O que é arte visual de exemplo?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O que é arte visual de exemplo?

As Artes Visuais são as formas de arte como a cerâmica, desenho, pintura, escultura, gravura, design, artesanatos, fotografia, vídeo, produção cinematográfica e arquitetura. Muitas disciplinas artísticas (artes cênicas, arte conceitual, artes têxteis) envolvem aspectos das artes visuais, bem como artes de outros tipos. Também incluído no campo das artes visuais[1] são as artes aplicadas[2] tais como desenho industrial, desenho gráfico, design de moda, design de interiores e arte decorativa.[3]

Referências

  1. An About.com article by art expert, Shelley Esaak: What Is Visual Art?
  2. Different Forms of Art- Applied Art. Buzzle.com. Retrieved 11 Dec 2010.
  3. «Centre for Arts and Design in Toronto, Canada». Georgebrown.ca. 15 de fevereiro de 2011. Consultado em 30 de outubro de 2011. Arquivado do original em 28 de outubro de 2011

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Barnes, A. C., The Art in Painting, 3rd ed., 1937, Harcourt, Brace & World, Inc., NY.
  • Bukumirovic, D. (1998). Maga Magazinovic. Biblioteka Fatalne srpkinje knj. br. 4. Beograd: Narodna knj.
  • Fazenda, M. J. (1997). Between the pictorial and the expression of ideas: the plastic arts and literature in the dance of Paula Massano. N.p.
  • Gerón, C. (2000). Enciclopedia de las artes plásticas dominicanas: 1844-2000. 4th ed. Dominican Republic s.n.
  • Oliver Grau (Ed.): MediaArtHistories. MIT-Press, Cambridge 2007. with Rudolf Arnheim, Barbara Stafford, Sean Cubitt, William Mitchell, Lev Manovich, Christiane Paul, Peter Weibel a.o. Rezensionen
  • Laban, R. V. (1976). The language of movement: a guidebook to choreutics. Boston: Plays.
  • La Farge, O. (1930). Plastic prayers: dances of the Southwestern Indians. N.p.
  • Restany, P. (1974). Plastics in arts. Paris, New York: N.p.
  • University of Pennsylvania. (1969). Plastics and new art. Philadelphia: The Falcon Pr.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • the-artists.org - artistas visuais modernas e contemporâneas.
  • ArtLex - dicionário online de termos de artes visuais.
  • Art History Timeline pelo Metropolitan Museum of Art.
  • Artes Plásticas ou Artes Visuais? - Tchello d'Barros

O que é arte visual de exemplo?

As Artes Visuais são as formas de arte como a cerâmica, desenho, pintura, escultura, gravura, design, artesanatos, fotografia, vídeo, produção cinematográfica e arquitetura.

Estas são as artes que chamam a atenção e evocam uma emoção através de uma expressão de habilidade e imaginação. Incluem as formas mais antigas, como a pintura e o desenho, e as artes que nasceram graças ao desenvolvimento da tecnologia, como a gravura, fotografia e a instalação. Embora a beleza esteja nos olhos de quem vê, diferentes épocas da história da arte tiveram seus próprios princípios para definir a beleza, desde o gosto ricamente ornamentado do barroco até o estilo utilitário simples da Prairie School.

Muitas disciplinas artísticas (artes cênicas, arte conceitual, artes têxteis) envolvem aspectos das artes visuais, bem como artes de outros tipos. Também incluído no campo das artes visuais são as artes aplicadas tais como desenho industrial, desenho gráfico, design de moda, design de interiores e arte decorativa.

O uso atual do termo “artes visuais” inclui belas artes, bem como as artes decorativas aplicadas e artesanato, mas isso nem sempre foi o caso.

O que é arte visual de exemplo?
Jean Patchett, 1949 foto de Irving Penn

Antes do movimento Arts and Crafts na Grã-Bretanha e em outros lugares na virada do século 20, o termo “artista” era frequentemente restrito a uma pessoa que trabalhava nas artes plásticas (como pintura, escultura ou gravura) e não ao artesanato ou mídia de arte aplicada.

A distinção foi enfatizada por artistas do Movimento de Artes e Ofícios, que valorizavam as formas de arte vernacular tanto quanto as formas elevadas.

As escolas de arte faziam uma distinção entre artes plásticas e artesanato, afirmando que um artesão não poderia ser considerado um praticante das artes.

A crescente tendência de privilegiar a pintura e, em menor grau, a escultura, acima de outras artes, tem sido uma característica da arte ocidental, bem como da arte do Leste Asiático.

O que é arte visual de exemplo?
Goethe in the Roman Campagna, por Johann Heinrich Wilhelm Tischbein (Google Art Project)

Em ambas as regiões, a pintura tem sido vista no mais alto grau de imaginação do artista, e a mais distante do trabalho manual – na pintura chinesa, os estilos mais valorizados eram os da “pintura erudita”, pelo menos na teoria praticada. por cavalheiros amadores. A hierarquia ocidental dos gêneros refletia atitudes semelhantes.


Qual é a diferença entre artes visuais e plásticas?

As artes plásticas ou belas-artes são as formações expressivas realizadas utilizando-se de técnicas de produção que manipulam materiais para construir formas e imagens que revelem uma concepção estética e poética em um dado momento histórico.

O surgimento das artes plásticas está directamente relacionado com a evolução da espécie humana. O artista plástico lida com papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas para produzir suas peças.

Artes visuais abrangem tudo, teatro, cinema e outras técnicas menos palpáveis.

O que é arte visual de exemplo?

A carreira em artes visuais

Artes visuais é uma área que abrange qualquer forma de representação visual de cor e forma. As representações visuais dramáticas, como cinema, teatro e música, também se encaixam nessa área.

Os primeiros cursos foram criados na década de 70 e tinham como objetivo formar educadores de Artes Cênicas, Desenho, Artes Plásticas e Música.

Hoje em dia, já existe a possibilidade de fazer o bacharelado em Artes Visuais.

O que é arte visual de exemplo?


Quais são as carreiras em artes visuais?

São muitas. Aqui vão apenas algumas sugestões de atividades profissionais que um artista pode realizar:

  • Avaliação: analisar obras e estimar o seu valor para vendas ou leilões.
  • Curadoria: selecionar obras e artistas para uma exposição temporária ou para um acervo permanente, levando em conta a ideia que esse trabalho tem de representar.
  • Escultura: criar formas tridimensionais com diversos materiais, como metais, pedra, madeira, argila ou gesso.
  • Ensino: com licenciatura, dar aulas em escolas de Educação Infantil e de ensinos Fundamental e Médio.
  • Eventos: selecionar e classificar obras de arte para a organização de mostras e exposições.
  • Galerias de arte: organizar exposições e mostras. Fazer contato com artistas e curadores. Participar da montagem do ambiente. Cuidar do transporte e da papelada de viagem das obras.
  • Gravura: desenhar figuras em relevo sobre uma superfície de madeira, pedra, tecido ou metal, para posterior impressão.
  • Multimídia: criar vinhetas, ilustrações ou desenhos animados para emissoras de TV, sites ou exibições públicas. Planejar a exposição de obras interativas em museus e galerias.
  • Pintura e desenho: representar formas em papel, telas, paredes ou outros suportes, usando tinta, aquarela e outros materiais.
  • Restauração: recuperar obras e objetos de arte antigos ou deteriorados, mantendo suas características originais.

O que é arte visual de exemplo?
Galeria de Arte em São Paulo, SP.


O curso de artes visuais

No curso de graduação de Artes Visuais os estudantes apreendem a desenvolver a percepção, reflexão, produção e crítica. Muitas instituições exigem que o futuro aluno passe por uma prova de aptidão, ou prova de habilidades específicas.

O curso de Artes visuais possui duração média de 4 anos e grande parte da sua carga horária é composta por matérias práticas de desenho, pintura e imagens digitais, entre outras.

Para concluir o curso é necessário que o estudante apresente um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e em algumas instituições é obrigatório o estágio supervisionado.

Você pode encontrar um guia das faculdade de artes visuais aqui


Grade curricular básica de Artes Visuais

A grade curricular de Artes Visuais depende do tipo de graduação (bacharelado ou licenciatura) e da instituição que oferece o curso. Entre as principais disciplinas, podemos citar:

  • Plástica
  • Linguagem do Desenho I, II e III
  • Linguagem Fotográfica I e II
  • Arte, Filosofia e Estética
  • Expressão Artística e Comunicação Humana
  • Linguagem Tridimensional I, II e III
O que é arte visual de exemplo?

Mercado de Trabalho

Com a atualização do currículo programático e a inclusão das mídias digitais, o mercado de trabalho para o formado no curso de Artes Visuais é promissor. Criatividade e produtividade são as principais características que as empresas esperam desse profissional.

O que é arte visual de exemplo?

Campos de Atuação

O campo de trabalho é amplo e quem se forma em Artes Visuais pode  trabalhar em áreas como:

  • Indústria têxtil – Criação de novas estampas e renovação da linha de produtos, entre outras atividades.
  • Eventos Culturais – Seleção e classificação das obras de uma exposição ou evento cultural.
  • Restauração – Nesta profissão o objetivo principal é devolver as características originais de objetos de arte antigos ou deteriorados.
  • Multimídia – Elaboração de vinhetas, desenhos animados ou ilustrações para emissoras de TV, sites ou qualquer forma de exibição pública.
  • Docência– Os formados em licenciatura podem ser professores no ensino básico (fundamental e médio) em escolas públicas ou privadas. Também é possível lecionar em cursos livres para todas as faixas etárias.

Saiba mais sobre o assunto

https://arteref.com/arte/artes-visuais-conheca-as-tecnicas-e-os-materiais-artisticos-que-remetem-essa-expressao/


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.

Sua inscrição foi bem sucedida.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.

Sua inscrição foi bem sucedida.

O que é arte visual de exemplo?

O que são arte visual de exemplo?

As artes visuais são um conjunto de manifestações artísticas como: pintura, escultura, desenho, arquitetura, artesanato, fotografia, cinema, design, arte urbana, entre outros.

O que é arte visual resumido?

Artes Visuais é a designação dada ao conjunto de artes que representam o mundo real ou imaginário e que tem a visão como principal forma de avaliação e apreensão. Uma arte visual está relacionada com a beleza estética e com a criatividade do ser humano, capaz de criar manifestações ou obras agradáveis aos olhos.

Quais são as 10 artes visuais mais conhecidas?

Artes Visuais Entre elas, estão: pintura, desenho, gravura, escultura, cerâmica, fotografia, vídeo, cinema, 'design', artesanato e arquitetura.

Quais são os exemplos de arte?

Atualmente, há 11 tipos de arte: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital.