O que são as organizações multilaterais?

1002 palavras 5 páginas

Organizações multilaterais
Multilateralismo é um termo nas relações internacionais que se refere a vários países trabalhando em conjunto sobre um determinado tema.
O multilateralismo pode fazer vários países a agirem em conjunto, na ONU ou pode envolver alianças regionais ou militares, pactos, ou agrupamentos como a OTAN.
Organização internacional é uma associação voluntária de sujeitos de direito internacional (quase sempre Estados), constituída mediante ato internacional (geralmente um tratado), de caráter relativamente permanente, dotada de regulamento e órgãos de direção próprios, cuja finalidade é atingir os objetivos comuns determinados por seus membros constituintes.
As organizações internacionais, uma vez constituídas, adquirem personalidade internacional independente da de seus membros constituintes, podendo, portanto, adquirir direitos e contrair obrigações em seu nome e por sua conta, inclusive por intermédio da celebração de tratados com outras organizações internacionais e com Estados, nos termos do seu ato constitutivo. A Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados entre Estados e Organizações Internacionais ou entre Organizações Internacionais, de 1986, buscou disciplinar as normas de direito internacional aplicáveis ao poder convencional das organizações internacionais.
Organismos ou organizações internacionais, também chamados de instituições multilaterais, são entidades criadas pelas principais nações do mundo com o objetivo de trabalhar em comum para o pleno desenvolvimento das diferentes áreas da atividade humana: política, economia, saúde, segurança, etc.
Essas organizações podem ser definidas como uma sociedade entre Estados. Constituídas por meio de tratados ou acordos, têm a finalidade de incentivar a permanente cooperação entre seus membros, a fim de atingir seus objetivos comuns. Atuam segundo quatro orientações estratégicas:
Adotar normas comuns de comportamento político, social, etc. entre os países-membros;
Prever, planejar e

Relacionados

  • Por que as organizações multilaterais têm interesses pela formação do professor?

    317 palavras | 2 páginas

    Porque os organismos multilaterais têm interesses pela formação do professor? Os anos 90 foram marcados pelos novos rumos que o Brasil tomou com a implantação das políticas neoliberais, a abertura do mercado aos produtos estrangeiros e políticas sociais e econômicas articuladas pelos interesses dos organismos multilaterais. Com toda essa explosão produtiva era necessária a qualificação desses novos trabalhadores e para isso era preciso educá-los para as novas perspectivas da economia burguesa….

  • Da-lhe

    3373 palavras | 14 páginas

    estabelecimentos e nas organizações que fornecem ensino a este nível. Os dois objectivos específicos deste Programa são: sensibilizar os jovens e o pessoal docente para a diversidade e o valor das culturas europeias e ajudar os jovens a adquirir as aptidões e competências de vida básicas necessárias para o seu desenvolvimento pessoal, para a sua futura vida profissional e para uma cidadania activa. Poderá apoiar acções de mobilidade, parcerias entre escolas, projectos de cooperação multilateral e redes, bem….

  • sonetos

    4664 palavras | 19 páginas

    ele do Sul. Integraram a Comissão membros oriundos de países de diferentes partes do mundo em diversos níveis de desenvolvimento e pertencentes a âmbitos bem diversos: governos, classe política, parlamentos, empresas e companhias multinacionais, organizações de trabalhadores, círculos universitários e sociedade civil. Mesmo assim, graças ao nosso propósito comum, chegamos a acordos compartilhados constantes no presente Relatório. Como documento coletivo, o mesmo difere bastante daquele que cada….

  • Instituições Financeiras Multilaterais

    474 palavras | 2 páginas

    Instituições Financeiras Multilaterais Organismos ou organizações internacionais, também chamados de instituições multilaterais, são entidades criadas pelas principais nações do mundo com o objetivo de trabalhar em comum para o pleno desenvolvimento das diferentes áreas da atividade humana: política, economia, saúde, segurança, etc. Organizações como o Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), aparecem nos nas mídias de massa, sem que….

  • Direito internacional

    1807 palavras | 8 páginas

    Denise DIREITO INTERNACIONAL PUBLICO (DIP) Surgiu para que as pessoas (Estados, organizações) pudessem se relacionar, as relações são movidas pelo fator econômico e o direito internacional surge para regulamentar essas relações buscando segurança, paz. 1. Conceito de DIP. Conjunto de Princípios e regras jurídicas que disciplinam e rege a atuação e a conduta da sociedade Internacional (Estados, Organizações Internacionais e Indivíduos), visando objetivos comuns a humanidade (paz, segurança….

  • A importancia da diplomacia multilateral para o desenvolvimento de angola

    17788 palavras | 72 páginas

    Ofélia D. Assis Guimbi A Importância da diplomacia multilateral para o desenvolvimento de Angola Trabalho apresentado no Departamento de Relações Internacionais na Universidade Técnica de Angola para a obtenção do grau de Licenciado Sob a orientação do Professor Mestre Raimundo Imbuambua Capitão Agradecimentos Como nada na vida é fruto exclusivamente….

  • Resumo Sobre OMC

    6229 palavras | 25 páginas

    Sumário 1. INTRODUÇÃO 1 2. AS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS INTERGOVERNAMENTAIS 2 3. HISTÓRIA DA OMC (Organização Mundial do Comércio) 4 4. CRIAÇÃO 6 4.1. A OMC 8 5. FUNÇÕES DA OMC 8 6. PRINCIPIOS 10 6.1. COMÉRCIO SEM DISCRIMINAÇÃO 10 6.2. TRANSPARÊNCIA 11 6.3. LIVRE ACESSO AOS MERCADOS 11 6.4. LIBERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS 11 6.5. LIBERALIZAÇÃO DO COMÉRCIO DE SERVIÇOS 12 7. ESTRUTURA 12 8. DOHA 14 9. RODADA DOHA 15 9.1. RODADAS DE GENEBRA A TOQUIO 17 9.2. RODADA DO URUGUAI 17 10….

  • Atos unilateriais como fonte do direito internacional publico

    7148 palavras | 29 páginas

    Internacional Público, como os Estados e as organizações intergovernamentais, as quais não figuram no rol das fontes, conforme contempladas no art. 38 do Estatuto da CPJI, hoje, CIJ. Nem por isso são tais atos unilaterais desprovidos da força de gerar normas jurídicas internacionais, exigíveis de quaisquer pessoas submetidas ao Direito Internacional. Enquanto os atos unilaterais imputáveis dos Estados têm uma força normativa autônoma, aqueles imputáveis às organizações intergovernamentais, dependem de exame….

  • A TRAJETORIA DAS INSTITUI OES FINANCEIRAS MULTILATERAIS E SUAS RELA ES COM AS POL TICAS P BLICAS 1

    5415 palavras | 22 páginas

    INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS MULTILATERAIS E SUAS RELAÇÕES COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS 1 Wellington Almeida 2 RESUMO Apresentação da trajetória das instituições financeiras multilaterais e suas relações com as políticas públicas nacionais. Discutem-se algumas abordagens sobre esse tema à luz dos posicionamentos dos atores políticos na sociedade civil e na sociedade política, a partir de uma noção de crise de projetos nacionais de desenvolvimento. Palavras-chave: Instituições multilaterais. Organismo internacional….

  • Os primeiros anos do séc. XXI.

    389 palavras | 2 páginas

    SÉCULO XXI 1. Como surgem as primeiras organizações a partir da Segunda Revolução Industrial? Estas organizações de cunho cooperativo acabaram surgindo como forma de regulamentar as relações entre países em diversos setores, tais como: o setor industrial, o de comércio, o jurídico, etc. Porém estas organizações só conseguiram uma evolução a partir da Segunda Guerra Mundial, corroborando para uma governança global. 2. De que forma essas organizações (ou instituições) contribuíram com o comércio….

Outros Trabalhos Populares

Quais são todas as organizações multilaterais?

Organismos Multilaterais.
www.worldbank.org. BID..
www.iadb.org. Fórum Permanente para Assuntos Indígenas (UNPFII) da Organização das Nações Unidas (ONU).
http://social.un.org/index/IndigenousPeoples.aspx. OEA – Organização dos Estados Americanos..
www.oas.org. ... .
www.oit.org. ... .
www.wto.org. ... .
www.who.ch. ... .
www.un.org..

O que são organizações multilaterais e bilaterais?

Enquanto os acordos bilaterais dizem respeito às relações econômicas, socioculturais, ambientais e políticas entre dois países, os acordos multilaterais são os que envolvem três ou mais Estados.

Quando foi criada as organizações multilaterais?

As organizações internacionais da atualidade tiveram o seu surgimento, em sua maioria, na segunda metade do século XX. No entanto, foi com a globalização e o fim da Guerra Fria que elas se consolidaram como importantes atores no cenário internacional, passando por um relativo período de fortalecimento.

Quais são as principais características do multilateralismo?

A noção de multilateralismo expressa a preferência por um padrão de interação coletiva nas suas diversas dimensões, seja como método de negociação, de ação ou de regulação, ao invés de priorizar ações unilaterais ou bilaterais.