Qual é o percurso feito pelo espermatozoide desde o local onde ele é produzido até alcançar o ovócito?

O espermatozoide deixa o pênis masculino através da ejaculação e é depositado na vagina próximo ao limite superior do cervix (abertura para o útero). Os espermatozoides  imediatamente começam a nadar com sua cauda ou flagelo, e alguns irão encontrar o caminho para a cervix.

Qual é o percurso feito pelo espermatozoide desde o local onde ele é produzido até alcançar o ovócito?

Curiosidade: Um pouco de história… Embora a existência dos espermatozoides tenha sido descoberta no século 17, foi só no século 19, no ano de 1890, que a forma como a fertilizaçãoe a fecundação acontece foi, finalmente, desvendada. Nessa época, alguns cientistas acreditavam que humanoides, minúsculos e pré-formados, ficavam presos na cabeça dos espermatozoides. Estes, por sua vez, se desenvolveriam no útero feminino, que só funcionava como uma espécie de forno.

Caminho do espermatozóide

Os espermatozoides então iniciam sua longa jornada em direção ao óvulo. Passando pela cervix, eles adentram ao útero. Aqui, eles nadam em direção aos tubos/trompas de falópio. A vagina e o útero são ambientes um tanto hostis para os espermatozoides, no entanto, uma vez que chegam aos tubos de falópio estão praticamente livres dos efeitos potencialmente negativos do sistema imunológico feminino. Apenas alguns em 14 milhões dos espermatozoides ejaculados chegarão aos tubos de falópio, mas uma vez lá, os espermatozoides devem utilizar-se de sinais químicos advindos do óvulo para guiá-los no caminho de seu encontro.

Curiosidade: Como você imagina que seja a aparência um espermatozoide? Se você tem aquela imagem tradicional de uma cabeça e corpo oval e uma cauda, tipo um girino, saiba que essas células bonitinhas correspondem a apenas um terço do total. A grande maioria dos espermatozoides é bem desengonçada, com duas cabeças ou caudas curtas por exemplo.

via GIPHY

Os espermatozoides finalmente aproximam-se do óvulo e pressionam a sua superfície (chamada de zona pelúcida). Vários espermatozoides ligam-se a esta superfície, mas apenas um espermatozoide receberá a permissão para ir através do óvulo e chegar ao seu interior, carregando seu material genético.
Espermatozoides podem sobreviver por dois dias ou mais no muco cervical e, devido a isto, uma sincronização exata com o intercurso sexual (coito) não se faz necessária. Um espermatozoide ejaculado durante um intercurso realizado numa segunda-feira pode fertilizar um óvulo ovulado um ou dois dias após. 

Curiosidade: O espermatozóide vencedor, aquele fecundado, derrotou outros 300 milhões de concorrentes.

pênis > sistema reprodutor feminino > vagina > cérvix > útero > trompas de falópio > óvulo > zona pelúcida > interior do óvulo

Fonte: Amato, JLS. Em Busca Da Fertilidade. 2014

A fecundação é um processo que ocorre normalmente nas tubas uterinas no primeiro dia após a ovulação.

Qual é o percurso feito pelo espermatozoide desde o local onde ele é produzido até alcançar o ovócito?
A fecundação pode ser definida como o encontro de gametas

No dia da ovulação, a mulher libera de seu ovário um ovócito secundário, que é chamado popularmente de óvulo. Esse ovócito inicia uma migração em direção ao útero que demora cerca de oito dias para ser completada. O ovócito locomove-se graças às contrações da tuba uterina, uma vez que essa célula não é dotada de estruturas locomotoras.

A fecundação, momento em que um ovócito secundário é penetrado por um espermatozoide, ocorre geralmente nas tubas uterinas, na sua porção distal. Diferentemente do óvulo, os espermatozoides chegam até esse local através de estruturas locomotoras, os chamados flagelos. Em média, após a ejaculação na vagina feminina, o espermatozoide demora cerca de cinco minutos para atingir as tubas.

Para penetrar no ovócito, o espermatozoide tem que passar pela corona radiada, zona pelúcida e membrana plasmática dessa célula. A corona radiada é formada por células que faziam parte do folículo ovariano, enquanto a zona pelúcida é um material gelatinoso (glicoproteínas) que circunda o ovócito e não é formada por células.

Ao encontrar um ovócito secundário, os espermatozoides liberam enzimas chamadas de acrossomiais que ajudam na penetração desse gameta pela corona radiada. Também são lançadas enzimas proteolíticas que atuam na perfuração da zona pelúcida. Isso ocorre porque a glicoproteína ZP3, presente no envoltório do ovócito, liga-se ao espermatozoide e faz com que seu acrossomo libere essas enzimas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual é o percurso feito pelo espermatozoide desde o local onde ele é produzido até alcançar o ovócito?

Observe atentamente o esquema simplificado da fecundação

Assim que o espermatozoide consegue entrar no interior do ovócito, sua cauda e mitocôndrias são destruídas e o material genético desse gameta forma o pronúcleo masculino. Nesse momento, a membrana plasmática do ovócito sofre modificações que impedem a penetração de outros espermatozoides. Esse fato ocorre graças ao chamados grânulos corticais, que liberam seu conteúdo na membrana, formando a chamada membrana de fecundação.

O ovócito também termina a sua divisão meiótica após a penetração do espermatozoide, e é liberado o segundo glóbulo polar. É formado também o núcleo do ovócito, que é chamado de pronúcleo feminino.

Os pronúcleo masculino e feminino aproximam-se até que fiquem bastante unidos. Os cromossomos paternos e maternos são liberados no citoplasma e inicia-se a separação das cromátides e a realização da mitose. Após esse processo de divisão, as células formadas apresentam 46 cromossomos, restabelecendo, assim, o número de cromossomos da espécie. A partir daí, inicia-se o desenvolvimento embrionário.


Por Me. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Qual é o trajeto que o espermatozoide faz?

02) O trajeto correto do espermatozoide, desde o local de sua produção até o local onde ocorre a fecundação, é o seguinte: testículo – epidídimo – uretra – ducto eferente – vagina – tuba uterina – útero.

Qual é o percurso feito pelo espermatozoide desde o local onde ele é produzido até alcançar o Ovocito?

Caminho do espermatozóide Os espermatozoides então iniciam sua longa jornada em direção ao óvulo. Passando pela cervix, eles adentram ao útero. Aqui, eles nadam em direção aos tubos/trompas de falópio.

Qual o trajeto percorrido pelo espermatozoide até encontrar o óvulo?

O encontro do óvulo com um espermatozóide acontece nas trompas. As trompas são tubos cheios de franjas minúsculas. As franjas se movimentam e formam uma corrente que empurra o óvulo que vem do ovário para baixo, em direção ao útero. Mas o espermatozóide tem de subir da entrada do útero até as trompas.