Em qual parte do sistema reprodutor feminino ocorre a fecundação do óvulo?

A fecundação é um processo, que ocorre em organismos que realizam reprodução sexuada,em que o gameta masculino se une ao feminino.

Em qual parte do sistema reprodutor feminino ocorre a fecundação do óvulo?

A fecundação ocorre quando os gametas se unem

Existem dois tipos de reprodução: a reprodução assexuada e a reprodução sexuada. Na reprodução assexuada, um organismo parental dá origem a cópias de si mesmo. Já na reprodução sexuada, ocorre o envolvimento de gametas e, nesse caso, esse processo é chamado de fecundação.

→ O que é fecundação?

Fecundação, ou fertilização, é o nome dado à união dos gametas feminino e masculino para a formação do zigoto. Esse processo é, portanto, observado nos organismos que produzem gametas, como os animais e as plantas. A fecundação proporciona a mistura do material genético do macho e da fêmea, contribuindo para a diferença genética entre os indivíduos.

→ Como ocorre a fecundação em seres humanos?

Nos seres humanos, a fecundação ocorre quando o espermatozoide encontra o ovócito, popularmente chamado de óvulo. Esse processo ocorre na tuba uterina, uma parte do sistema reprodutor feminino. Para que a fecundação aconteça, deve ocorrer a cópula para os espermatozoides serem depositados no interior da vagina. Esses espermatozoides penetram o colo do útero e seguem até a tuba uterina. Nesse local, devem encontrar um ovócito, o qual é liberado no processo de ovulação.

Ao encontrar o ovócito, o espermatozoide deve atravessar suas camadas. Primeiro, ele penetra uma camada chamada de coroa radiata e, em seguida, atravessa a zona pelúcida. Ocorre, então, a fusão da membrana plasmática do ovócito com a do espermatozoide. Após sua entrada no ovócito, os núcleos dos dois gametas fundem-se.

Em qual parte do sistema reprodutor feminino ocorre a fecundação do óvulo?

Observe as camadas que o espermatozoide deve atravessar no ovócito

→ O que é fecundação interna e externa?

Nos animais, a fecundação pode ser classificada em dois tipos:

  • Interna: Na fecundação interna, observa-se que o gameta é colocado dentro do corpo do animal. Nesse caso, os machos possuem órgãos genitais especializados que garantem que os espermatozoides sejam colocados no interior do corpo da fêmea. Como exemplo, podemos citar os seres humanos.

  • Externa: A fecundação externa ocorre fora do corpo do animal. Isso pode ser observado em alguns anfíbios em que a fêmea libera os óvulos no meio ambiente e o macho libera seus espermatozoides em cima deles. Nesses casos, é comum uma maior produção de gametas, pois muitos podem se perder, e os zigotos formados ficarão no meio, onde serão submetidos a várias adversidades.

Índice

Introdução

O Sistema Reprodutor Feminino tem como função principal a produção de células sexuais femininas, ou gametas, chamados óvulos, que serão responsáveis pela reprodução. 

Além disso, esse sistema é responsável pela nutrição e acomodação do feto até o seu nascimento e a produção de hormônios.

O sistema Reprodutor Feminino é formado por ovários, tubas uterinas, vagina e pudendo feminino.

Esquema simplificado do Sistema Reprodutor Feminino

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚  

Ovários

São duas glândulas sexuais de formato arredondado. São responsáveis pela produção das células sexuais femininas (gametas femininos), os ovócitos

ovócito só recebe o nome de óvulo após ser fecundado pelo espermatozóide. Desde que nasce a menina já tem em seus ovários milhares de ovócitos. 

A partir da puberdade, um hormônio estimula o desenvolvimento e a liberação de ovócitos, iniciando um processo de ovulação, por meio do qual a mulher libera um ou mais ovócitos, mais ou menos a cada 28 dias. 

Os ovários produzem o hormônios sexuais femininos: o estrógeno e a progesterona, responsáveis pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários femininos (mamas, pelos pubianos, etc.), controle da menstruação e preparação do útero para receber o futuro embrião.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Tubas uterinas

São dois tubos que conduzem o ovócito do ovário ao útero. As paredes das tubas uterinas são revestidas por cílios, que juntamente com a contração das paredes musculares das tubas, empurram o ovócito até o útero. No interior da tuba uterina normalmente ocorre a fecundação, nome dado ao encontro do ovócito com o espermatozóide.

Útero

É um órgão oco com paredes musculares, que apresenta a forma e tamanho de uma pêra invertida. O útero abriga o embrião durante o seu desenvolvimento até o momento do parto.

Vagina

É o canal que liga o útero ao meio externo e tem, aproximadamente, sete centímetros de comprimento. A abertura da vagina pode ser parcialmente fechada por uma membrana chamada hímen. Essa membrana pode ser rompida no momento da primeira relação sexual. A vagina apresenta uma grande elasticidade, o que permite a relação sexual e a passagem do bebê durante o parto.

Pudendo feminino

Anteriormente denominado como vulva, é a parte genital externa, formada pelos lábios maiores, lábios menores e pelo clitóris. 

Os lábios maiores são duas dobras de pele que recobrem os lábios menores. Os lábios menores são duas dobras de pele que protegem a entrada da vagina e o clitóris é um pequeno órgão rico em terminações nervosas. 

Fica localizado na região anterior das partes externas do Sistema Genital. O clitóris também se enche de sangue e aumenta de tamanho durante a excitação sexual e tem como função proporcionar prazer à mulher. 

A regulação hormonal e o ciclo menstrual

Os ovários, além de produzirem os gametas femininos, produzem os hormônios sexuais femininos estrógeno e progesterona, sob a regulação dos hormônios FSH e LH.

Durante a vida fetal, o FSH estimula os ovários a produzirem os gametas. Muitas dessas células se degeneram até a puberdade, época em que a secreção dos hormônios da hipófise e dos hormônios sexuais começa a aumentar. 

Na puberdade, a menarca é a fase em que se iniciam os ciclos menstruais. Define-se a menarca a partir da primeira menstruação apresentada pela mulher.

Durante o ciclo menstrual, ocorrem algumas alterações nos ovários e no útero, comandadas por diferenças nas taxas dos hormônios ao longo do ciclo.

Alguns dias após a menstruação, os níveis de FSH e LH no sangue começam a aumentar. O FSH é responsável pelo crescimento de vários folículos ovarianos em um dos ovários; eles aumentam de tamanho e passam a secretar o hormônio estrógeno. O aumento da taxa de estrógeno liberado pelo folículos provoca diminuição da secreção de FSH e de LH.

A ovulação, que corresponde à expulsão do ovócito de dentro do folículo, ocorre em torno do 14º dia do ciclo menstrual. Nos dias que antecedem esse evento, observa-se um aumento acelerado na concentração de LH e menos intensamente de FSH no sangue. 

O LH estimula células do folículo desenvolvido a secretar menos estrógeno e a iniciar a produção do hormônio progesterona. Esse processo culmina com a ruptura do folículo e a eliminação do ovócito para a tuba uterina.

Logo após a ovulação, as células do folículo aumentam de tamanho e passam a armazenar lipídios. Essa estrutura passa a ser chamada corpo lúteo e secreta grande quantidade de estrógeno e progesterona. 

Mas, devido a queda da secreção de LH, o corpo lúteo começa a degenerar depois da ovulação. A consequência da degeneração do corpo lúteo e consequentemente da queda na produção dos hormônios sexuais é a menstruação

Caso não tenha ocorrido fecundação do óvulo, a secreção de FSH e LH é estimulada novamente dando origem a um novo ciclo.

As variações na concentração de estrógeno e progesterona durante o ciclo menstrual promovem alterações na parede do útero, que é revestida por um tecido intensamente vascularizado chamado endométrio

O endométrio muda de espessura durante o ciclo menstrual, de acordo com a ação hormonal. Se o ovócito não for fecundado, o corpo lúteo degenera e as taxas de estrógeno e progesterona diminuem, o que provoca a descamação do endométrio. 

menstruação corresponde à eliminação da camada superficial do endométrio, com perda de sangue, por contrações da musculatura uterina.

Exercício de fixação

Quero Bolsa

O sistema genital feminino é composto por diversos órgãos que permitem a fecundação e a gestação de um bebê. Observe a figura a seguir e marque a alternativa que apresenta, respectivamente, os números que indicam os locais onde ocorre a fecundação e o desenvolvimento do feto.

Observe atentamente as partes do sistema genital feminino indicadas pelos números:

A 1 e 2.

B 2 e 3.

C 3 e 4.

D 1 e 4.

E 1 e 3.

Em qual parte do sistema reprodutor feminino geralmente ocorre a fecundação do óvulo?

Tubas uterinas Esses canais fazem a ligação entre os ovários e o útero, sendo que é justamente nesse órgão que os espermatozoides encontram os óvulos para que ocorra a fecundação.

Em qual ovário ocorre a fecundação?

Ele ocorre geralmente na tuba uterina, e em até trinta e seis horas após a ovulação. Ovulação é o fenômeno no qual o sistema genital feminino libera o ovócito, anteriormente abrigado em uma estrutura localizada no ovário chamada folículo. Tal evento ocorre graças à ação de hormônios específicos, os estrogênios.

Em qual parte do sistema reprodutor feminino ocorre o encontro entre o espermatozoide e o óvulo?

A fecundação humana, que ocorre normalmente na tuba uterina, acontece quando o espermatozoide (gameta masculino) funde-se ao ovócito secundário (gameta feminino).

Onde ocorre o processo de ovulação?

O processo de ovulação na mulher é uma das fases do ciclo menstrual. é a etapa em que o óvulo é liberado pelo ovário e chega até as trompas para seguir rumo ao útero e ser fecundado. Nessa etapa há a liberação de dois hormônios produzidos pela hipófise: o FSH e o LH.