O que é um método de ensino?

Cada criança é única e possui uma forma mais eficiente de assimilar o conhecimento. Os diferentes métodos de ensino podem ajudá-las a ampliar a capacidade de aprendizado. Portanto, saber o que são métodos de ensino é fundamental para conduzir uma aula. 

Existem escolas que adotam um único método de ensino e seguem apenas com ele. No entanto, alternar entre métodos de ensino mais utilizados também pode ser uma boa forma de aumentar as possibilidades de aprendizagem. 

Diversificar os métodos de ensino não só amplia as alternativas de aprendizagem dos alunos, como também leva mais possibilidades para a sala de aula. Afinal, não podemos afirmar que existem melhores métodos de ensino do que outros, pois o que é bom para uma criança pode não ser para outra. Dessa maneira, o melhor método de ensino é aquele que a criança consegue aprender. 

Antes de explicar como classificar os métodos de ensino e quais são os métodos de ensino mais utilizados, o primeiro passo é falar o que são esses métodos de ensino. Confira!

O que são métodos de ensino?

Método de ensino é um conjunto de ações, estratégias e práticas de ensino que visam garantir a aprendizagem do aluno. Dessa maneira, ao entender o que são métodos de ensino, um professor pode optar como organizar a aula para alcançar o seu objetivo que é o de ensinar, como escolher entre os métodos de ensino, por exemplo.

No entanto, algumas já possuem um método de ensino pré-determinado, no qual todos os professores estudam-no para desenvolvê-lo em sala de aula.  

Leia também: O que é ensino híbrido? 6 recomendações para implementar na sua escola ou universidade

Como classificar os métodos de ensino?

Uma forma de classificar os métodos de ensino é por meio de aspectos externos, ou seja, como o conteúdo é trabalhado dentro de sala de aula. Dessa forma, ele pode ser:

  • Passivo: Quando o professor é quem transmite seu conhecimento e o aluno recebe as orientações; 
  • Ativo: Nessa classificação o aluno e o professor interagem. Assim, o aluno deixa de ser um agente passivo e torna-se um participante ativo na construção da sua aprendizagem.
  • Interativo: Aqui existe uma maior interação tanto entre aluno e professor como entre alunos e alunos. Nesse tipo há uma grande cooperação entre todas as partes no processo de aprendizagem. 

Depois de entender como classificar os métodos de ensino, você pode estar se perguntando quais são os métodos de ensino mais utilizados, certo? Separamos alguns dos  métodos de ensino mais utilizados no Brasil com cada uma das características acima. Confira a lista a seguir. 

Quais os principais métodos de ensino?

Método Tradicional

Entre os  métodos de ensino mais utilizados no Brasil está o tradicional. Certamente é o que a maioria dos brasileiros conhece. Nele, o professor está no centro, com o conhecimento. É ele o responsável por compartilhar aquilo que aprendeu com o aluno. 

Nesse método de ensino o aluno é avaliado ao longo do ano com exercícios e provas que valem nota e possuem um prazo definido para serem entregues. Caso o aluno não consiga atingir a nota mínima ele é reprovado e precisa repetir aquele de aprendizado até que alcance o mínimo necessário.  

Para os estudos são utilizados livros e apostilas pré-determinadas para cada ano. As escolas que adotam esse método têm como objetivo principal fazer com que o aluno consiga uma vaga em uma universidade e tenha boas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Método Montessoriano

O método de ensino Montessoriano tem como base a filosofia criada pela italiana Maria Montessori. Nele, o foco da aprendizagem é na própria criança. É ela que decide aquilo que quer estudar, ela tem liberdade de escolha

Ele respeita a necessidade individual da criança e incentiva a autoformação. O papel dos adultos nesse método de ensino é ajudar no processo, respeitando o tempo e o ritmo de cada criança. 

Ele contribui para a formação de pessoas mais criativas, independentes e confiantes. Dessa maneira, o método montessoriano também fomenta atividades colaborativas e envolve crianças de diferentes idades. 

Método Construtivista

O método Construtivista foi criado com base nas pesquisas do biólogo suíço Jean Piaget. Dessa maneira, ele também pode ser conhecido como piagetiano. O método construtivista também coloca a criança no centro da proposta pedagógica e não o professor, que passa a ser um mediador e a pessoa responsável por trazer os problemas a serem discutidos em sala de aula.  

Os alunos desse método são estimulados a ter um pensamento crítico sobre questões do mundo. Ele é capaz de olhar a realidade de diferentes pontos de vista. 

As avaliações nesse método acontecem ao longo de todo o ciclo de aprendizagem e podem ser feitas das mais diversas maneiras dependendo da atividade. Esse método considera que cada aluno possui a sua maneira própria de adquirir conhecimento e respeita o modo de cada um. 

Leia também: O que é blended learning e quais as vantagens desse método de ensino?

Método Waldorf

O método Waldorf foi criado pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner. Esse método considera o desenvolvimento da criança de forma integral, ou seja, o físico, intelectual, espiritual e artístico.

O mesmo professor de sala de aula acompanha a turma desde o primeiro ano até o equivalente ao ensino fundamental, quando outros professores especialistas passam a orientar os estudos. 

A avaliação dos alunos é feita durante as atividades em aula e os pais recebem um relatório detalhado a cada trimestre que mostra o desempenho do filho. Essa avaliação é individualizada e serve para os pais entenderem quais as dificuldades e aptidões dos filhos. 

Em todas as escolas que utilizam esse método de ensino as crianças aprendem inglês e alemão, além do português e o currículo contém também disciplinas como astronomia, meteorologia, trabalhos manuais, jardinagem, artes dramáticas, entre outras. 

Veja no vídeo abaixo um pouco mais sobre esse método de ensino:

Método Freinet

Quem criou o método Freinet foi o pedagogo francês Célestin Freinet. A principal característica desse método é a cooperação. A aprendizagem nesse método se dá por meio de trabalhos que são feitos junto com outros alunos. Dessa maneira, a criança é estimulada a compartilhar.  

Nesse método de ensino as avaliações são feitas de acordo com o progresso da criança. É uma comparação de como o aluno aprendeu anteriormente e como foi seu desempenho na tarefa atual, avaliando se houve progresso. Com isso, ela não é comparada com outras crianças e sim consigo mesma.

Como escolher métodos de ensino para a aula?

Como sabemos, cada criança é única e o que funciona para uma pode não ser o ideal para outra. Então, como escolher entre os métodos de ensino que o professor vai utilizar na aula, não é mesmo? 

Para isso, é necessário não apenas entender o que são métodos de ensino ou quais métodos de ensino são mais utilizados, mas, sim, como é a sua turma. É essencial que o professor entenda o perfil da classe, como é a realidade dela e da escola e faça um bom planejamento com essa base. 

Para esse bom planejamento, para o acompanhamento dos alunos e criação de atividades, a ajuda da tecnologia é imprescindível. Para tudo isso é possível utilizar o G Suite for Education que oferece várias ferramentas da Google que traz facilidades tecnológicas.

No G Suite for Education, professores podem simplificar e organizar tarefas, agendar compromissos e desafiar os estudantes a desenvolver o pensamento crítico e a criatividade.

Quer começar a usar ferramentas digitais na educação, mas não sabe como? A Safetec pode te ajudar! Somos uma empresa de consultoria em tecnologia em nuvem. Conheça a Safetec Educação agora!

O que significa método de ensino?

'Conceito de método de ensino' São as ações do professor no sentido de organizar as atividades de ensino, a fim de que os alunos possam atingir os objetivos em relação a um conteúdo específico, tendo como resultado a assimilação dos conhecimentos e o desenvolvimento das capacidades cognitivas e operativas dos alunos.

São tipos de métodos de ensino?

Quais são os principais métodos de ensino?.
Método de ensino tradicional..
Método construtivista..
Método Montessoriano..
Método de Ensino das Escolas Waldorf..
Método de Ensino Freireano..
Método de Ensino Sócio-interacionista..
Fontes..

Qual é a importância do método de ensino?

A intenção é o promover o desenvolvimento de maneira ativa e a capacidade de escolha; criar senso de responsabilidade pelo próprio aprendizado; além de promover a independência e autonomia. Nessa pedagogia, os professores observam, orientam e tiram dúvidas quando solicitados, e não são aplicadas as provas tradicionais.

Quais são os modelos de ensino?

A Sala de Aula Invertida, o School in The Cloud, o Currículo Flexível, o modelo Steam e a Educação Democrática são modelos de educação em destaque em diversas instituições pelo Brasil afora. Com dinamismo e novos métodos de ensino-aprendizagem, esses modelos podem ser ideal para a sua escola.