O que é preservar a história?

42Shares

O patrimônio histórico arquitetônico pode ser qualquer edificação que represente parte da história local de uma cidade ou município. A primeira coisa que se destaca quando se faz uma visita a algum lugar, são os prédios históricos ou as construções que de alguma forma representem ou trazem em suas características pistas sobre a história da localidade visitada e de seus habitantes.

Esses patrimônios despertam o interesse, instigam a procura por mais informações sobre o lugar, representam a materialização da cultura de uma localidade, além de trazer em suas características e no estilo a história das pessoas que o construíram.

Infelizmente, em geral, a maioria dos patrimônios não são vistos com tão bons olhos pelas autoridades. São conhecidas as histórias e frequentes os casos de descaso, demolições e abandono de prédios que são verdadeiras testemunhas da história local, e que fazem a importante ligação entre a população e sua identidade cultural.

É claro que não podemos ser contra o progresso, ou esperar que tudo continue para sempre como está, pois o desenvolvimento não pode ser parado. É evidente que nossas cidades devem se modernizar, que novas construções devem surgir e a paisagem mudar, mas o que não deve nunca deve ser deixado de lado é a preservação do patrimônio histórico, pois ele representa a materialização da nossa história e da identidade cultural coletiva. A perda do patrimônio representa a perda da história e da identidade, o que pode ser preocupante, pois a história do nosso município e do local onde moramos é única e insubstituível, e a destruição das suas representações materiais representa o esquecimento de parte da nossa identidade cultura, e esquecer nossa cultura é esquecer quem somos.

O que foi destruído está perdido para sempre, restando apenas o eventual registro iconográfico e a memória particular daqueles que viram com seus próprios olhos determinado monumento. O que nos resta fazer é reconhecer a importância do patrimônio remanescente, conscientizar a população de sua importância coletiva, mudando a concepção antiga de que coisa velha não tem importância e cobrar das autoridades responsáveis a correta preservação de tudo aquilo que tiver relevância para a história coletiva e da região.

42Shares

Compartilhar



O Patrimônio Histórico é algo que faz parte da identidade de uma sociedade quanto aos costumes, às características e ao comportamento das pessoas que fazem parte desta estrutura. Além disso, também é um registro importante para a posterioridade.

Portanto, a preservação e restauração do patrimônio histórico é um assunto muito constante na sociedade e se mostra de grande importância para manter a memória coletiva e individual na formação social.

Há uma constante preocupação entre os pesquisadores e historiadores a respeito do assunto e os motivos para que haja a restauração e a preservação dos patrimônios históricos são muitos.

O que é patrimônio histórico

Patrimônio histórico é um termo usado para se referir a bens naturais e físicos que fazem parte da riqueza histórica e cultural da sociedade de modo geral. Os patrimônios históricos abrangem sítios arqueológicos, prédios, praças, monumentos, ruínas, templos religiosos e outros.

No Brasil, o Decreto-Lei N° 25, de 1937 é responsável por proteger o patrimônio histórico e o seu primeiro artigo destaca a respeito de tudo aquilo que pode ser agrupado dessa forma e, portanto, é protegido pela lei.

Qual a importância de se proteger o patrimônio histórico?

Os motivos para preservar o patrimônio histórico estão destacados através da própria lei que responsável por isso. O segundo artigo destaca o fato de que a conservação desses locais é considerada como parte do interesse público.

Isso se dá pelo fato de que tais locais estão intimamente ligados a fatos memoráveis que fizeram parte da história do Brasil por algum motivo. Portanto, tudo que conte com algum tipo de valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico ou artístico se agrupa em torno do termo patrimônio histórico.

Além disso, é necessário que haja a proteção e o cuidado com esse patrimônio porque ele é o grande responsável para que se possa conhecer mais a respeito da história do país por meio de pequenos detalhes que são coletados por meio desses locais.
Assim é possível até mesmo desenhar uma ordem cronológica de fatos históricos e dos momentos passados, considerando pontos a respeito de culturas, tradições e outros tantos aspectos que fizeram parte da história brasileira.

Restauração de prédios históricos

Outro ponto importante que vale destacar a respeito dos patrimônios históricos é o fato de que além de preservar, é preciso que se invista nas restaurações de locais que são abarcados nesse termo, como os prédios históricos, por exemplo.

Com o tempo, as estruturas podem se deteriorar e acabam passando por estragos provenientes do tempo. Assim, para se conservar de forma adequada e sem que haja modificações bruscas, é preciso que ocorra um investimento maior nesse setor.

Esse processo precisa ser feito por pessoas que contam com o conhecimento necessário para evitar alterações incorretas e tudo deve ser feito com responsabilidade e cuidado para preservar o máximo possível das características originais das obras e locais.

Os procedimentos usados para a restauração de prédios antigos, por exemplo, acabam por levar em consideração as formas de construção da época em que foram criados, para que consigam assim replicar de forma muito semelhante os reparos para evitar danos às estruturas.

Patrimônio histórico – atualidade


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

O que é preservação da história?

Preservar e valorizar os elementos culturais de um povo é manter viva a sua identidade. Trata-se, portanto, de um ato de construção da cidadania.

Por que é importante preservar a história?

Além de ajudar a montar o quebra-cabeça da história, o patrimônio histórico está repleto de informações sobre tradições e saberes da cultura de um povo e é importante fonte de pesquisa para diversas áreas do conhecimento.

Quais as formas de preservar a história?

No entanto, todos nós temos alguns minutos..
Monte um álbum de recordações. ... .
Grave um vídeo. ... .
Faça um livro de receitas das receitas favoritas da família ou receitas que seus antepassados provavelmente usavam no local e período em que viveram..

Por que preservar e conservar um bem cultural significa fazer história?

A valorização do patrimônio histórico cultural é a valorização da identidade que molda as pessoas. Por isso, preservar as paisagens, as obras de arte, as festas populares, a culinária ou qualquer outro elemento cultural de um povo, é manter a identidade desse povo.