Quando surgiu as organizações internacionais e qual a importância para o cenário interacional?

Quando surgiu as organizações internacionais e qual a importância para o cenário interacional?

Leticia Gonçalves – Acadêmica do 2º semestre de Relações Internacionais da UNAMA.

As organizações internacionais são consideradas atualmente parte central da política internacional, assim como da vida social ao redor do mundo (HERZ, RIBEIRO & TABAK, 2015).

A disciplina de Organizações Internacionais abrange desde discussões como o padrão que a Organização das Nações Unidas (ONU) até explicações sobre a estrutura organizacional dos países. Conhecida inicialmente como “Organização das Sociedades Humanas” (SEITENFUS, 2012), foi introduzida no século XVII por conta do modelo de Estado da época. Entretanto, o mundo começa a conhecer as relações internacionais de modo mais profundo, causando a necessidade do Estado em introduzi-la de modo mais efetivo, já que, apesar de forte influência e máximo respeito, não conseguia/consegue transmitir segurança a todos os seus cidadãos. 

Sabe-se que as organizações internacionais entram na atual sociedade para “fazer a ponte” das relações entre diversos estados para que o número de guerras e pequenos conflitos sejam reduzidos. É a partir da primeira guerra mundial que essas organizações geraram objetivos específicos, como: economia, ambiente, militarismo, dentre outros, trazendo positividade no domínio da paz. Por exemplo, a uma pandemia causada pelo covid-19, que se perdura a quase 12 meses, a qual, gerou e ainda está gerando desemprego, fome e a necessidade de medidas urgentes. Em soma a isso, uma das principais organizações, a FMI (Fundo  Monetário Internacional) está atuando fortemente, por meio de empréstimos, que visam a melhoria e a estagnação de uma boa economia, além de saúde e renda. 

Em sua obra “O paradoxo do poder americano” (2002), o cientista político liberal Joseph Nye Jr. consegue explicar um dos mais famosos conceitos existentes em R.I, o Soft Power. Este mecanismo serve para mostrar que o poder não esta apenas na “bolha” do Estado, mas sim, é compartilhado por diferentes atores, sendo estatal ou não estatal. Mas, é a partir desse ponto que fica o questionamento; “E onde isso se encaixa?”, e a resposta para isso é: “Em tudo, incluindo nas organizações internacionais”. O Soft Power (poder brando), como uma nova modalidade, busca provar que há outras maneiras de obter poder globalmente e é com o usar da aptidão de cada país que se pode causar influências sobre os outros, pois, “o poder brando se arrima na capacidade de definir a agenda política  para formar as preferências  dos demais” (NYE, 2002, p. 37). Em virtude disso, as OIS servem para persuadir, em escala global, diferentes países buscando sempre a cooperação e a concórdia entre a teia global existente, além de ser o “poder brando” que faz com que essas entidades consigam tirar os resultados que precisam. 

Logo, o poder, a cooperação e a existência de tais organizações fazem com que o nosso cenário coletivo e mundial seja complexo, mas, ao mesmo tempo, de extrema importância e necessidade para a formação do ser humano. 

REFERÊNCIAS 

HOFFMAN, Andrea R; HERZ, Mônica;  TABAK, Jana. Organizações Internacionais: História e Práticas.[s.l.]: GEN Atlas, 2015.

MARTINELLI,  Caio B. O Jogo Tridimensional: o Hard Power, o Soft Power e a Interdependência Complexa, segundo Joseph Nye. Conjuntura Global, vol. 5 n. 1, jan./abr., 2016, p. 65-80.

NYE, Joseph S. Soft Power: The Means To Success In World Politics.[s.l.]: PublicAffairs, 2004.

SEITENFUS, Ricardo. Manual das organizações internacionais. – Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2012. 

TABARIN, Charles S. O soft power na geopolítica contemporânea: ativismo brasileiro em conferências sociais e ambientais da ONU. Terra Livre – N. 51 (2): 94-119, 2018.

Algumas entidades e organizações internacionais são muito importantes no contexto geopolítico internacional. Algumas delas possuem um poder político muito forte e uma influência que se estende nas mais diversas partes do mundo. Criadas cada uma com uma importante missão, elas fazem parte do cenário que configura as relações internacionais na sociedade atual.

A seguir, vamos conhecer rapidamente as principais organizações internacionais da atualidade e algumas de suas características principais.

ONU – Organização das Nações Unidas

A ONU é considerada como uma das mais importantes entidades multilaterais do mundo. Ela foi criada depois do final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) para promover a paz e o desenvolvimento social em todo o planeta. Assim sendo, ela atua em assuntos de conflitos internos dos países e também internacionais, bem como discute sobre a cultura, a economia, o comércio e assuntos diplomáticos em geral.

Quando surgiu as organizações internacionais e qual a importância para o cenário interacional?

Bandeira da Organização das Nações Unidas

Essa organização estrutura-se em seis diferentes órgãos, dentre os quais merecem destaque: a Assembleia Geral (AG) e o Conselho de Segurança (CS). Na AG, conta-se com a participação de todos os países e aprovam-se resoluções sobre os mais diversos temas políticos do mundo. Já o CS é uma esfera decisória máxima que, no entanto, conta apenas com cinco membros efetivos (Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Rússia) e dez que mudam a cada dois anos. Vale salientar que qualquer um dos membros permanentes possui o poder de vetar qualquer decisão da entidade.

Otan – Organização do Tratado do Atlântico Norte

A Otan foi criada durante o episódio histórico da Guerra Fria, uma disputa sem conflitos diretos entre Estados Unidos e União Soviética. Nesse caso, a Otan era uma aliança de cunho militar entre os principais países que formavam o eixo capitalista ao lado dos EUA, em oposição ao pacto firmado pelos países socialistas, o Pacto de Varsóvia, que já foi extinto. Atualmente, a organização conta com mais de 25 países e é a principal frente de atuação militar e de intervenção em conflitos no mundo.

FMI – Fundo Monetário Internacional

O FMI é uma instituição monetária e econômica criada para dar suporte financeiro aos países e controlar os rumos da economia mundial, principalmente no sentido de evitar crises internacionais capitalistas. Assim, quando um país precisa de ajuda financeira, ele pode recorrer ao fundo monetário e receber empréstimos a juros relativamente baixos. Em troca, esse país deverá ajustar as suas perspectivas econômicas, diminuindo os seus gastos. Dessa forma, todos os assuntos referentes ao crescimento econômico, ao desenvolvimento, às trocas comerciais internacionais e ao sistema financeiro estão na alçada de temas tratados pelo FMI.

OCDE – Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico

A OCDE é uma organização criada na década de 1960 para promover o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento do comércio internacional, definindo os gastos em políticas públicas por parte dos principais países desenvolvidos. Sua criação veio para substituir a Organização Europeia para a Cooperação Econômica, que havia sido criada pelos EUA para fortalecer o Plano Marshall, uma ajuda econômica para os países europeus em troca de seu apoio durante a Guerra Fria.

OMC – Organização Mundial do Comércio

A OMC é o organismo internacional que regula e define o comércio multilateral entre os países, tendo como meta também a liberalização do comércio em todo o planeta. Assim, essa organização é utilizada quando os países se sentem prejudicados com tarifas protecionistas, ou seja, quando um país importador de um determinado produto coloca impostos muito altos sobre ele, tornando-o mais caro e inviável para a comercialização.

Além desses organismos internacionais, existem outras instituições de grande relevância para a geopolítica global, como a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), a OIT (Organização Internacional do Trabalho), a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Banco Mundial e muitas outras. Todos elas regulam a atividade política, econômica, diplomática e militar em todo o mundo e auxiliam no sistema de cooperação entre os países.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Como surgiram as organizações internacionais e qual a sua importância para a sociedade?

As primeiras organizações internacionais tiveram suas origens através das necessidades do que o mundo internacional vivenciava durante o século XIX. Tais organizações eram restritas a uma cooperação no domínio administrativo, ou seja, assumia nessa época uma forma de uniões administrativas.

Quando surgiram as primeiras organizações internacionais?

A origem das organizações internacionais contemporâneas remonta a meados do século XIX com a criação de mecanismos institucionalizados que facilitavam a cooperação técnica entre as potências européias da época.

Quais a importância das organizações internacionais para o cenário mundial?

Em virtude disso, as OIS servem para persuadir, em escala global, diferentes países buscando sempre a cooperação e a concórdia entre a teia global existente, além de ser o “poder brando” que faz com que essas entidades consigam tirar os resultados que precisam.

Em que contexto surgem as organizações internacionais?

A OIT - Organização Internacional do Trabalho - foi fundada em 1919 durante o Tratado de Versalhes (que pôs fim a Primeira Guerra Mundial). O principal objetivo da OIT é garantir e promover a justiça social a partir da fiscalização e regulamentação das relações e situações de trabalho no mundo.