaminhar a solução para uma necessidade ali instalada.

Pode também beneficiar de imediato uma ciência, contribuindo com informações para o avanço de determinado estudo científico.

Pode, ainda, beneficiar o processo acadêmico, facilitando ou inovando o ensino-aprendizado de um assunto. Neste espaço, o pesquisador (aluno) apresenta argumentos à importância e à relevância da sua pesquisa.

O que se pretende, enfim, na justificativa, é que o leitor adquira convicção semelhante à do pesquisador: o tema é relevante e abrangente o bastante para merecer uma investigação científica.

OBJETIVOS:

OBJETIVO GERAL

O objeto geral de um projeto de pesquisa científica é sua “Espinha Dorsal”.

Deve expressar claramente aquilo que o pesquisador pretende conseguir com sua investigação.

Não é o que ele “vai fazer” (prevê na metodologia), mas o que pretende conseguir como resultado intelectual final de sua investigação.

São os objetivos de uma pesquisa que delimitam e dirigem os raciocínios a serem desenvolvidos.

Os objetivos informarão para que você está propondo a pesquisa, quais os resultados que pretende alcançar ou qual a contribuição que sua pesquisa irá proporcionar.

O enunciado de objetivos inicia-se por um verbo no infinitivo.

Verbos que podem ser usados tanto para OBJETIVO GERAL quanto para os OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apontar

Classificar

Definir

Descrever

Identificar

Relatar

Compreender

Concluir

Demonstrar

Determinar

Diferenciar

Discutir

Interpretar

Analisar

Comparar

Diferenciar

Examinar

Investigar

Avaliar

Selecionar

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Como se sabe, os problemas intelectuais podem (e devem) ser divididos em tantas partes quantas possíveis ou necessárias para bem resolvê-los.

Por esta razão, o problema expresso como Objetivo Geral será subdividido em tantos Objetivos Específicos quantos necessários para o estudo e solução satisfatória do problema contido no objetivo geral.

O conjunto dos objetivos específicos não deve, por outro lado, extrapolar a atividade proposta pelo objetivo geral.

O trabalho de investigação passará a ser feito em torno dos objetivos específicos propostos, que em torno dos objetivos específicos propostos, que na verdade, são problemas específicos a serem resolvidos.

O que o projeto de pesquisa vai nortear?

O objetivo principal do projeto é estruturar a pesquisa que vai ser realizada. Então, deve constar o tema, o recorte da pesquisa, o problema que você quer responder, os objetivos que você pretende alcançar e a metodologia que será necessária. Ou seja, é um esboço da pesquisa, apenas um planejamento.

O que é necessário para a elaboração de um projeto de pesquisa?

Veja abaixo os elementos básicos que constituem um projeto de pesquisa:.
Resumo (com palavras-chave).
Introdução (tema de pesquisa, objeto de estudo e problema de pesquisa).
Hipóteses..
Objetivos (geral e específicos).
Justificativas..
Procedimentos metodológicos..
Referencial teórico..
Sumário preliminar..

O que é um projecto de investigação científica?

Um projecto de investigação é um procedimento científico destinado a obter informação e formular hipóteses sobre um determinado fenómeno social ou científico. O primeiro passo consiste em expor o problema, com a formulação do fenómeno a investigar.

Quais são as partes principais de um projeto de pesquisa?

Projeto de Pesquisa.
1 – Escolha do tema. Por mais que pareça a parte crucial do trabalho, você não deverá concebê-la como algo natural, necessário. ... .
2 – Problematização (problema) ... .
3 – Justificativa. ... .
4 – Definição dos objetivos. ... .
5 – Hipóteses. ... .
6 – Fundamentação teórica ou revisão de literatura..