O que é pronatec e quem pode participar

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com a finalidade de aumentar a capacitação profissional de jovens e adultos de baixa renda. Para alcançar este objetivo, o foco foi democratizar o acesso à educação técnica e profissionalizante, ampliando as vagas e garantindo a gratuidade dos cursos.

O programa oferece cursos de nível tecnológico e profissionalizante destinados aos estudantes que desejam uma rápida inserção na área desejada, além de profissionais já inseridos no mercado de trabalho que buscam o aprimoramento profissional.

O projeto também visa aprimorar o ensino público, popularizar o ensino à distância e aumentar as oportunidades para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para atingir os objetivos propostos pelo projeto, foram criadas múltiplas iniciativas pelo Governo Federal no sentido de melhoria de oferta e qualidade da educação técnica e profissionalizante; desde abertura de novos campi, até a formação de parcerias fortes com instituições de excelência.

Cada subprojeto do Pronatec foi criado pensando nas necessidades e particularidades do público participante, para que, desta forma, o programa possa abranger o maior número de pessoas possível.

De acordo com o MEC, o Pronatec possui, entre seus principais objetivos:

  • Expansão das redes federal e estaduais de EPT;
  • Ampliação da oferta de cursos a distância;
  • Ampliação do acesso gratuito a cursos de EPT em instituições públicas e privadas;  
  • Ampliação das oportunidades de capacitação para trabalhadores de forma articulada com Políticas de geração de trabalho, emprego e renda;  
  • Difusão de recursos pedagógicos para a EPT.

Como o Pronatec funciona?

O Pronatec funciona com base na oferta de cursos gratuitos em instituições de ensino tecnológico, como os Serviços Nacionais de Aprendizagem (SENAI, SENAC, SENAR e SENAT). Deste modo, centenas de vagas são disponibilizadas em todo o Brasil, por meio da Bolsa Formação.

O incentivo é válido para os cursos dos tipos concomitante, subsequente e Pronatec EJA. Além disso, juntamente com a gratuidade, algumas instituições oferecem o auxílio transporte e alimentação aos alunos.

Como forma de ampliar as oportunidades, o Pronatec conta com subprogramas que atendem as necessidades e cenários específicos de diferentes públicos, o que inclui o Pronatec EJA e o e-Pronatec. Confira mais informações sobre ambas as modalidades, a seguir.

e-Pronatec

Como forma de atender os participantes que, devido à rotina diária, não possuem tempo para participar de aulas presenciais, o Pronatec firmou parceria com a rede e-Tec Brasil, oferecendo cursos na modalidade a distância. Assim, o aluno pode acompanhar o conteúdo teórico pelo computador e, quando necessário, realizar as aulas práticas presenciais.

Pronatec EJA

Os jovens e adultos que não concluíram os estudos durante os anos requeridos, também podem participar do programa. Para isso, o Pronatec oferece turmas especiais para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os cursos são oferecidos por meio da Bolsa Formação, sendo totalmente gratuitos.

Encontre a faculdade certa com a gente

Somos serviço que te ajuda a encontrar a sua faculdade ideal e a economizar nas mensalidades. Por meio do nosso site, você consegue vagas em mais de 1100 faculdades.

  • Você encontra sua vaga
  • A bolsa vale até o final do curso
  • Bolsa garantida ou seu dinheiro de volta

O que é a bolsa formação do Pronatec?

A Bolsa Formação é o benefício oferecido pelo Pronatec para estudantes que desejam ingressar em uma formação de nível tecnológico e profissionalizante, além de trabalhadores que procuram se aprimorar profissionalmente. 

Como forma de contemplar os cenários descritos, a bolsa conta com duas modalidades. São elas:

Bolsa formação estudante

Nesta modalidade de oferta, o estudante pode ser beneficiado com uma bolsa para cursos de nível tecnológico, sejam eles concomitantes (realizados conjuntamente ao ensino médio) ou subsequentes (realizados após o término do ensino médio).

Bolsa formação trabalhador

Assim como o nome sugere, esta modalidade atende aos profissionais já inseridos no mercado de trabalho que buscam oportunidades para ingressar em cursos tecnológicos e profissionalizantes. Os beneficiários dos programas de inclusão e profissionais em situação de seguro-desemprego são contemplados pela modalidade.

Quem pode se inscrever no Pronatec?

O programa atende aos diferentes públicos em variados cenários econômicos e sociais. De acordo com o Ministério da Educação, podem participar do Pronatec:

  • Estudantes do ensino médio da rede pública, incluindo alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • Trabalhadores;
  • Beneficiários dos programas federais de transferência de renda;
  • Estudantes que tenham cursado o ensino médio em rede pública de ensino.

Com a Quero, você usa a sua nota do Enem e entra na faculdade

Cadastre-se e tenha acesso a mais de 900 faculdades com a sua nota do Enem. Ah, e pode ser de qualquer edição do exame, desde 2009. Vem!

  • 100% online Entre na faculdade sem sair de casa.
  • É grátis! Garanta sua aprovação antes de escolher sua bolsa.
  • A Nota é aceita em mais de 100 faculdades

Como se inscrever no Pronatec?

Diferente de outros programas de acesso à educação, a inscrição do Pronatec é realizada por intermédio da própria instituição de ensino, não possuindo prazos e datas preestabelecidos. É preciso estar atento às oportunidades que são abertas durante todo o ano. Para consultar as vagas oferecidas em sua região, acesse o site oficial do Pronatec.

Não encontrou a vaga que procurava? Por meio do formulário disponível no site, é possível fazer a solicitação de notificação para novas vagas no curso desejado. Para isto, basta informar seus dados pessoais, o município em que reside, e quais cursos você tem interesse. Quando houver uma nova vaga aberta, você receberá um e-mail com as informações necessárias.

Quais são os tipos de cursos oferecidos no Pronatec?

Para auxiliar os estudantes e profissionais já inseridos no mercado, o Pronatec apresenta cursos voltados para a capacitação profissional, o que inclui a educação técnica, além da formação inicial e continuada. Confira, detalhadamente, os aspectos de ambas as metodologias de ensino.

Educação técnica

A educação técnica oferece, ao aluno, a vantagem de inserção mais rápida no mercado de trabalho. Por meio de aulas práticas e teóricas combinadas, o estudante se forma com o necessário para dar os primeiros passos em uma nova profissão. 

Os cursos técnicos ofertados pelo Pronatec possuem carga horária mínima de 800 horas e possuem modalidades específicas de acordo com o nível de escolaridade.

Formação Inicial e Continuada

A Formação Inicial e Continuada (FIC) é uma modalidade de curso diversa, permitindo, ao estudante, o desenvolvimento dos conhecimentos necessários para iniciar uma nova carreira, podendo se aprimorar em uma área de formação já cursada.

Os cursos possuem carga horária mínima de 160 horas e são ofertados para diferentes escolaridades; é possível encontrar oferta tanto para candidatos que tenham concluído apenas o ensino fundamental, quanto para profissionais da educação com curso de graduação completo.

Quais são as modalidades de cursos técnicos do Pronatec?

Devido a grande diversidade do público presente no programa, o Pronatec conta com cursos de conteúdos variados, incluindo diferentes estruturas e níveis de abordagem. Confira as modalidades de cursos técnicos presentes no Pronatec.

Integrado

Esta modalidade é destinada aos alunos que concluíram o ensino fundamental e desejam ingressar em uma instituição que concilie o ensino médio à educação técnica e profissionalizante.

Vale destacar que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem participar desta modalidade de ensino. 

Concomitante

Estes cursos são destinados aos estudantes do Ensino Médio que pretendem realizar um curso técnico ou profissionalizante em uma instituição de ensino parceira do Pronatec.

Subsequente

Os cursos na modalidade subsequente são destinados aos participantes que já terminaram o ensino médio e estão em busca de uma especialização profissional.

Quais são as diferenças entre o Pronatec e a Quero Bolsa?

Se você deseja ingressar em um curso de nível técnico, saiba que existem diferentes caminhos, como o Pronatec e a Quero Bolsa, por exemplo. Entretanto, como diferencial, a Quero Bolsa oferece descontos de até 80% em diversas instituições nacionais. As ofertas não possuem restrições econômicas, sendo destinadas para profissionais ou estudantes concluintes de escolas públicas e particulares.

Para conferir detalhadamente todas as ofertas acesse o site da Quero Bolsa e encontre o curso de seu interesse. 

Quem pode participar do programa Pronatec?

os estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos; os trabalhadores; os beneficiários dos programas federais de transferência de renda e; os estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.

Como faço para entrar no Pronatec?

Como entro no Pronatec? O Pronatec tem duas formas de ingresso: Sisutec e inscrição direta. Sisutec: é o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica. As inscrições acontecem duas vezes por ano e a seleção é feita a partir da nota do Enem.

Qual o valor que o Pronatec paga?

E, recentemente, passou a ser beneficiado pelo Pronatec. Recebe R$ 10 por hora por aluno, para oferecer cursinhos de 160 horas.

Quem pode se inscrever no Pronatec 2022?

Requisitos do Pronatec 2022 Não ter realizado outros três cursos Pronatec no ano de inscrição; Frequentar diariamente o ensino fundamental, ensino médio, EJA ou ter concluído o ensino médio; Inscrição no CadÚnico e recebimento de auxílio governamental; Baixa renda familiar – até dois salários mínimos federais.