O que é uma onda incidente?

Quando uma onda sofre refração?

Refração: Ocorre refração quando a onda muda seu meio de propagação. A luz do Sol, por exemplo, vem da estrela através do vácuo e sofre refração ao entrar na atmosfera terrestre. Na refração, a velocidade de propagação da onda será alterada, pois a mudança de meio gera mudança no comprimento de onda.

O que é reflexão de pulso incidente?

Os pulsos que se propagam em cordas refletem se mantendo a mesma forma do pulso original, também chamado de pulso incidente, se essa corda tiver a extremidade livre. Dizemos que a reflexão ocorre sem inversão de fase.

Como calcular a frequência da onda incidente?

Na refração a freqüência das ondas incidentes é a mesma que das ondas refratadas (a fonte é a mesma) e, como V = λf f = V/λ V e λ são diretamente proporcionais (maior V, maior λ e vice versa).

O que é uma onda refratada?

A refração ocorre quando uma onda passa de um meio para outro, com características diferentes. Na refração, a velocidade de propagação da onda (v) e seu comprimento de onda (λ) mudam, mas sua frequência não, pois f só depende da fonte. A onda refratada sempre estará em fase com a onda incidente.