O que fazer quando o colo do útero está fechado no final da gravidez?

Quando, na gravidez, o colo do útero não permanece fechado até perto do parto, fala-se em colo do útero aberto ou colo do útero incompetente. Nesta situação, o colo do útero dilata-se sem dor e sem contrações, podendo provocar um aborto ou parto prematuro, muitas vezes no 2º trimestre da gestação.

De difícil diagnóstico, estima-se que este problema afete cerca de uma ou duas em cada 100 gestações e poderá ser a causa de entre 10 a 20 dos abortos espontâneos no 2º trimestre da gravidez. Contudo, com a vigilância adequada e tratamento adequado, a probabilidade de uma gestação saudável e um parto seguro são elevadas.

Colo do útero aberto

O colo é a parte inferior do útero. Numa gravidez saudável, o colo do útero está fechado. Ao longo do último trimestre, começa a encolher e a entreabrir-se, preparando-se para o nascimento do bebé.

No início do trabalho de parto, o colo do útero encolhe e o orifício interno abre. Em conjunto com as contrações, estas alterações indicam que o parto começou. O colo do útero abre-se progressivamente até atingir 10 cm, permitindo a passagem da cabeça do bebé.

Quando o colo do útero não permanece fechado até perto do parto, fala-se em colo do útero aberto ou colo do útero incompetente, alteração que pode fazer recear um parto prematuro, justificando medidas como fechar o canal vaginal com pontos, repouso, abstinência sexual ou internamento hospitalar.

Quais as causas do colo do útero aberto?

O colo do útero aberto pode ser um problema congénito (o que significa que já nasceu com este problema) ou pode resultar de uma gravidez anterior.

Também se considera que um colo do útero mais fraco se pode abrir prematuramente devido à pressão do útero e do bebé.

O colo do útero aberto pode por em risco a gravidez?

Um colo do útero incompetente é uma das causas de aborto espontâneo, muitas vezes no segundo trimestre da gestação (período que decorre entre a 14ª e a 26ª semanas, aproximadamente).

Quais são os sinais de alarme?

Perante certos sinais e sintomas, deve recorrer de imediato ao seu médico ou dirigir-se a uma urgência obstétrica hospitalar:

  • Pressão no fundo da barriga;
  • Corrimento vaginal com sangue;
  • Sensação de uma massa na vagina;
  • Urgência urinária não habitual.

Qual o tratamento do colo do útero aberto?

O tratamento habitual consiste em manter o colo do útero unido com uma sutura (chamada cerclage). Esta pode ser realizada antes da conceção (no caso de antecedentes), no início da gravidez ou só depois do terceiro mês.

O procedimento é simples, feito sob anestesia local. Cerca de 12 horas depois, é possível à mulher retomar as suas atividades normais. Ainda assim, a gravidez poderá ser vigiada com maior frequência e ser recomendada a abstinência sexual uma vez que a gravidez passa a ser considerada de risco.

Os pontos podem ser removidos algumas semanas antes da data prevista para o parto. Em alguns casos, estes podem não ser retirados até ao trabalho de parto começar a não ser que haja infeção, perda de sangue ou rutura prematura das membranas.

Contudo, o diagnóstico deste problema é difícil e pode ser estabelecido apenas após parto prematuro ou de aborto espontâneo numa fase mais avançada da gravidez, sobretudo, no segundo trimestre.

Qual o papel do útero na gravidez?

Esta informação é meramente indicativa não pretendendo, em qualquer momento, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento.

Conheça os sinais de parto prematuro, as causas do sangramento vaginal no final da gravidez e como o baixo peso ao nascer pode influenciar a saúde do bebé.

Índice:

  1. O que quer dizer colo do útero fechado na gravidez?
  2. Quem tem útero aberto pode engravidar?
  3. Quando o útero se fecha na gravidez?
  4. O que significa colo do útero fechado 38 semanas?
  5. Qual o tratamento para o colo do útero fechado?
  6. Como apresentar o colo do útero fechado durante a gravidez?
  7. Como determinar a posição do colo do útero?
  8. Como controlar o colo do útero?

O que quer dizer colo do útero fechado na gravidez?

Se o colo do útero estiver fechado e ocorrer sangramento, pode significar que alguns dos vasos sanguíneos do colo do útero sofreram rompimento devido ao seu crescimento, já que ele incha bastante no inicio da gravidez. Além disso, também pode acontecer devido à implantação do embrião no útero.

Quem tem útero aberto pode engravidar?

Quais os meus riscos? Pode engravidar sim e se for necessário o seu obstetra pode fazer um procedimento durante a gestação chamado de cerclagem, que vai ajudar a manter o colo do útero fechado e evitar problemas. Não há a riscos para você, apenas para o bebê.

Quando o útero se fecha na gravidez?

De 8 a 30 semanas Durante a gravidez, o colo do útero (abertura que comunica-se com a vagina) permanece fechado por uma membrana mucosa, evitando que o feto seja contaminado por bactérias e outros agentes infecciosos.

O que significa colo do útero fechado 38 semanas?

O colo do útero apagado é um dos principais sinais de que o parto está se aproximando! Normalmente se verifica essa condição em um exame clínico do médico no consultório, mas é possível também verificar através do exame de ultrassom.

Qual o tratamento para o colo do útero fechado?

  • Nas mulheres que já estão na menopausa, apesar nos sintomas serem raros, pode ocorrer dor abdominal, ou haver a presença de caroços (nódulos) na região pélvica. O tratamento para o colo do útero fechado depende de vários fatores, que incluem a idade da paciente, se planeia ou não ter filhos, e os sintomas presentes.

Como apresentar o colo do útero fechado durante a gravidez?

  • Geralmente, o colo do útero encontra-se fechado durante a gravidez ou quando a mulher não está no seu período fértil. Dessa forma, embora possa ser um dos sinais de gravidez, apresentar o colo do útero fechado não é um sinal absoluto de que a mulher está grávida, devendo-se fazer outros testes para saber se se está grávida.

Como determinar a posição do colo do útero?

  • Devido a esta variação, determinar a posição do colo do útero não é um indicador confiável da gravidez. No entanto, certas alterações na posição e textura do colo do útero ter lugar durante os primeiros estágios da gravidez, em todas as mulheres.

Como controlar o colo do útero?

  • Colo o dedo indicador ou médio dentro da vagina, inserindo o mais alto que puder, lá no fundo você vai sentir o colo do útero. Para que possa controlar o período fértil e não fértil, observe a posição em que o colo está, a textura, e tb a abertura. CONTINUAÇÃO.....

É possível entrar em trabalho de parto com colo do útero fechado?

Geralmente, antes da gravidez, o colo do útero está fechado e firme. À medida que a gravidez prossegue, o colo do útero vai se preparando para o parto, tornando-se mais macio e mais aberto. No entanto, em situações de insuficiência do colo uterino, ele pode abrir cedo demais, podendo levar a um parto precoce.

O que quer dizer colo do útero fechado no final da gravidez?

O que significa colo do útero fechado ou aberto? O colo do útero fica fechado quando a mulher não está no período fértil e também durante a gestação para proteger os órgãos internos e o feto.

Como abrir o colo do útero no final da gravidez?

Qual o tratamento do colo do útero aberto? O tratamento habitual consiste em manter o colo do útero unido com uma sutura (chamada cerclage). Esta pode ser realizada antes da conceção (no caso de antecedentes), no início da gravidez ou só depois do terceiro mês. O procedimento é simples, feito sob anestesia local.

O que fazer para ajudar a abrir o colo do útero?

Antes de induzir as contrações do útero, é preciso afinar o colo do útero (apagar) e deixá-lo pronto para abrir (dilatar) para que o bebê possa sair. Diversas técnicas podem ser usadas para ajudar no afinamento e dilatação do colo do útero: Uma prostaglandina (como misoprostol) pode ser administrada por via vaginal.