O que o sistema locomotor protege?

Os músculos estão envolvidos em todo e qualquer tipo de movimento que o organismo pode realizar. Metade do peso corporal provém deles. São órgãos que podem ser de três tipos: liso, estriado cardíaco e estriado esquelético.

O músculo liso é encontrado na parede de órgãos ocos, e apresenta contração involuntária. É o único tipo de músculo presente nos animais invertebrados.

O músculo estriado cardíaco constitui o miocárdio (músculo do coração) e apresenta contração involuntária.

O músculo estriado esquelético constitui a maior parte do nosso organismo. Os músculos dessa categoria são responsáveis pelas contrações e movimentos voluntários do corpo. Podem ter seu volume e tamanho aumentados com exercícios físicos. Esses músculos ligam-se aos ossos por meio de tendões. Quando um músculo se movimenta, ele se contrai e puxa o osso ao qual está ligado, mas para que ocorra o movimento, o outro músculo também precisa se contrair para o lado contrário.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

SISTEMA ESQUELÉTICO

O que o sistema locomotor protege?

O sistema esquelético é formado por um conjunto de ossos que podem ser de vários tipos (longos, chatos, curtos e irregulares). Além da sustentação do corpo, os ossos também produzem células do sangue e servem como reserva de cálcio. Ligados aos músculos por meio de tendões, realizam movimentos responsáveis pela locomoção.

Na união dos ossos existem cartilagens, que são responsáveis por não deixarem que ocorra atrito e eventual desgaste ósseo.

Do esqueleto fazem parte também os ligamentos. Eles são encontrados nas articulações e se prendem firmemente nos tecidos ósseos.  Às vezes pode ocorrer ruptura desses ligamentos, em casos mais graves a intervenção cirúrgica pode ser necessária.

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Sistema Locomotor"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-locomotor.htm. Acesso em 20 de dezembro de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

O que o sistema locomotor protege?

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 5ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

O corpo humano desempenha suas funções de forma integrada, como você já sabe. Um exemplo clássico dessa relação entre as estruturas é o sistema locomotor, em que ossos, músculos, tendões, ligamentos, cartilagens e elementos do sistema nervoso atuam em conjunto e propiciam movimentos. Há situações nas quais as pessoas podem ter, de forma temporária ou não, limitações em relação ao funcionamento físico-motor, sendo essencial que o direito constitucional de ir e vir seja respeitado, por meio da acessibilidade.

Vamos responder algumas questões?

QUESTÃO 1

O esqueleto de um ser humano adulto é formado por 206 ossos, além de cartilagens, ligamentos e tendões. Sobre esse tema, responda:

A) Por que crianças têm cerca de 70 ossos a mais que um indivíduo adulto?
B) O que é uma articulação óssea?
C) Por que há cartilagem na extremidade das articulações móveis?

QUESTÃO 2

Ossos e músculos, muitas vezes, atuam em conjunto, propiciando determinados movimentos do corpo.

A) Qual é o nome e a importância da estrutura que permite a conexão entre ossos?
B) Os músculos se prendem aos ossos por meio de qual estrutura? Qual é a sua principal função?
C) Como ocorre a ação muscular que promove os movimentos?

QUESTÃO 3

A Lei nº 10.098, de 19/12/2000, “estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade”, contemplando pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

O que o sistema locomotor protege?

A) A seguir, são apresentados alguns símbolos de acessibilidade. A que cada um se refere?

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

B) Segundo a Lei nº 7.405, 12/11/1985, que “torna obrigatória a colocação do Símbolo Internacional de Acesso em todos os locais e serviços que permitam sua utilização por pessoas portadoras de deficiência e dá outras providências”, “só é permitida a colocação do Símbolo Internacional de Acesso na identificação de serviços cujo uso seja comprovadamente adequado às pessoas portadoras de deficiência. Nesse sentido, reflita e responda: um ou mais desses símbolos se aplicariam à realidade da Unidade Educacional na qual você estuda? Explique a sua resposta.

QUESTÃO 4

Veja o infográfico a seguir.

O que o sistema locomotor protege?
Fonte: http://www.tuningparts.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/06/cinto_de_seguran%C3%A7a_para_passageiros.jpg

De acordo com o que você estudou sobre as lesões medulares, responda em seu caderno:

A) Qual estrutura do sistema locomotor protege a medula espinhal?
B) Por que quanto mais alta a lesão, mais grave tende a ser o quadro do paciente?

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-eja-5a-serie/


SAIBA MAIS

No vídeo abaixo, a professora Mariana Araguaia apresenta os pontos em comum, características e funcionalidades dos auxiliares de marcha: o andador, a muleta e a bengala. Vamos conhecer e identificar no que se diferenciam?

Canal Mariana Araguaia. “Auxiliares de marcha”. Disponível em <https://youtu.be/svTQn6WMMRk>. Acesso em jun. 2022.
Componente Curricular Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Ciências da Natureza (EAJACI0516) Conhecer e descrever as estruturas do sistema locomotor e nervoso e identificar suas funções e interações, bem como sua importância para o funcionamento do corpo.
(EAJACI0521) Conhecer as leis de acessibilidade urbana e atuar na inclusão social.
Arte (EAJAAR0505) Identificar e explorar as visualidades presentes na vida cotidiana, reconhecendo as interações e conexões entre os elementos da linguagem visual que os constitui: fotografia, cartazes, televisão, publicidade, desenho industrial, entre outros.

Referências Atitude CRAFT. Ligamento x tendão: diferenças, lesões mais comuns e tratamento. Disponível em <https://atitudesp.com.br/blog/ligamento-x-tendao-diferencas-lesoes-mais-comuns-e-tratamento/>. Acesso em jun. 2022.
BRASIL. Lei nº 7.405, de 12/11/1985. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1980-1988/l7405.htm>. Acesso em jun. 2022.
______. Lei nº 10.098, de 19/12/2000. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm>. Acesso em jun. 2022.
______. Lei nº 13.146, de 06/07/2015.Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em jun. 2022.
CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
GLISOI, Soraia Fernandes das Neves et al. Dispositivos Auxiliares de Marcha: orientação quanto ao uso, adequação e prevenção de quedas em idosos. Disponível em <https://cdn.publisher.gn1.link/ggaging.com/pdf/v6n3a06.pdf>. Acesso em jun. 2022.
GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.
ICB. Você conhece os tipos de bengalas? Disponível em <http://www.institutodecegosdabahia.org.br/noticias/voce-conhece-os-tipos-de-bengalas/>. Acesso em jun. 2022.
PLANÍCIE. Andador, Muleta e Bengala: saiba quando usar cada um dos auxiliares de marcha. Disponível em <https://planicie.com.br/blog/andador-muleta-e-bengala-saiba-quando-usar-cada-um-deles/>. Acesso em jun. 2022.
PONTES, Aleksandro Bandeira. Cadeira de Rodas e Dispositivos Auxiliares de Marcha. Disponível em <https://centroortopedico.com.br/wp-content/uploads/Dispositivos-auxiliares-de-marcha.pdf>. Acesso em jun. 2022.

Qual é o função do sistema locomotor?

O sistema muscular e o sistema esquelético fazem parte do sistema locomotor. Esse sistema é responsável pelos inúmeros movimentos, inclusive a locomoção que conseguimos desenvolver. Os músculos estão envolvidos em todo e qualquer tipo de movimento que o organismo pode realizar.

Qual a função do sistema locomotor e quais os outros sistemas que o constitui?

O sistema locomotor é formado pelos ossos, articulações e músculos esqueléticos e representa a integração entre o Sistema Esquelético e o Sistema Muscular. O sistema locomotor responsável pela sustentação, locomoção e movimentação do corpo.

Que podem atingir o sistema locomotor?

Existem algumas doenças que atacam o sistema locomotor do ser humano. Uma delas, a fibromialgia é a sensação de dor crônica em todo o corpo. Normalmente o paciente apresenta rigidez e tensão nos músculos, tendões e articulações. Não existe causa específica para a doença.

Quem comanda o sistema locomotor?

O sistema nervoso é o centro de controle de seu corpo, e ele regula tudo, inclusive as relações entre seus ossos e músculos que promovem a sustentação de seu corpo e permitem a sua movimentação.