O que é mais importante para um Product Owner?

O product owner é um dos três papéis fundamentais da metodologia ágil scrum. Este profissional está no centro do desenvolvimento do produto e é o responsável pelos negócios, com a função de priorizar as entregas.

O que é mais importante para um Product Owner?

O product owner é o profissional que entende e delega tudo o que precisa ser feito, organizando as prioridades e o que não precisa ser considerado. Isso porque ele(a) constrói todo o mapa de projeto até que todo esse processo seja transformado em um produto prático, que pode ser vendido e trazer muito lucro para uma organização.

Acompanhe este artigo e entenda tudo o que você precisa saber sobre essa carreira, todos os detalhes desse profissional e como o product owner  é essencial para fazer com que uma empresa entre de vez na era das boas práticas em tecnologia da informação.

O que faz um product owner?🤔

O Product Owner (PO), como também é conhecido, é um profissional que utiliza scrum ou outra habilidade técnica similar para criar e gerenciar uma backlog de um produto ou projeto (você entenderá o que é um product backlog ainda neste artigo).

É ele(a) que mantém a integridade conceitual de novas funcionalidades e melhorias, para que estejam de acordo com o planejamento e visão definidas para o projeto, garantindo também a qualidade final das entregas.

Normalmente, nas empresas que utilizam alguma forma de Scrum, é necessário um product owner para cada time de desenvolvimento, destacando as necessidades dos clientes e garantindo que haja uma compreensão clara de quais recursos serão necessários para o projeto.

Se bem realizado, todo o processo de desenvolvimento garantirá a melhor experiência do usuário ao final, trazendo bons resultados para o negócio. E, para isso, um PO precisa ter algumas habilidades essenciais, como:

O que é mais importante para um Product Owner?

Qual é a diferença entre product owner e product manager?

Quem possui interesse na área de produtos digitais acaba se deparando com as funções de product owner e product manager, o que pode causar um pouco de confusão, haja vista que os nomes são parecidos e ambas as funções possuem ligações com os times de tecnologia.

Falando de uma forma bem direta, a grande diferença entre as funções é que o dia a dia do product owner é muito mais operacional e próximo da equipe de desenvolvimento do que o product manager, que possui um trabalho mais estratégico e focado no futuro do produto, em relação ao UX e a relação de negócios com a sociedade.

O product manager precisa ter habilidades interpessoais fortes, além de muita inteligência emocional, pois é um líder e precisa estar sempre focado nas métricas do produto para fazê-lo crescer cada vez mais no mercado.

É até comum que um bom profissional de product owner, que saiba desenvolver um bom mapa e mindset de produto, acabe se tornando um ótimo product manager eventualmente.

Qual é a rotina de um product owner?

É importante saber que a rotina de um PO não é algo fixo, ou seja, ela varia de acordo com as necessidades de cada projeto. Diante desse fato, separamos abaixo as principais atividades presentes no dia a dia do(a) profissional. Confira:

Planejamento ativo

O(a) profissional de product owner precisa trabalhar na construção das principais etapas de planejamento de um desenvolvimento. Na etapa de conceitualização, por exemplo, deve especificar os principais pontos a serem incluídos, para, então, entender como será o produto em sua versão final.

Criar o backlog

Essa é uma das funções mais importantes de um PO. O backlog consiste na divisão do processo de desenvolvimento em várias partes, resultando em diferentes listas de funcionalidades e requisitos a serem desenvolvidos. Lembrando que o backlog não é elaborado apenas uma vez. Ele precisa ser sempre revisado e atualizado.

Organizar as tarefas do backlog

Tomando como gancho a função anterior, o profissional de product owner deve definir as prioridades de execução de cada tarefa, além de determinar o prazo de todas elas. Tudo é feito de acordo com as expectativas e perspectivas do cliente.

Benchmarking

O PO deve fazer uma pesquisa de mercado, a fim de conhecer mais a realidade, saber quem são os concorrentes, analisar as tecnologias que adotam e como eles funcionam. Todos esses conhecimentos serão a base para a tomada de decisões estratégicas, definindo o planejamento de ações, quais serão as funcionalidades e tecnologias escolhidas, além de esclarecer possíveis dúvidas dos clientes.

Como se tornar um product owner?

No mercado de trabalho, é fundamental ter o conhecimento de diversas habilidades técnicas para lidar com os desafios do dia a dia de trabalho. Claro que é possível ser um autodidata e obter conhecimento de maneira independente, mas obter um certificado ou diploma de um curso é um grande diferencial para o profissional. Além disso, a certificação atesta que o profissional possui toda a base de conhecimentos necessários para os entrevistadores das empresas.

Na Digital House, vivenciamos a inovação em todas as nossas ações e na grade de cursos em habilidades digitais. Incremente seu currículo, aprenda conosco e traga mais resultados em um ciclo próspero de desenvolvimento e bons resultados.

Não deixe de conferir a nossa página do Blog DH, com diversos outros artigos e materiais interessantes sobre diferentes áreas da tecnologia.

O que é mais importante para um Product Owner?

O que é mais importante para o Product Owner?

Lembro que, para ser de fato um Product Owner, essa pessoa deve ter a autoridade para tomar as decisões necessárias sobre o produto. Ou seja, mesmo que não seja alguém do cliente, o Product Owner é sempre quem de fato define o produto.

Quais são as três características mais aplicáveis do Product Owner?

O profissional também se destaca por realizar outras tarefas, como:.
Alinhar o produto à estratégia da empresa;.
Participar de forma ativa da estratégia e ter visão de longo prazo;.
Medir constantemente o sucesso do produto;.
Criar e comunicar os itens do Product Backlog;.

O que é mais importante que um Product Owner conheça para sua boa atuação?

Quem é Product Owner ajuda o cliente a entender o que pode trazer mais retorno em cada momento do projeto. A ideia é que se consiga maximizar o valor do produto que está sendo construído pela equipe, como define o The Scrum Guide.

Qual o perfil de um Product Owner?

O perfil de um Product Owner Assim, uma habilidade importante para esse profissional é a comunicação. Afinal, ele terá que lidar com diferentes perfis de pessoas, sendo essencial uma boa comunicação interpessoal. Outra habilidade muito necessária para um Product Owner é a gestão de informação.