Imagens de sangramento de nidação

Meninas! Acabei de engravidar! E tive a famosa nidação! Vou contar a história pra vocês entenderem, ok? Tentarei ser breve: tive uma gravidez química no mês passado, menstruação atrasou 05 dias, ok, por conta disso minha médica pediu ultrassonografia pra ver se tava tudo ok, no dia que eu fiz a Dra. falou : você irá ovular hoje! Estranhei pois estava no 11° dia do ciclo, mas treinei como sempre! Isso ocorreu dia 08/06! Dia 18/06 já consegui uma listra bem discreta no teste de farmácia com sensibilidade de 10mui/ml e marquei médica pois a outra gravidez química tava mto recente e estava com medo de perder outro, no dia 19/06 começou o “sangramento”, era nidação...vou mandar fotos pra vocês verem como foi! Gente, é um nada de sangue mesmo, questionei a médica “como pude pegar um teste positivo antes da nidação?” Ela disse assim “provavelmente o sangramento se deu na hora que fixou MESMO no teu endométrio” e tbm disse que é normal sentir umas pontadinhas, eu senti uma ardidinhas, como se algo tivesse entrando na minha barriga! Enfim, depois disso, no outro dia eu acordei MEGA enjoada, eu já tava com enjoo mas era um nada comparado ao que eu to sentindo! Fiz outro teste e já tava mais forte a linha, hoje fiz o de sangue e confirmou mesmo a gravidez! Espero poder ajudar vocês, lembrando que eu sou mega atenta aos sintomas e sensíveis com o meu corpo, ok? Tem gente que não sente nada, e outra, nem todas temos nidação, estou compartilhando com
o intuito de ajudá-las, mas o que ocorreu comigo é só mais uma história e não a regra!!! 

O sangramento de nidação pode acontecer entre 5 a 7 dias após a fecundação e corresponde a um pequeno sangramento de cor rosa ou marrom que dura poucas horas, no entanto nem todas as mulheres apresentam esse sintoma, sendo importante estar atenta a outros sintomas de gravidez, como cólicas, dor abdominal fraca e sensação de pontadas na barriga, por exemplo.

A nidação, também chamada de implantação, corresponde à fixação do óvulo fecundado pelo espermatozoide na parede do útero, dando início ao processo gestacional, em que há variações hormonais e formação das estruturas essenciais para o desenvolvimento do bebê. Saiba mais sobre a nidação.

Imagens de sangramento de nidação

Índice

  • O que é nidação?
  • Qual o aspecto desse sangramento de nidação?
  • Diferença entre menstruação e nidação
  • Nidação: 3 Principais Sintomas
  • O que acontece após a nidação?
  • Demais peculiaridades sobre a nidação

Entende-se por nidação o processo de fixação do óvulo que foi fecundado na Trompa de Falópio e migrou para o útero, se fixando na mucosa do endométrio, que é a parede que reveste a parte interna do útero.

O processo ocorre tanto em gestações ocorridas de forma natural e em tratamentos de reprodução humana, e leva, em média, cinco a sete dias para ocorrer. Ou seja, da formação do zigoto até a implantação no útero, todo esse caminho a ser percorrido pode demorar cerca de uma semana.

Esse tempo pode variar de acordo com o ciclo de ovulação da mulher, sendo cinco a sete dias a média definida pela medicina para começar a contagem das semanas gestacionais.

Nesse processo de fixação do zigoto pode ocorrer um leve sangramento, com duração média de três dias. Esse sangramento ocorre, pois, ao aderir ao endométrio, esse zigoto colabora para o processo de escamação de pequenas partes da camada endometrial, que são expelidas pelo organismo.

A nidação pode ser facilmente confundida com escapes fora do período menstrual, sendo importante que essa mulher, tentante ou não, tenha acompanhamento ginecológico e relate tais situações ao médico que colabora na preservação de sua saúde.

Imagens de sangramento de nidação

Qual o aspecto desse sangramento de nidação?

O sangramento de nidação tem fluxo pequeno e cor que varia de um leve tom rosado ao marrom. É importante ressaltar que toda mulher passa pelo processo de nidação, mas o sangramento pode não ocorrer para todas.

Diferença entre menstruação e nidação

A diferença entre esses fenômenos do corpo feminino são:

  • Menstruação: tem duração média de cinco a sete dias, ocorrendo em dias específicos, ou seja, a cada 28 dias em média. Existem mulheres com ciclos mais longos ou mais curtos. O sangramento tem cor avermelhada vibrante, tornando-se mais claro com o passar dos dias e evidencia que a mulher não está grávida. A duração do ciclo também pode variar entre as pacientes.
  • Sangramento de nidação: ocorre fora do período menstrual e pode apresentar tom levemente puxado para a cor rosa ou marrom. Dura três dias e pode ser considerado um dos sintomas de gravidez. É um sangramento bem leve, ou seja, não tem fluxo contínuo como a menstruação.

É importante evidenciar que, se o sangramento de nidação for superior a três dias e apresentar fluxo intenso e cor vermelho vivo, é necessário procurar atendimento junto ao ginecologista.

A Dra. Stephanie Majer, especialista em Reprodução Humana aqui da Mater Prime, explica qual o melhor dia para engravidar. Clique aqui e veja o vídeo.

Nidação: 3 Principais Sintomas

A nidação, na maioria das vezes é assintomática, ou seja, ocorre sem que a mulher perceba nada de diferente em seu organismo antes da ocorrência do sangramento. Mulheres que são mais atentas às mudanças em seu corpo costumam relatar dor pélvica leve ou cólica.

Entretanto, a nidação pode vir acompanhada de sintomas típicos de uma gravidez, sendo eles:

  1. Enjoos;
  2. Vômitos;
  3. Sonolência.

Tais condições têm relação direta com a produção do hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG), identificado como hormônio da gravidez. O HCG e demais hormônios que passam a ser produzidos pelo organismo agem como agentes protetores do feto, impedindo que o organismo da mulher tente expeli-lo.

O que acontece após a nidação?

Ocorre a concretização da gestação, uma vez que o zigoto se implantou na camada do endométrio e de lá passou a ter acesso a oxigênio e demais nutrientes para o desenvolvimento do saco gestacional e crescimento do feto.

Assim que a mulher identificar quaisquer sintomas de uma gravidez deve procurar aconselhamento junto ao ginecologista obstetra e dar início ao seguimento pré-natal. O primeiro trimestre gestacional demanda cuidados, por isso é necessário atenção por parte da gestante neste período.

Imagens de sangramento de nidação

Demais peculiaridades sobre a nidação

Outro ponto a ser destacado é que a nidação só é indicativo de gravidez quando, somado ao episódio, essa mulher apresentar atraso menstrual superior a 15 dias.

Caso contrário foi um escape ou sangramento fora do período menstrual que deve ser investigado junto ao ginecologista, uma vez que pode ser indicativo de uma outra condição clínica.

Mulheres que estão em tratamento de reprodução assistida são aconselhadas a terem alguns cuidados no período pós transferência dos embriões. Para que a nidação ocorra, é indicado uma melhora na alimentação com a inserção de alimentos ricos em colágeno, agente que colabora para o fortalecimento do endométrio.

É recomendado ainda a não ingestão de café e bebidas alcoólicas, assim como evitar carregar peso e praticar exercícios de alto impacto. Essas são algumas informações sugeridas. Caso tenham restado dúvidas sobre a nidação, agende uma consulta com um dos ginecologistas obstetras especialistas em reprodução humana assistida da Mater Prime.

Imagens de sangramento de nidação

Fonte:

Sociedade Brasileira de Reprodução Humana;

Revista Reprodução & Climatério;

Manual de Ginecologia Endócrina da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia;

Clínica Mater Prime.

Imagens de sangramento de nidação

Qual é a cor da nidação fotos?

Esse sangramento não é abundante e tem cor que varia desde o marrom, semelhante à borra de café, ao rosado, e surge até 5 a 7 dias após a fecundação.

Como ter certeza que foi nidação?

Quais os sintomas da nidação? Na maioria das vezes, a nidação é assintomática. Porém, algumas mulheres podem apresentar cólicas abdominais de fraca intensidade, sensação de pontadas no baixo ventre. O normal é que os sintomas durem até 3 dias no período anterior à data prevista da menstruação.

Como é o aspecto do sangramento de nidação?

Como é o sangramento de nidação? Devido a esse processo, pode ocorrer um discreto sangramento, parecido com menstruação, mas com fluxo muito menor, mais escuro e intermitente.

Quanto tempo após a nidação O teste dá positivo?

Esse tempo de espera é importante porque seu corpo precisa desenvolver um nível de hormônio hCG suficiente para ser detectado pelo teste de gravidez. Na maioria dos casos, é possível detectar os níveis de hCG de 7 a 12 dias após a implantação bem-sucedida de um óvulo.