O que é uma análise externa?

1576 palavras 7 páginas

Análise Externa da Empresa
O objetivo da análise externa é avaliar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças. Nesse trabalho, a função do executivo é identificar os componentes relevantes do ambiente e, feito isso, analisá-los quanto à situação de oportunidades ou ameaças para a empresa.
O ambiente empresarial não é um conjunto estável, mas um conjunto muito dinâmico onde atuam grandes quantidades de forças , de diferentes dimensões e naturezas constantemente mutáveis, pois cada uma delas interfere, influencia e interage com as demais forças do ambiente. Nesse contexto, as empresas devem procurar aproveitar as oportunidades, bem como amortecer as ameaças ou, simplesmente, adaptar-se a elas.
É importante e necessário que se ligue os fatores externos e internos à empresa, entretanto, é interessante que essa interligação se faça depois da concretização das análises dos fatores externos e internos de maneira isolada.
Deve-se considerar que as oportunidades certas serão escolhidas se: o foco centrar-se na maximização de oportunidades e não na minimização das ameaças; todas as principais oportunidades forem analisadas conjunta e sistematicamente; se forem compreendidas quais oportunidades se adaptam à atividade básica da empresa; houver equilíbrio entre oportunidades (imediatas e de longo prazo).

Toda empresa é parte integrante de seu ambiente. Enquanto os níveis mais baixos da empresa (nível operacional) relacionam-se com aspectos internos, a tarefa dos níveis mais elevados (nível estratégico) concentra-se em estudar e mapear as oportunidades e ameaças que o ambiente impõem à empresa.
A análise ambiental corresponde ao estudo dos diversos fatores e forças do ambiente, às relações entre eles ao longo do tempo e seus efeitos ou potenciais efeitos sobre a empresa, baseando-se nas percepções das áreas em que as decisões estratégicas da empresa deverão ser tomadas. A análise ambienta costuma ser usada sob dois


Relacionados

  • MATRIZ SWOT: O PENSAMENTO ESTRATÉGICO APARTIR DA ANÁLISE INTERNA E EXTERNA DA EMPRESA

    1356 palavras | 6 páginas

    SWOT: O PENSAMENTO ESTRATÉGICO APARTIR DA ANÁLISE INTERNA E EXTERNA DA EMPRESA FAUSTO TEIXEIRA NETO JOVANDA RODRIGUES LOPES LUANA MACHADO SILVA RAFAELA DA SILVA BARBOSA SAMANTA MONDINI MARCEL STANLEI MONTEIRO Orientador Resumo: Este artigo faz análise sobre o ambiente interno e externo da empresa, como uma ferramenta estratégica apartir….

  • analise ambiental

    2272 palavras | 10 páginas

    descreva o que se entende por análise ambiental? Análise ambiental engloba o que chamamos de “Macro ambiente” (Políticas públicas, Economia, Meio ambiente, Educação, Classes Sociais, Segurança, Saúde) e o ambiente de tarefas (consumidor, cliente, concorrentes, distribuidores, fornecedores e agências reguladoras), os quais expõem as oportunidades,ameaças,forças e fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da sua missão. Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente….

  • documento1

    1561 palavras | 7 páginas

    Planejamento Estratégico Análise externa Roberto César 1 12:33 Análise externa A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a sua atual posição produtos versus mercados e, prospectiva, quanto a sua posição produtos versus mercados desejada no futuro. O ambiente empresarial não é um conjunto estável, uniforme e disciplinado, mas um conjunto bastante dinâmico em que atua, constantemente….

  • gestão Produção

    7285 palavras | 30 páginas

    gestão de fontes externas de informação tecnológica, focalizando as práticas adotadas pelas empresas, visando construir um referencial teórico-prático para o desenvolvimento de um processo de inovação tecnológica sustentável. A gestão de fontes de informação não ajuda somente a organização a combinar as fontes de informação internas e externas a serem consideradas, mas também a ampliar as suas atividades de inovação. As empresas estão incrementando as alianças para o uso de fontes externas de informação….

  • Planejamento estratégico

    860 palavras | 4 páginas

    Interdisciplinar I Prof. Ms. Sergio Luiz Aguilar Dotto 1 Capítulo 4 – Elaborando o PN (Análise de Ambientes) Análise dos Ambientes Macroambiente Microambiente Ambiente Interno Análise dos Ambientes Fatores Positivos Fatores Internos Fatores Negativos S- Strenghts W – Weaknesses Pontos Fortes Pontos Fracos Fatores Externos SWOT O – Oportunities Oportunidades T – Threats Ameaças Análise dos Ambientes Pontos Fortes e Pontos Fracos Fatores Positivos Fatores Internos….

  • plano de negócios

    1501 palavras | 7 páginas

    2 Histórico da Empresa e/ou seus Promotores4 3 Análise Externa ou de Mercado6 3.1 Dimensão 3.2 Estádio de desenvolvimento 3.3 Clientes 3.4 Concorrência 4 Análise Interna (ponto 4 e 5 do documento “Como elaborar um plano de negócios”) 4.1 Competências de Gestão 4.2 Marketing 4.3 Recursos Humanos 4.4 Produto e Produção 5 Análise SWOT 6 Estratégia Comercial 6.1 Estratégias de Negócio 6.2 Estratégias Funcionais e Operacionais 7 Análise Financeira 8 Referências….

  • BLOG

    30175 palavras | 121 páginas

    BLOG Uma vez que a análise macroambiental e da concorrência foram feitas, é possível determinar como será a nova empresa, que tipo(s) de produto(s) ou serviços oferecerá etc. Neste capítulo, portanto, devem ser apresentadas as informações relevantes da empresa, como: Missão, Visão, Valores e Objetivos. Localização prevista, se haverá Filiais, Fábricas ou Postos de prestação de serviço. Principal Categoria de Negócio e Outras Categorias de Negócio. Estrutura. Fluxograma. Organograma e outros.….

  • Planejamento estratégico

    871 palavras | 4 páginas

    situação da empresa quanto a seus aspectos internos e externos?”, Verificando o que a empresa tem de bom, de regular ou de ruim em seu processo administrativo. A decisão de planejar decorre da percepção de que os eventos futuros poderão não estar de acordo com o desejável, se nada for feito. O ponto de partida para essa percepção é a disponibilidade de diagnósticos, de análises e projeções da empresa. Portanto, é fundamental que a empresa tenha um otimizado sistema de informações externas e internas….

  • Análise Estruturada

    1278 palavras | 6 páginas

    Análise estruturada de sistemas Sistemas de Informação Noções básicas Análise estruturada de sistemas • Conjunto de técnicas e ferramentas, em constante evolução, originado do sucesso da programação e do projeto estruturado de sistemas Chris Gane e Trish Sarson Análise estruturada de sistemas Consiste na construção de um modelo lógico de sistema, utilizando técnicas gráficas capazes de levar usuários, analistas e projetistas a formarem um quadro claro e geral do sistema….

Outros Trabalhos Populares

O que é análise interna e externa?

Pode-se dividir a análise SWOT de uma empresa em duas partes: Ambiente interno, onde serão identificados os pontos fortes e as fraquezas de uma empresa; Análise do ambiente externo, onde estão as ameaças e as oportunidades.

Como fazer uma análise externa?

Na verdade, a análise externa deve ser feita antes que a empresa execute seu planejamento estratégico..
Determine as variáveis ​​mais importantes no ambiente..
Pesquisar fontes de informação..
Colete as informações..
Analise e avalie as informações..
Tome decisões e planeje estratégias..

O que é uma análise interna?

A Análise Interna consiste num estudo em que se procura avaliar a quantidade e qualidade dos recursos existentes na organização, entre os quais os recursos humanos, os recursos materiais, os recursos financeiros e os recursos organizacionais.

Qual a finalidade da análise externa da empresa?

A principal finalidade da análise externa é estudar a relação da empresa com o ambiente em termos de oportunidades e ameaças, além de avaliar como a empresa está posicionada com seus produtos em relaç