Como fazer um baião de dois simples

O baião de dois simples é um prato típico nordestino que tem tudo a ver com o Brasil inteiro. Ele é uma adaptação da mistura de arroz e feijão que ganha acompanhamentos saborosos como pimentão, tomate, queijo, bacon e calabresa. Confira essa seleção de receitas com versões deliciosas e fáceis de preparar para inovar no almoço.

1. Baião de dois simples sem carne

Quer inovar no acompanhamento, mas não sabe o que fazer? Coloque em prática essa receita de baião que é rica em sabores e combina com diversas proteínas. Ela mistura arroz, feijão, pimentão e tomate. Para trazer um gostinho típico nordestino, o prato é finalizado com coentro.

Relacionadas

2. Baião de dois simples com pimenta-verde

Para fugir do sabor do dia a dia, tempere seu baião com pimenta-verde. Ela vai trazer uma refrescância na medida certa e saborizar o seu baião junto com cebola, alho, cheiro-verde e cebolinha. Para combinar com essa mistura, uma ótima escolha de proteína é a carne de charque. Não tem erro!

3. Baião de dois simples com pimentão

Essa é uma receita para quem gosta do sabor azedinho do pimentão verde. Ele será utilizado junto com tomate, pimenta-de-cheiro e pimenta calabresa. Aqui, é utilizado o feijão de corda, deixando a receita mais parecida com a original. Todos os ingredientes são cozidos em uma única panela e nenhum sabor será desperdiçado.

4. Baião de dois simples com tempero baiano

Nada melhor do que acrescentar tempero baiano a uma receita típica do Nordeste, né? Aqui, ele será utilizado para saborizar a combinação de arroz, feijão, calabresa, bacon, queijo coalho e pimentão. Uma refeição completa preparada em uma única panela.

5. Baião de dois simples paulista

Essa é uma versão do baião que não economiza ingredientes. Ela é feita com bacon, linguiça calabresa, carne bovina e tomate. As carnes refogadas soltam gordura e dão um sabor especial para o prato. Ele fica cremoso, finalizado com queijo mussarela e cheiro-verde.

6. Baião de dois com carne seca

A proteína escolhida para esse baião é a carne seca. Ela possui uma textura agradável que se mistura facilmente com os demais ingredientes. Para ficar ainda mais saborosa, ela é refogada com cubinhos de bacon, cebola, alho, pimentão amarelo e tomate. O prato fica bem colorido e é uma ótima opção para compartilhar com os amigos.

7. Baião de dois com cebola roxa

Com essa receita, você aprende a cozinhar o feijão para ele ficar no ponto certo do baião. O arroz será cozido diretamente com cebola roxa, bacon, carne seca, calabresa e manteiga. O prato ganha textura e sabor incríveis com pedaços de queijo coalho.

8. Baião de dois com queijo provolone

Esse baião feito no tacho é um motivo delicioso para reunir os amigos. A receita leva linguiça calabresa, bacon, carne seca, pimentões e tomate. Ela possui um ótimo rendimento e não desperdiça nenhum sabor. Para fechar com chave de ouro, será utilizado queijo provolone para dar cremosidade e unir os ingredientes.

9. Baião de dois simples com feijão fradinho

O feijão fradinho é uma ótima opção para o baião, pois ele não produz caldo ao ser cozido, deixando a mistura do baião bem sequinha. Aqui, ele será misturado com arroz parboilizado, bacon, linguiça, pimentão verde, tomate e queijo mussarela. Um prato generoso que dá para compartilhar com toda a família.

10. Baião de dois simples com mix de pimentão

Esse baião é um prato que encanta os olhos! Muito colorido, ele é feito com arroz, feijão, pimentão vermelho, pimentão amarelo, calabresa e bacon. Para ficar ainda mais gostoso, é finalizado com pedaços de queijo coalho fritos e cheiro-verde salpicado. Difícil não agradar os convidados com essa mistura.

Com esses pratos simples e deliciosos, ficou fácil escolher o cardápio para o próximo almoço em família. E se você quiser servir uma entrada nordestina para continuar no clima, confira essas incríveis receitas de bolinho boliviano.

Qual a diferença de baião e baião de dois?

O nome “baião” deriva de uma dança típica, um ritmo musical que foi muito difundido por Luiz Gonzaga, que ficou conhecido nacionalmente como “O Rei do Baião”. O Baião de Dois é um prato completo, ou seja, não precisa de acompanhamento.

O que combina com baião de dois?

Baião de dois (acima) Espumantes e vinhos que possuam uma boa acidez são ideias para contrapor a gordura e a presença do prato. Vinho Espumante Salton Brut – Leve, fresco, cítrico e saboroso, esse espumante é elaborado nas frias montanhas da Serra Gaúcha.

Quais são os benefícios do baião de dois?

O Baião de Dois tem proteína, fibra e açúcar em níveis perfeitos para o organismo. Por isso, quando consumidos e preparados de maneira adequada com pouca gordura e sal, promovem o controle do colesterol.

Porque se chama baião?

O termo baião, que deu origem ao nome do prato cearense, provém de uma dança típica do nordeste, por sua vez derivada de uma forma de lundu, chamada “baiano“.