Quais são as formas de protagonismo?

protagonismo juvenil

É a participação do jovem como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade como um todo. Outro aspecto do protagonismo é a concepção do jovem como fonte de iniciativa, que é ação; como fonte de liberdade, que é opção; e como fonte de compromissos, que é responsabilidade. Dessa forma, o jovem pode atuar na escola, por exemplo, organizando atividades que envolvam alunos e a comunidade, visando a integração de todos. O protagonismo juvenil é importante porque, ao se preocupar com atividades para o bem comum, faz, por exemplo, diminuir o envolvimento do jovem com o crime e com a violência.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete protagonismo juvenil. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/protagonismo-juvenil/>. Acesso em 20 nov 2022.

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores. 

O termo protagonismo juvenil tem aparecido com frequência dentro do contexto educacional, estando presente nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Contudo, você sabe o que é protagonismo juvenil de fato? Quais ações práticas os gestores escolares podem adotar sobre o tema?

Dúvidas como essa pairam pela cabeça de diretores, coordenadores e outros profissionais da gestão. Até porque eles são os responsáveis por organizar e repassar o plano pedagógico da instituição de ensino para professores e alunos.

Então, hoje, vamos conversar sobre o que é o protagonismo juvenil na escola e como ele funciona nos diferentes níveis de aprendizado. Também iremos refletir sobre o papel da gestão nesse processo. Preparado? Venha conosco!

O que é protagonismo juvenil na escola?

Até alguns anos atrás, considerava-se que o protagonismo dentro da escola era do professor, e os alunos deveriam agir apenas como receptores passivos do conteúdo apresentado. Entretanto, essa visão, que surgiu ainda no século XII, já está bem ultrapassada.

Atualmente, sabe-se que o ato de educar vai muito além de repassar informações cognitivas. É papel da escola contribuir para a formação de cidadãos responsáveis, com consciência social e política.

Dentro desse contexto é importante entender o que é protagonismo juvenil. Ele surge como uma abordagem pedagógica que tem como objetivo trabalhar a autonomia dos alunos, bem como o senso de colaboração.

Alunos protagonistas refletem sobre si mesmos, sobre a função que possuem no mundo e tendem a ser socialmente mais responsáveis. Ou seja, eles se colocam como personagens centrais da própria vida.

O termo protagonismo juvenil foi criado pelo educador mineiro Antônio Gomes da Costa e, de acordo com ele, é um processo importante para que o estudante construa sua autoimagem e seja capaz de enfrentar problemas ao longo da vida.

Tal conceito deve ser trabalhado dentro da escola em todos os níveis de ensino, da educação infantil até o ensino médio.

Ensino Infantil

Entendendo o que é protagonismo juvenil e sua importância é possível criar um ambiente escolar muito mais eficiente e acolhedor.

Agora que você já sabe um pouco o que é protagonismo juvenil, é importante entender como torná-lo realidade nas diferentes fases do ensino. 

Crianças pequenas possuem seus próprios interesses, curiosidades e vivências. Todos esses fatores precisam ser levados em conta na hora do processo de aprendizagem, principalmente quando falamos em protagonismo infantil.

Professores e gestores devem entender que, mesmo sendo muito novos, os alunos têm capacidade de participar do próprio processo de desenvolvimento.

A ideia aqui é permitir que as crianças explorem o mundo de forma mais independente, tendo a oportunidade de refletir sobre as experiências realizadas.

Para fazer isso, a escola precisa promover ambientes acolhedores e escutar o que os pequenos têm a dizer. Aqui o foco não deve ser apenas a fala, mas comportamentos, gestos e ações.

De forma prática, vale a pena investir em brincadeiras que promovam a cooperação com os colegas e incentivem o processo de reflexão das próprias emoções.

Não se esqueça de que todas as atividades propostas devem despertar a curiosidade dos pequenos, deixando-os engajados na aprendizagem.

Os materiais didáticos para a Educação Infantil do SAS, por exemplo, seguem essa proposta e trazem orientações de como incentivar o protagonismo, o aprendizado e o desenvolvimento motor dessa faixa etária.

Ensino Fundamental

À medida que as crianças crescem, elas devem se tornar cada vez mais ativas dentro do processo de construção do conhecimento. Sendo assim, é importante envolvê-las em atividades que vão além do universo familiar e pessoal. Isso vai ampliar a visão de mundo que possuem.

Participar de eventos culturais e poder trazer para a sala de aula experiências do próprio cotidiano são formas de colocar o protagonismo juvenil em evidência.

Em relação aos professores, é importante que a gestão ajude-os a estabelecer um novo tipo de relacionamento com os estudantes. Afinal, o docente deixa de ser detentor do conhecimento para se tornar mediador da aprendizagem.

Dar voz e espaço para os estudantes se expressarem é algo indispensável quando falamos em educação. Eles precisam refletir sobre o que consideram interessante, entender como impactam a sociedade e assumir responsabilidades.

Ao entender o que é protagonismo juvenil fica claro que é importante sempre permitir que as crianças possam vivenciar escolhas dentro das escolas e das atividades propostas.

Novo Ensino Médio

Se a questão do protagonismo é importante desde a infância, no ensino médio ela é regra. Inclusive, a estrutura do chamado Novo Ensino Médio traz essa abordagem em evidência. Afinal, agora os alunos podem escolher itinerários formativos que mais chamam sua atenção, bem como desenvolver seu Projeto de Vida.

A ideia é fornecer ao adolescente uma formação integral, baseada na ética, na liberdade e no respeito à diversidade. Ou seja, algo muito além do conhecimento cognitivo de disciplinas como português, matemática, física ou biologia.

Com o protagonismo dos jovens, a escola deve estimular a cultura de resultados, mas promover simultaneamente o desenvolvimento de valores. Sendo assim, é necessário fazer os jovens se envolverem em todas as etapas da construção do conhecimento.

Para ficar mais claro o que estamos dizendo, o aluno é que deve propor e criar projetos de aprendizagem, executá-los e analisar os resultados. Tudo com o auxílio do professor, é claro, que vai atuar como orientador das ações desenvolvidas.

Também vale a pena ressaltar a necessidade dos jovens poderem alterar as trilhas escolhidas ao longo do ensino médio de acordo com seus interesses e refletirem sobre o Projeto de Vida desde o primeiro ano, isso porque, ao entender o que é protagonismo juvenil, entendemos também que o estudante tem que ter liberdade para mudar.

Qual o papel da escola com o protagonismo juvenil?

Após tirar todas as dúvidas sobre o que é protagonismo juvenil, o gestor deve se conscientizar da importância de implementá-lo em todas as etapas escolares.

Agora que você já sabe o que é o protagonismo juvenil e como inseri-lo no dia a dia de ensino, é importante refletir um pouco sobre o papel da escola nesse processo. 

Para que o estudante possa ser protagonista do próprio conhecimento, a escola deve se posicionar a favor desse cenário.

Sendo assim, professores precisam estar dispostos a dividir o processo de ensino e aprendizagem com seus alunos. Ou seja, trabalhar com metodologias ativas, explicando a importância de cada conteúdo e apresentando curiosidades sobre o tema.

Também é necessário relacionar os assuntos das aulas com a realidade das crianças e dos adolescentes, de modo a despertar interesse. Além, é claro, de valorizar os conhecimentos prévios que cada um possui.

A gestão deve ajudar os docentes na organização das aulas e fornecer ferramentas para que consigam colocar em prática essas mudanças. Então, investimentos em recursos audiovisuais, livros didáticos modernos e material de suporte já são um bom começo.

Outras ações importantes por parte dos gestores incluem:

  • estar aberto a ouvir os professores, incluindo seus desafios e dificuldades;
  • investir em formação continuada, de modo a investir em conhecimento;
  • promover ações que mostrem ao docente que seu trabalho é valorizado;
  • realizar encontros para que professores possam trocar experiências;
  • incentivar os profissionais a pensar fora da caixa.

Quer saber mais sobre a atuação do professor no protagonismo juvenil? Então assista ao vídeo!

Como a gestão escolar pode contribuir?

Com o SAS você entende exatamente o que é protagonismo juvenil e ainda tem acesso a consultores especializados e materiais de apoio.

Ao entender o que é protagonismo juvenil, a gestão escolar pode agir de diferentes maneiras para apoiar o protagonismo das crianças e adolescentes na educação, e não só dar apoio ao corpo docente. A principal delas é oferecer um espaço de escuta para o estudante.

É importante que o jovem possa se manifestar sobre a metodologia de ensino, o trabalho do professor e o que diz respeito à relação docente e aluno. Tudo isso sem que sinta medo de uma possível perseguição posterior por parte do profissional.

Tendo isso em mente, os gestores podem organizar reuniões apenas com a presença dos estudantes para ouvir o que eles têm a dizer. Assim, as demandas são recebidas de forma mais organizada, evitando ações paliativas para resolver conflitos pontuais.

Outro posicionamento importante é investir na gestão democrática e dar liberdade para os alunos se posicionarem sobre questões além do contexto da sala de aula. Aqui nos referimos a deixá-los participar do desenvolvimento de outras atividades que compõem o calendário letivo. Isso inclui festivais, feira de ciências, gincanas etc.

Parceria é com o SAS Plataforma de Educação

Depois de entender o que é protagonismo juvenil, o SAS Educação quer ajudar sua escola a desenvolvê-lo. Por isso, oferecemos várias soluções destinadas aos gestores que enfrentam desafios nesse cenário. Uma delas é o Focos, que oferece formação continuada para os docentes.

O Focos traz abordagens que dão ênfase à prática do professor e tem aulas totalmente on-line com especialistas na área educacional.

O SAS oferece também acompanhamento pedagógico personalizado por meio de consultorias. Assim, gestores e docentes conseguem identificar o que precisa ser melhorado dentro da instituição e quais ações já são positivas e devem ser incentivadas.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a compreender melhor o que é protagonismo juvenil dentro do contexto escolar. Acompanhe o Blog para aprender mais, toda semana temos material novo e gratuito sobre educação!

E, caso queira conhecer sobre nossas soluções pedagógicas, entre em contato com um de nossos consultores clicando no banner abaixo.

Quais são os tipos de protagonismo?

Ciclo do Protagonismo.
Atitude: É saber quando e onde você quer chegar e o que precisa fazer para chegar lá. ... .
Proatividade: É ter autoconfiança, assumir o controle e responsabilidade pelas suas ações e antecipar necessidades. ... .
Paixão: É quando os objetivos saem da mente e chegam ao coração. ... .
Significado: ... .
Reflexão:.

Quais são as ações de um protagonista?

6 exemplos de ações protagonistas para sua vida profissional.
1 – Ter iniciativa e ser proativo. ... .
2 – Desenvolver o autoconhecimento. ... .
3 – Ser confiante em suas próprias habilidades. ... .
4 – Investir na formação acadêmica. ... .
5 – Ser responsável pelas próprias ações. ... .
6 – Saber quando pedir ajuda..

Quais as formas do jovem se tornar um protagonista na sociedade Cite três exemplos?

Não é só passar pelas pessoas que estão na rua, trocar meia dúzia de palavras, dar de comer, de vestir e ir embora. É ouvir, conversar, falar com elas, se aproximar dessa realidade – afirma a estudante. O trabalho de entrar em contato com uma realidade diversa exige não apenas tempo, mas também cuidado.

Como você definiria protagonismo?

Qualidade do que se destaca em qualquer acontecimento, área ou situação (ex.: o atleta obteve um protagonismo inesperado).