O que são especiarias e porque elas eram tão importantes e valiosos na Europa?

Bem vindo às páginas de conteúdo

Você está acessando uma das centenas de páginas disponíveis no Portal Clickideia.

Através desse tour, você conhecerá as diversas ferramentas que estão disponíveis para que você possa organizar melhor seus estudos, testar seus conhecimentos e explorar inúmeros conteúdos exclusivos do Portal!

Continue clicando em "Próxima dica".

Marque para ler mais tarde

Ao clicar em "Ler mais tarde", você estará salvando a página no seu perfil para poder consultá-la uma outra hora.

Teste seus conhecimentos

Faça exercícios sobre este conteúdo clicando em

Acerte o máximo de questões que puder e ganhe medalhas nas matérias!


Guarde suas anotações

Tem algo que você gostaria de gravar relacionado a essa matéria?

Acesse também as suas notas antigas.


Curta

Gostou do conteúdo?

Clique em para recomendar a seus colegas conteúdos que te agradaram!

Google Classroom

Compartilhe materiais do Clickideia no seu "Google Sala de Aula".

Organize seus estudos

Os conteúdos já estão dispostos em uma ordem de aprendizado preparada pelo Portal Clickideia.

Siga a ordem recomendada dos conteúdos para poder aproveitar ao máximo seus momentos de estudo.

Sobre o Clickideia

A Clickideia Tecnologia Educacional é uma empresa que atua no desenvolvimento de conteúdos educacionais e metodologias pedagógicas, concebidas para Web, de alta qualidade para alunos e professores do ensino médio e fundamental nos segmentos de escolas públicas e privadas, bibliotecas digitais e projetos especiais para a área corporativa, fomentando o uso das tecnologias no ensino.

A Clickideia tem um convênio de cooperação institucional com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em atividades de ensino, pesquisa, desenvolvimento, prestação de serviços, formação de Recursos Humanos, absorção e transferência de tecnologias na área de tecnologia aplicada à educação.

Desenvolvido com o apoio da UNICAMP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Portal Clickideia apresenta conteúdos didáticos que atendem a grade curricular do Ensino Fundamental e Médio, em sintonia com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Matrizes Curriculares de Referência para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

Trata-se de um ambiente de aprendizagem com informações organizadas, desenvolvido por uma equipe de educadores, mestres e doutores em cada área, que trabalham em conjunto com webdesigners e programadores utilizando tecnologias de última geração.

Nos projetos dirigidos às escolas, que exigem atividades de capacitação dos educadores, o Clickideia utiliza uma metodologia própria, inovadora que permite aos professores a exploração efetiva de todos os recursos disponibilizados pelo Portal e pela tecnologia da informação. Diagnosticam-se os interesses e as necessidades de capacitação em cada escola para oferecer um suporte pedagógico adequado e personalizado no uso da informática no ensino.

Maiores informações:

Telefone: (19) 3249-1702

E-mail:

Ouça este artigo:

A expressão "Rota das especiarias" foi utilizada em várias ocasiões desde os tempos mais longínquos da Antiguidade Clássica até o seu emprego em um formato mais recente durante a Era das Navegações, em que os países europeus iam até à Ásia em busca de produtos exóticos que pudessem ter algum valor comercial na Europa dos séculos XV a XVII. As rotas de produtos que iam se consolidando entre os navegadores europeus assumiam então a denominação de Rota das Especiarias.

O que são especiarias e porque elas eram tão importantes e valiosos na Europa?

Até essa época de novas descobertas para o homem europeu, este vivera séculos de uma vida extremamente frugal. Uma habitação comum em qualquer reino do continente não possuía uma grande quantidade de móveis, nem mesmo um aquecimento eficaz, que protegesse as pessoas dos invernos rigorosos que ainda hoje ocorrem na região. As vestimentas comuns possuíam um tom invariavelmente marrom triste pelo fato de haverem corantes em quantidades e tipos limitados, sendo reservado a reis e nobres os tecidos mais vistosos, coloridos e macios. Perfumes, cosméticos, tinturas, até mesmo o sabão eram produtos raríssimos nos mercados europeus. Os hábitos alimentares também não diferiam muito de país para país, sempre em sortimento extremamente restrito: o cidadão comum só adoçava algum prato ou bebida caso tivesse acesso a beterrabas, que não estavam disponíveis em quantidades suficientes. Gêneros como a cana-de-açúcar, caju, tomate, cravo-da-Índia, canela, pimenta, café, laranja, banana, entre tantos outros que comumente encontramos no comércio em geral eram raridades disputadas a altos preços. Até mesmo o sal era gênero de alto valor, origem de disputas inclusive no Brasil. Quem tinha condições de oferecer tais produtos incomuns alcançava fortuna imediata.

O problema da limitada oferta de gêneros alimentícios e de conforto geral ao povo europeu despertou obviamente o interesse de capitalistas de toda Europa. Com o bloqueio pelos turcos otomanos da rota que por muito tempo passava pelo Mediterrâneo, enriquecendo as cidades de Gênova e Veneza, a ideia de ir buscar na fonte os produtos caros e exóticos do oriente distante de repente começou a fazer todo o sentido. Foi aliás esta busca uma das propulsoras para as navegações que permitiram aos europeus chegar a todos os outros continentes do planeta.

É assim que portugueses junto a Espanha, França, Países Baixos, Reino Unido e outros vão localizar os produtos em seus pontos de origem. A estratégia inicial é de montar um entreposto que produza o item lucrativo em meio ao público europeu, transportando-o da Ásia até os centros de distribuição, geralmente na Alemanha, Bélgica e Países Baixos. Assim, eliminava-se o intermediário asiático, e os lucros da produção e distribuição dos produtos trariam progresso inédito aos países exploradores daqueles caminhos marítimos.

De acordo com inúmeros relatos, as Rotas das especiarias eram a chave para um rico comércio, onde o lucro excedia os 300, 400, 500 por cento (ou mais ainda) do valor investido. A prática irá mudar os costumes do europeu médio, que agora passará a se cercar de uma vida mais confortável, obtida por meio da exploração de tantos outros povos e territórios longínquos.

Bibliografia:
PINTO, Júlio Pimentel. A rota das especiarias. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/entrelivros/reportagens/a_rota_das_especiarias.html> . Acesso em: 02 set. 2011.

ALMEIDA, Maria João de. Na rota das especiarias. Disponível em: <http://www.mariajoaodealmeida.com/artigos.php?ID=89&ID_ORG=> . Acesso em: 02 set. 2011.

Mapa: https://web.archive.org/web/20150401154250/http://www.celtnet.org.uk:80/recipes/spice_trade.php

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/historia/rota-das-especiarias/

O que são especiarias e porque elas eram tão importantes e valiosas na Europa?

Saiba o que são especiarias, exemplos e sua relação com a história no tempo das Grandes Navegações. As especiarias são temperos (condimentos) usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. Algumas especiarias também eram e ainda são utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos.

Por que as especiarias eram tão importantes para os europeus?

Resposta: As especiarias eram tão valorizadas pois serviam muito bem como moeda de troca , o comércio era muito valorizado na época e também o valor comercial das especiarias era muito alto na europa .

O que eram as especiarias * sua resposta?

a) As especiarias eram produtos variados de origem vegetal (pimentas, cravo, canela, noz moscada, entre outros), utilizadas pelo europeus devido ao seu sabor e aroma intensos, pro- venientes, principalmente, da Ásia.

O que são as especiarias para que elas são utilizadas?

O que são especiarias? As especiarias são conhecidas como plantas condimentares. Elas enriquecem o sabor, o aroma e a coloração dos alimentos. Assim, são utilizadas na culinária para condimentar as refeições, sobremesas, lanches e qualquer outro preparo.