Quais controles tem como exemplo o monitoramento de circuito fechado de TV?

Quais controles tem como exemplo o monitoramento de circuito fechado de TV?

CFTV (circuito fechado de televisão) é um sistema de TV em que os sinais não são distribuídos de forma pública, mas serão monitorados, principalmente para fins de vigilância e segurança. O circuito fechado de TV se baseia no posicionamento estratégico de câmeras e observação privada de entrada da câmera em monitores.

O sistema é chamado de “circuito fechado de TV”, porque as câmeras, monitores e / ou gravadores de vídeo comunicam-se através de cabo coaxial ou link de comunicação sem fio próprio para este sistema. O acesso a transmissões de dados é limitado por atributos de segurança configurados por seu técnico de confiança.

Avanços do circuito fechado de TV

Os sistemas mais antigos de circuito fechado de TV usavam monitores de baixa resolução, preto e branco e sem recursos interativos. Já os monitores modernos são coloridos e de alta resolução, fornecendo ao administrador do circuito fechado de TV a capacidade de zoom em uma área ou alguém.

Provavelmente o uso mais amplamente conhecido do circuito fechado de TV está em sistemas de segurança e aplicações em lojas de varejo, bancos, estabelecimentos públicos, etc. O verdadeiro alcance para este sistema é praticamente ilimitado.

Recursos para um circuito fechado de TV de sucesso

Quais controles tem como exemplo o monitoramento de circuito fechado de TV?

O ponto de partida para qualquer sistema de circuito fechado de TV deve ser a câmera, ela cria a imagem que vai ser transmitida para o posto de comando. A imagem criada pela câmera precisa ser reproduzida no local responsável pelo monitoramento das câmeras. Um monitor CFTV é praticamente o mesmo que um receptor de televisão, exceto que ele não tem os circuitos de sintonia.

A instalação básica de um circuito fechado de TV é realizada através de um cabo coaxial, que transporta o sinal de vídeo da câmera até o monitor e equipamentos responsáveis pelo armazenamento das cenas. Embora a instalação de um circuito fechado de TV pareça simples, você deve ter em mente que isso deve estar em conformidade com os regulamentos relevantes.

Esse arranjo permite uma grande flexibilidade na concepção de sistemas complexos. Quando é necessária mais de uma câmera, um computador e placa de vídeo devem ser incluídos. Usando este sistema qualquer câmera pode ser selecionada para ser ampliada na tela ou configurada para sequenciar. Normalmente, o tempo que cada câmera é mostrada pode ser modificado com um pequeno ajuste nas configurações da própria interface de monitoramento.

O próximo passo para o desenvolvimento de um sistema básico é adicionar um gravador de vídeo. Um bom exemplo desse equipamento é o VCR ou HDCVCI, ambos são gravadores digitais mais sofisticados e permitem a visualização em tempo real das câmeras, disponibilizando as imagens também em um arquivo para consultas posteriores.

Consulte o auxílio de um técnico especializado para criar um projeto de circuito fechado de TV adequado para sua necessidade. Deste modo, o profissional encontrará os melhores locais para fixação das câmeras, a melhor configuração dos equipamentos, além de prestar suporte para o sistema de circuito fechado de TV e ensiná-lo a operar estes equipamentos da melhor forma possível.

Gostou do que falamos neste artigo? Então, deixe o seu comentário no campo abaixo.

Com índices de violência bastante altos no país, vemos a necessidade crescente de proteger casas, empresas, ruas e bairros. Nesse sentido, o circuito fechado de TV (CFTV) é um importante aliado, já que permite monitorar ambientes e ajuda na prevenção e na resolução de crimes. Mas você sabe como funciona o circuito fechado de TV? Confira a seguir!

Veja o resumo deste conteúdo

1

  • O que é um circuito fechado de TV?
    • Como funciona o CFTV?
    • O que é importante observar na hora de instalar um CFTV?

O que é um circuito fechado de TV?

O circuito fechado de TV é uma das tecnologias mais tradicionais e, ainda hoje, mais utilizadas pelas empresas de segurança eletrônica, já que é uma forma bastante eficiente para combater a criminalidade em diferentes contextos. Ele é considerado um circuito porque as câmeras que o integram se conectam entre si, e é fechado porque as imagens geradas por essas câmeras não ficam disponíveis para qualquer pessoa, de forma aberta.

Pode ser instalado em diferentes ambientes, como empresas, lojas, residências, condomínios de casas, edifícios, bairros com segurança comunitária ou mesmo lugares públicos, como parques e praças.

Além disso, um circuito fechado de TV pode ser constituído apenas por câmeras, cabos e monitores, ou contar também com gravadores e com ferramentas que possibilitam interação, como o zoom em imagens ou a manipulação destas em tempo real.

As câmeras são, certamente, um dos principais elementos do CFTV, já que o objetivo desse sistema é fornecer imagens para monitoramento de ambientes. Hoje em dia, as câmeras costumam ser digitais, gravando as imagens diretamente no computador a que ficam conectadas, mas já foram muito usadas as câmeras analógicas. Elas também podem estar conectadas à rede, tendo um endereço IP associado a cada uma delas e permitindo que as imagens geradas sejam acessadas em diferentes dispositivos, como celulares e tablets. Conheça outras soluções para proteger a sua  família e sua empresa, monitoramento de alarmes e monitoramento de câmeras.

Como funciona o CFTV?

O funcionamento do circuito fechado de TV é relativamente simples: câmeras estrategicamente posicionadas nos locais a serem monitorados enviam imagens para uma central de monitoramento, onde profissionais capacitados observam as imagens e verificam se há problemas ou ameaças nos locais monitorados.

Quais controles tem como exemplo o monitoramento de circuito fechado de TV?

Por possibilitar o acesso a imagens dos locais monitorados, o circuito fechado de TV é um aliado importante não só na prevenção de crimes, mas também na resolução deles. Isso porque o CFTV possibilita uma melhor compreensão de como aconteceram crimes e também facilita a localização dos bandidos a partir de reconhecimento facial ou de veículos utilizados.

Porém, apesar de ter um funcionamento simples, deve-se sempre observar alguns detalhes importantes para a máxima eficiência do circuito fechado de TV. Vejamos, a seguir, quais são esses detalhes.

O que é importante observar na hora de instalar um CFTV?

Quais controles tem como exemplo o monitoramento de circuito fechado de TV?

Um primeiro ponto a observar ao instalar um circuito fechado de TV é a qualidade e os tipos de câmera a serem utilizados – deve-se utilizar o tipo certo para cada ambiente em que serão instaladas. É sempre interessante que elas tenham boa resolução, especialmente as que ficarão nos pontos mais críticos do ambiente monitorado. Algumas câmeras têm sensor de imagem, proteção contra a chuva, infravermelho, microfone integrado, ou mesmo captam imagens em preto e branco (ideais para locais com baixa luminosidade, por exemplo).

Outro detalhe importante a ser considerado na hora da instalação de um circuito fechado de TV é a localização das câmeras. Elas geralmente são colocadas em pontos mais vulneráveis do local a ser monitorado, como o almoxarifado ou o datacenter de uma empresa, o caixa de uma loja, as áreas externas de uma residência, as entradas e os muros de um condomínio, entre outros.

Essa indicação dos locais onde devem ser instaladas as câmeras geralmente é feita por profissionais capacitados da empresa contratada para realizar a segurança do local. O ideal é que um técnico realize uma visita para verificar os pontos mais vulneráveis do local e indicar as melhores câmeras para cada ponto.

Gostou de entender um pouco mais sobre o funcionamento do circuito fechado de TV? Então acompanhe nosso blog para mais conteúdo sobre segurança e monitoramento. E se quiser conhecer melhor nossos serviços, acesse agora o nosso site!

Qual controle tem como exemplo o monitoramento de circuito fechado de TV?

Monitoramento por Circuito Fechado de Câmeras. CFTV (Circuito Fechado de TV) é um sistema de captação e retenção de imagens feita por câmeras digitais ou analógicas e que permite a vídeo-vigilância através de monitores conectados à uma rede central.

O que é circuito fechado TV?

O Circuito Fechado de Televisão – CFTV é um sistema de TV no qual os sinais não são distribuídos publicamente, mas são monitorados, principalmente para fins de vigilância e segurança. O CFTV depende do posicionamento estratégico de câmeras de vigilância e da observação das imagens captadas.

Como funciona o circuito fechado?

O circuito elétrico fechado ou simplesmente "circuito fechado" consiste na transmissão da energia elétrica através do fio condutor, de uma ponta a outra. Exemplo: quando uma luz é ligada, a energia é transmitida através do fio condutor ininterruptamente.

Qual o tipo de dispositivo é utilizado em um sistema de CFTV?

O equipamento utilizado é o DVR (Digital Vídeo Recorder), para os casos das imagens enviadas por câmeras analógicas, ou o NVR (Network Vídeo Recorder), quando as imagens são enviadas através das câmeras com tecnologia IP.