O que fazer quando o bebê está nervoso?

Saiba o que fazer quando o bebê está chorando muito. Mas antes de tudo, se acalme!

Todos os bebês choram

Quando o bebê estiver gemendo, você pode achar que você está fazendo algo errado ou que tem de haver algo que você possa fazer para parar o choro. Infelizmente, muitas vezes não é esse o caso. Com seu sistema nervoso imaturo, os bebês não conhecem outra maneira de se expressar. Bebês tensos em casas com hábitos animados e intensos tendem a chorar mais, mas todas as crianças passam por períodos de agitação.

Balance o bebê

Bebês com cólica e mais agitados gostam de ser balançados, sentir um tapinha leve, dançar ou andar. Então vá em frente e tente qualquer dessas técnicas (ou todas!) quando o bebê estiver chorando. Não se desespere se nada funcionar de imediato, não é sua culpa!

Mantenha-se calma

O choro constante do bebê pode deixar você muito chateada. Não importa o quão chateada você esteja se sentindo, não sacuda o bebê! Se você começar a ficar frustrada ou com raiva, ou sentir que está perdendo o controle, não fique com ele no colo e faça uma pausa rápida. Sacudir uma criança pode ocasionar sangramento no cérebro, causando danos permanentes e até mesmo a morte. Isso é chamado de "Síndrome do Bebê Sacudido" e é uma condição muito séria. Então, quando você começar a perder a calma, peça a alguém para lidar com o bebê – isso vai fazer muito bem para vocês dois.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados: 

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

É comum que bebês pequenos tenham “surtos” de choro no final da tarde ou início da noite. Como bebês não falam, em geral, inicia-se um jogo de adivinhação: é fome, dente, cólica, etc. Com isso, manipulamos muito a criança e a irritação só parece piorar. Muitas vezes, nem ao seio materno a criança descansa. Costumam mamar um pouco e arcar as costas para trás, chorando. Aí pegam novamente o o seio por alguns segundos e choram de novo. A mãe pode pensar nesse momento que está sem leite, que o bebê tem algum distúrbio ou algo assim.

As mães costumam relatar crises de meia hora a três horas de choro. E o episódio costuma terminar da mesma forma que se iniciou, ou seja, repentinamente. Então, o bebê dorme e tudo fica bem.
Em casos isolados, é possível que o bebê esteja com cólica, ou algum outro mal-estar mas, se no seu caso, o bebê chora todos os dias no mesmo horário, vai ser relativamente fácil de lidar com a situação.

Seu bebê, muito provavelmente está com sono. Essa rejeição do seio se dá porque a criança está tão cansada que não consegue se aconchegar nem mamar direito. Fica irritado porque quer dormir e não mamar. Entretanto, como já está muito cansado, não consegue entrar em estado de sono.

Às vezes, os pais acreditam que, colocando o bebê para dormir mais tarde, ele dormirá durante toda a noite ou que o bebê deve ir dormir quando os pais vão. Entretanto, um bebê de 3 meses, por exemplo, dorme entre 10 e 11 horas por noite, além de mais 4 a 5 horas durante o dia. Quando isso não acontece o bebê pode entrar em um looping de cansaço e choro que o impede de dormir. Só depois de muito choro para extravasar essa tensão, ele conseguirá relaxar novamente.

Quando esse é o caso, é interessante que os pais adiantem o horário de colocar o bebê para dormir para cerca de meia hora antes do horário costumeiro do “surto”. Não há motivo para apreensão. Dificilmente o bebê vai acordar mais vezes ou mais cedo por causa desse adiantamento. Pelo contrário, quando estão menos estimulados e cansados, costumam ter um sono mais tranquilo, menos agitado.

Portanto, identificada a hora que o bebê cansa, inicie uma rotina de hora de dormir antes, de forma que seu bebê já esteja dormindo quando a tal hora chegar.

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
O que fazer quando o bebê está nervoso?

Bebê calmo é reflexo de uma boa rotina (Foto: Thinkstock)

O choro é a forma que os bebês aprendem desde cedo para comunicar suas necessidades, frustrações e medo. Portanto, é de se esperar que todos eles utilizem o recurso em vários momentos do dia. Qual família nunca precisou driblar o quadro do choro sem fim? O problema é quando os pais perdem o controle e, em vez de tranquilizar a criança, tornam o momento ainda mais crítico. Mas acredite: acalmar o bebê é tarefa simples que deve ser colocada em prática todos os dias até que vire rotina.

O primeiro passo é manter-se seguro e no comando. Adultos que criam tempo para si conseguem estar emocionalmente equilibrados para lidar com as crianças. Portanto, revezar as tarefas, pedir a ajuda dos avós e ter uma boa estrutura em casa já é meio caminho andado para a paz reinar. Além disso, veja outras boas atitudes para lidar com os bebês mais agitados.

Hora do balanço
Embalar o bebê não vai deixá-lo mal-acostumado. Às vezes, eles querem colo porque estão entediados com o berço parado. Nesse caso, aquele vai e vem nos braços da mãe ou pai pode ser o tranquilizante perfeito. Você não precisa deixar virar rotina a criança dormir apenas no embalo do colo, mas se ela está irritada e brigando com o sono, o balanço pode funcionar em situações esporádicas. Aproveite e cante para ela uma música suave, com voz calma e segura.

Um bom passeio
Definitivamente, bebês não gostam de monotonia. Para dormir e passar o dia bem, eles precisam vivenciar algumas novidades. Um passeio de carrinho pelo parque ou praça, andar no colo dos pais pela casa para apreciar o ambiente e distrair-se fora do berço com seus brinquedos são atitudes que enriquecem o dia e transformam o humor do bebê.

Amigos inseparáveis
Os pediatras são favoráveis aos chamados objetos transicionais: o paninho, o brinquedo preferido ou aquele cobertor de abraçar. Com eles, a criança se sente mais segura e tranquila. Vale a pena oferecer!

Toque de carinho
Se o nervosismo tomou conta, uma boa massagem pode ser suficiente para acalmar os ânimos. Tire toda a roupa do seu filho, em local tranquilo e com temperatura adequada, besunte sua mão com óleo próprio para bebês e faça movimentos suaves e constantes por todo o corpo dele. Aproveite para escolher um produto formulado com fragrâncias delicadas como a erva-doce e a lavanda, que têm o poder de acalmar.

O que fazer quando o bebê está nervoso?

Óleo Suave Granado: fragrâncias suaves de erva-doce e lavanda para acalmar (Foto: Divulgação)

Você já curtiu Crescer no Facebook?

O que fazer para acalmar bebê nervoso?

Como acalmar o bebê – Acompanhe nesses 8 passos!.
Mantenha a calma. Um choro de bebê incessante pode deixar os pais realmente exaustos e sem paciência. ... .
Balance o bebê ... .
Enrole o bebê ... .
Coloque o bebê de lado. ... .
Faça um som leve. ... .
Estimule a sucção para acalmar o bebê ... .
Dê um banho quente no pequeno. ... .
Mude o ambiente..

É normal o bebê ficar nervoso?

É um quadro comum e pode ser passageiro. Mas existem também situações envolvendo o ambiente em que ele está. Se a criança recebe muitos estímulos, mesmo quando deveria relaxar, pode ter dificuldade para dormir. Mudanças constantes de locais também podem trazer incômodo para os pequenos.

O que fazer quando o bebê está muito irritado?

Toque de carinho Se o nervosismo tomou conta, uma boa massagem pode ser suficiente para acalmar os ânimos. Tire toda a roupa do seu filho, em local tranquilo e com temperatura adequada, besunte sua mão com óleo próprio para bebês e faça movimentos suaves e constantes por todo o corpo dele.