O que ocorre com a velocidade da fotossíntese se a medida que aumenta a concentração de gás carbônico no ambiente e à medida que aumenta a temperatura?

01) (Enem/2013) Sabe-se que o aumento da concentração de gases como CO2, CH4 e N2O na atmosfera é um dos fatores responsáveis pelo agravamento do efeito estufa. A agricultura é uma das atividades humanas que pode contribuir tanto para a emissão quanto para o sequestro desses gases, dependendo do manejo da matéria orgânica no solo.
ROSA, A.H.; COELHO, J.C.R. Cadernos Temáticos da Química Nova na Escola. São Paulo, n.5. nov.2003 (adaptado).

De que maneira as práticas agrícolas podem ajudar a minimizar o agravamento do efeito estufa?
A) Evitando a rotação de culturas.
B) Liberando o CO2 presente no solo.
C) Aumentando a quantidade de matéria orgânica do solo.
D) Queimando a matéria orgânica que se deposita no solo.
E) Atenuando a concentração de resíduos vegetais do solo.

  • Enem 2022: Em quais matérias você tem mais dificuldade e gostaria de receber material de apoio?

02) (Albert Einstein/2017) Uma certa solução de coloração rósea, indicadora de pH, torna-se amarela em meio ácido e roxa em meio alcalino.

O que ocorre com a velocidade da fotossíntese se a medida que aumenta a concentração de gás carbônico no ambiente e à medida que aumenta a temperatura?

Em um experimento, uma quantidade desta solução é colocada em tubos de ensaio, que são hermeticamente fechados por rolhas. No interior de cada tubo coloca-se uma folha, que fica presa à rolha, conforme mostrado no esquema abaixo. Alguns desses tubos são mantidos no escuro (lote A) e outros ficam expostos à luz (lote B).

Após algum tempo, espera-se que a solução nos tubos do lote A torne-se
A) amarela, devido à liberação de gás carbônico pela folha e a do lote B roxa, devido ao consumo de gás carbônico pela folha.
B) roxa, devido ao consumo de gás carbônico pela folha e a do lote B amarela, devido à liberação de gás carbônico pela folha.
C) amarela, devido ao consumo de oxigênio pela folha e a do lote B roxa, devido à liberação de gás carbônico pela folha.
D) roxa, devido à liberação de oxigênio pela folha e a do lote B amarela, devido à liberação de gás carbônico pela folha.

03) (VUNESP/2016) Em 1883, Theodor W. Engelmann iluminou um filamento de alga fotossintetizante com uma luz decomposta através de um prisma, expondo-o a diferentes comprimentos de onda. Além disso, adicionou bactérias aeróbicas ao meio, obtendo o resultado mostrado na imagem.

O que ocorre com a velocidade da fotossíntese se a medida que aumenta a concentração de gás carbônico no ambiente e à medida que aumenta a temperatura?

Sobre o experimento, é correto afirmar que:
A) próximo ao comprimento de onda 550 nm, não há aglomeração de bactérias devido à produção de gás oxigênio, que é tóxico para esses micro-organismos.
B) entre os comprimentos de onda 500 e 600 nm, o processo fotossintético é mais eficiente, pois a alta concentração de gás carbônico afasta as bactérias.
C) na região cujo comprimento de onda é próximo de 450 nm, há muito acúmulo de bactérias devido à maior disponibilidade de glicose.
D) nas regiões com maior disponibilidade de gás oxigênio, oriundo da fotossíntese realizada pelo filamento de alga, há maior aglomeração de bactérias.
E) na região onde o comprimento de onda equivale à luz verde, há pouco acúmulo de bactérias devido à intolerância delas à exposição a esta cor de luz.

04) (Albert Einstein/2016.2) Analise o esquema abaixo, que se refere, de forma bem simplificada, ao processo de fotossíntese. Suponha que uma cultura de algas verdes seja iluminada e receba gás carbônico com o isótopo C-14 e água com o isótopo O-18.

O que ocorre com a velocidade da fotossíntese se a medida que aumenta a concentração de gás carbônico no ambiente e à medida que aumenta a temperatura?

Pode-se afirmar que:
A) o gás carbônico participa das etapas A e B e prever que ocorra produção de glicose com o isótopo C-14 nas duas etapas.
B) o gás carbônico participa apenas da etapa A e prever que ocorra produção de glicose com o isótopo C-14 nesta etapa.
C) a água participa das etapas A e B e prever que ocorra liberação de oxigênio com o isótopo O-18 nas duas etapas.
D) a água participa apenas da etapa A e prever que ocorra liberação de oxigênio com o isótopo O-18 nesta etapa

05) (Unicamp/2016) A concentração de CO2 na atmosfera em uma floresta varia ao longo de um dia e está intimamente associada com a fisiologia (fotossíntese e respiração) das espécies presentes. A concentração de CO2 na atmosfera também varia em função da disponibilidade de água no ambiente. Considerando o gráfico abaixo, é correto afirmar que

O que ocorre com a velocidade da fotossíntese se a medida que aumenta a concentração de gás carbônico no ambiente e à medida que aumenta a temperatura?

A) a fotossíntese das plantas é maior no início e no final do período diurno.
B) as plantas respiram mais na estação chuvosa.
C) na estação seca, há um pico de respiração às 12 horas.
D) as plantas fazem mais fotossíntese e respiram menos na estação chuvosa

06) (UFSCar) No gráfico, estão representadas as taxas de fotossíntese e respiração de uma determinada planta, quando submetida a diferentes intensidades luminosas.

O que ocorre com a velocidade da fotossíntese se a medida que aumenta a concentração de gás carbônico no ambiente e à medida que aumenta a temperatura?

A partir do ponto A, com o aumento da intensidade luminosa pode-se dizer que a planta está
A) produzindo e consumindo o mesmo volume de CO2.
B) produzindo e consumindo matéria orgânica em iguais quantidades.
C) aumentando a taxa de respiração e produção de CO2.
D) diminuindo a taxa de fotossíntese e reduzindo a produção de CO2.
E) produzindo mais matéria orgânica do que consumindo.

Gabarito das Questões sobre Fotossíntese – Parte 1

01) Durante o processo de fotossíntese, os vegetais retiram CO2 da atmosfera e o convertem em matéria orgânica reduzindo, assim, a concentração de um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.
Resp.: C

02) No lote A, devido à ausência de luz, ocorre somente respiração celular, o que ocasiona um aumento da concentração de gás carbônico no meio, reduzindo o pH (meio torna-se ácido). Na presença de luz (lote B), ocorre consumo de gás carbônico, uma vez que a folha realiza a fotossíntese. Isso reduz a acidez do meio (aumenta o pH), deixando a solução com coloração roxa.
Resp.: A

03) Como as bactérias são aeróbicas, exigem O2 no processo respiratório. Dessa forma, concentrarão nas regiões com maior disponibilidade desse gás.
Resp.: D

04) A água participa da fase fotoquímica da fotossíntese (na fotofosforilação acíclica), como doadora de elétrons para clorofilas e doadora de H+ para produção de NADPH. A quebra da água (fotólise da água) libera gás oxigênio (O2) para o meio.
Resp.: D

05) Analisando o gráfico, observa-se que a taxa respiratória na estação chuvosa é maior que na estação seca (o fluxo de CO2 no período noturno é maior na estação chuvosa, indicando maior taxa respiratória).
Resp.: B

  • Vestibular e ENEM: receba informações e material gratuito no WhatsApp

06) A partir do ponto indicado por A a taxa fotossintética supera a taxa respiratória. Isso significa que a planta está produzindo mais matéria orgânica que consumindo.
Resp.: E

O que acontece com a velocidade da fotossíntese à medida que aumenta a concentração de gás carbônico no ambiente?

À medida que aumenta a concentração de CO2 na célula, a taxa de fotossíntese aumenta proporcionalmente até um ponto máximo chamado de ponto de saturação. A partir desse ponto, o aumento da concentração CO2 não interfere no processo de fotossíntese.

Como aumentar a velocidade da fotossíntese?

Plantas mantidas em condições ideais de luminosidade e concentração de gás carbônico aumentam a taxa de fotossíntese à medida que aumenta a temperatura ambiental, até próximo de 40oC. Acima desse limite de temperatura haverá drástica redução não só da fotossíntese, como também da maioria das reações vitais.

O que e o que provoca o aumento da quantidade de gás carbônico no ar?

A principal fonte de gás carbônico é a queima de combustíveis fósseis (carvão, gasolina, diesel) e as queimadas das florestas. Nestes últimos 140 anos, a temperatura do nosso planeta aumentou em média 0,76 oC. Pode parecer pouco, mas esse aumento já foi suficiente para abalar o clima do planeta.

Quais fatores influenciam na velocidade da fotossíntese?

Todavia, salienta-se que, os principais fatores ambientes que afetam a fotossíntese são: LUZ, CO2 E TEMPERATURA. Também, a disponibilidade de água e a de nutrientes são fatores importantes. Contudo tais efeitos são, aparentemente, mais indiretos sobre o este processo.