Quais são os tipos de reajuste de Automóvel e imóvel?

Quais são os tipos de reajuste de Automóvel e imóvel?

Postado em: 10/08/2021  

Já passamos do meio do ano de 2021 e as dúvidas sobre o reajuste no consórcio começam a surgir, já que estamos perto da época do ano em que esse reajuste de crédito ocorre.

Entretanto, apesar de ser feito anualmente, a quantidade de termos relacionados ao reajuste como IPCA, INCC, valorização da carta de crédito, entre outros, pode assustar um pouquinho.

O reajuste de crédito ocorre nos diversos segmentos do consórcio como carro, moto, serviços, imóveis e agro, e são baseados em índices que medem a valorização do mercado.

Neste artigo, pretendemos tirar as dúvidas sobre quando acontece o reajuste de preços e como ele é feito, além de como o reajuste de crédito é aplicado em seu plano de consórcio e nas suas mensalidades.

Vem com a gente ficar por dentro de tudo sobre reajuste no consórcio!

Como é calculado o reajuste no consórcio?

O Consórcio Magalu utiliza dois índices de correção do mercado para calcular o reajuste de preços dos seus planos de consórcio: o IPCA e o INCC.

No segmento de carro, moto, caminhão, eletro e móveis, serviços e agro é utilizado o IPCA, que é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o principal medidor da inflação no Brasil.

Calculado mensalmente pelo IBGE, o IPCA mostra o quanto a carta de crédito deve ser valorizada e, desse modo, qual reajuste deve ser feito nas parcelas. Aqui você entende melhor como é calculado o IPCA no consórcio.

Já o INCC, que é o Índice Nacional de Custo de Construção, é calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas e influencia a correção de preços dos planos de consórcio de imóveis.

O INCC leva em consideração a inflação e o aumento do custo de serviços e materiais utilizados nas construções imobiliárias, como por exemplo: materiais, equipamentos e mão de obra.

Esse artigo pode te ajudar a entender melhor os reajustes.

Por que é preciso fazer a valorização da carta de crédito do consórcio?

O reajuste no consórcio acompanha a valorização do mercado e ele ocorre para que o consorciado não perca o poder de compra da carta de crédito

Isso pois quando contemplado, o consorciado não irá precisar inteirar uma quantia na hora de pagar pelo seu sonho, já que o crédito do plano contratado pode não ser mais equivalente ou proporcional ao valor atual do bem no futuro.

Basicamente, entre o momento da contratação do plano e a contemplação com a carta de crédito, o valor do bem pode ter aumentado e se valorizado no mercado, e assim a carta de crédito já não irá mais cobrir o valor integral.

Com o reajuste de preços, a carta de crédito acompanha também essa valorização e o consorciado não precisa passar por um aperto para ter seu bem ou serviço em mãos.

Um detalhe importante de se lembrar é que após o reajuste no consórcio as mensalidades de todas as pessoas do grupo aumentam, mesmo que alguns consorciados já tenham sido contemplados. Isso acontece para que todo o grupo consiga manter seu poder de compra e ninguém saia prejudicado.

Em qual mês do ano é aplicado o reajuste no consórcio?

O reajuste no consórcio é realizado anualmente, no mês de outubro. Assim, os reajustes de IPCA dos consórcios de carro, moto, caminhão, eletro e móveis, serviços e agro ocorrem juntamente com o reajuste do INCC para o consórcio de imóvel. Ou seja, as pessoas que forem contempladas em outubro já irão receber a carta de crédito atualizada.

O reajuste no consórcio só acontece uma vez no ano e além de garantir o poder de compra do bem ou serviço, busca ajudar o consorciado a não ter problemas na hora da contemplação e da realização do sonho.

Consórcio Magalu: A melhor forma de investir nos seus sonhos

Todos os anos lidamos com diversos reajustes. Temos reajustes de salário no início do ano, valorização dos preços de produtos como botijão e gasolina, e de serviços no geral como aluguel e energia elétrica.

Assim sendo, é importante notar que o reajuste no consórcio não é um bicho de sete cabeças.

Apesar dele, o consórcio continua sendo o melhor investimento e o mais econômico por não apresentar juros. Vale ressaltar também que é uma modalidade muito prática por não necessitar de entrada.

Ao contrário de outros meios de aquisição que cobram juros e entrada e que, além disso, também sofrem correções de crédito anuais, o que acaba tornando o valor final pago do investimento mais alto do que de um consórcio.

Por isso, que tal começar a planejar a realização de seus sonhos e objetivos agora? O Consórcio Magalu #ÉPRATUDO e através dele você pode adquirir bens como casa própria, móveis e eletrodomésticos, carro, caminhão, eletrônicos e até mesmo aquela viagem internacional ou curso que você sempre quis fazer.

Simule agora qual plano de consórcio é perfeito para você! Baixe também o download do Consórcio Magalu, disponível na Google Play ou na App Store!

Tags

Quais os tipos de reajuste de Automóvel e imóvel consórcio?

Existem 3 tipos de reajustes, que correspondem a 3 modalidades de cotas. O primeiro caso envolve a aquisição de crédito, reajustado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), para a compra de um carro. O reajuste ocorre anualmente e pode ser chamado de “aniversário da cota”.

Quais tipos de reajuste de imóvel?

Evoluções do IGP-M e do IPCA O IGP-M, calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas, é a base usada pelo QuintoAndar pro reajuste anual dos contratos de aluguel. O cálculo considera a variação acumulada nos últimos 12 meses.

Qual é o melhor o IPCA ou INCC?

Historicamente o índice INCC é superior ao IPCA. Além disso, quando ocorrem picos no IPCA estes se dissipam mais rapidamente do que no INCC. Nas linhas a seguir, apresenta-se o gráfico e a série histórica comparada desses dois indicadores desde 1996.

Como são reajustados os consorcios?

O reajuste do consórcio é, basicamente, a correção do valor da carta de crédito do consorciado. Esse reajuste é utilizado para que o montante obtido ao fim dos pagamentos não desvalorize com o passar dos anos e o cliente não perca poder de compra. A correção é feita baseada na porcentagem do valor do bem.