O que é a cinza de um alimento?

O que são cinzas nos alimentos do que as cinzas são formadas?

A fração "cinzas" representa as substâncias inorgânicas presentes no alimento. Quando um alimento é queimado (em uma mufla) a 550-570º C a matéria orgânica é transformada em CO2, H2O e NO2 (queima) permanecendo os minerais presentes no alimento (resíduo inorgânico chamado de “cinzas” ou “resíduo mineral fixo”).

O que é teor de cinzas em alimentos?

O teor de cinzas em alimentos refere-se ao resíduo inorgânico, ou resíduo mineral fixo (sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, cobre, cloreto, alumínio, zinco, manganês e outros compostos minerais) remanescente da queima da matéria orgânica em mufla a altas temperaturas (500-600°C) (ZAMBIAZI, 2010).

Qual a importância de se fazer a análise de umidade em alimentos?

A umidade ou teor de água presente no alimento é uma das determinações mais importantes na análise de alimentos, principalmente por estar relacionada com a estabilidade e a conservação. ... Além disso, favorecem o crescimento microbiano e promovem a deterioração do alimento, impossibilitando o seu consumo.

Porque o tempo de secagem varia de uma matéria-prima para outra?

O tempo necessário para a secagem depende das propriedades físico-químicas da matéria-prima, principalmente de seu maior ou menor teor de água, como tam- bém do tamanho e da geometria do produ- to. A irradiação solar também é um fator de- terminante do tempo de secagem natural.

931 palavras 4 páginas

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFIEO

DETERMINAÇÃO DE CINZAS TOTAIS: DETERMINAÇÃO DE RESÍDUO MINERAL FIXO.

Andrea F. Barros
Cristiane Gonçalves
Fábio Lima
Gabriela Niero
Janice Rodrigues
Priscilla Vanessa Silva Caruso
Raíssa Zanholo

6º semestre – Farmácia
Disciplina: Análise de Alimentos
Profª. Patricia Sinnecker

OSASCO
2012

1- INTRODUÇÃO

Cinzas de um alimento é o nome dado ao resíduo inorgânico que permanece após a queima da matéria orgânica, entre 550 – 570ºC, a qual é transformada em CO2, H2O e NO2, assim sendo, a cinza de um material é o ponto de partida para a análise de minerais específicos. Estes minerais são analisados tanto para fins nutricionais como também para segurança. A cinza

…exibir mais conteúdo…

3- MATERIAIS E MÉTODOS

3.1. Materiais

Mufla regulada à 550ºC Estufa regulada a 105ºC
Cadinhos de porcelana
Bico de Bunsen
Dessecador com sílica
Balança analítica precisão 0,0001g
Pinças
Tripés
Triângulo de porcelana
Tela de amianto
Espátulas

3.2. Metodologia

O método de determinação de cinzas secas consiste na queima da amostra em forno mufla utilizando temperaturas superiores a 500 ºC por tempos pré-determinados, este não requer adição de reagentes e se caracteriza como um processo lento. Quando não restar nenhum resíduo preto de matéria orgânica, a cinza estará pronta e o conjunto poderá ser retirado da mufla, colocado num dessecador para resfriar e pesado quando atingir a temperatura ambiente. A diferença entre o peso do conjunto e o peso do cadinho vazio dá a quantidade de cinzas na amostra.

Procedimento:

Inicialmente para se fazer a triplicata, foram identificados três cadinhos com os números 10, 11 e 12 respectivamente. Em seguida foram pesados separadamente na balança analítica anotando-se o peso de cada um.

Pesou-se, em balança analítica um cadinho de cada vez previamente identificado e tarado, cerca de 2g de amostra de farinha amarela previamente dessecada;

Com a utilização da pinça metálica, levou-se a amostra contida dentro do cadinho de porcelana para a capela;

Com o auxilio do bico de bunsen, queimou-se a porção da amostra que fora pesada em temperatura de aproximadamente 200°C, para não haver perda;

Relacionados

  • Determinação do teor de cinzas

    1757 palavras | 8 páginas

    Conquista - BA 1. INTRODUÇÃO Cinzas de um alimento e o nome dado ao resíduo inorgânico que permanece após a queimada matéria orgânica, entre 550 – 570°C, a qual e transformada em CO2, H2O e NO2, assim sendo, a cinza de um material é o ponto de partida para a análise de minerais específicos. Estes minerais geralmente….

  • analise de cinzas

    1285 palavras | 6 páginas

    Cristina Santos Lima- INCINERAÇAO EM MUFLA A 550°C DE CINZA EM MASSA SECA São Paulo 11/11/2014 Adriana Araújo Borges- C357Ah-6 Aline Noronha-C309AG-1 Fabia Rose Silva dos Santos-C08AAH-6 Paloma Silva-C3ZFJE-0 Kelly Cristina Santos Lima-C31478-1 INCINERAÇAO EM MUFLA A 550°C (Determinação de Resíduos Mineral de cinzas) Elabora relatório referente a aula pratica, ´incineração de Cinzas´´ visando analisarmos os métodos utilizados para realizar essa incineração em Mufla….

  • Análise do teor de cinzas em doce

    879 palavras | 4 páginas

    ANÁLISE DO TEOR DE CINZAS EM DOCE DE LEITE Ana Elisa Chiea Bruna Maricato Nobukuni Resumo O doce de leite é um alimento açucarado que necessita alguns cuidados para as análises laboratoriais. Neste trabalho foi feita a análise de cinzas, uma das análises mais utilizadas em alimentos, com amostragem laboratorial de doce de leite para fim de aprendizado na técnica em se obter teor de cinzas e entendimento na realização de um artigo científico. Introdução A análise dos alimentos é um dos….

  • relatório de teor de lipídeos, umidade e cinzas da farinha de soja

    2446 palavras | 10 páginas

    uma função de analisar os alimentos de forma detalhada, ou seja, sua composição química, seu valor nutricional, seu valor energético, suas propriedades físicas e químicas, quais são seus efeitos no organismo, verificar se estes alimentos estão contaminados com elementos tóxicos (arsênio, mercúrio, chumbo, etc.), se contém aditivos, e qualquer outra substância que pode alterar a qualidade do alimento. A bromatologia atua em vários segmentos desde o controle de qualidade dos alimentos, até o armazenamento….

  • RELATORIO 03 lipideos

    1335 palavras | 6 páginas

    LITERATURA 4 3.1. CINZAS 4 3.1.1. Cinza Total 5 3.1.2. Componentes Individuais da Cinza 6 3.2. PARÂMETROS 6 3.2.1. Temperaturas de Incineração na Mufla 6 3.2.2. Tempo de Incineração 7 3.3. FARIANHA DE TRIGO 7 4 MATERIAIS E MÉTODOS 6 5 RESULTADOS E DISCUSSÕES 9 6 CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12 1 INTRODUÇÃO Cinzas de um alimento é o nome dado ao resíduo inorgânico que permanece após a queima da matéria orgânica, a qual é transformada em CO2, H2O e NO2. A cinza de um alimento é o ponto de….

  • Relatório

    3422 palavras | 14 páginas

    CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO Curso de Nutrição ANÁLISE BROMATOLÓGICA DE UMA REFEIÇÃO CASEIRA São Paulo 2014 BIANCA SANSÃO wALTRICK cAMILA cRISTINA SILVA lAIS CAETANO LIVIA DANIEL ANÁLISE BROMATOLÓGICA DE UMA REFEIÇÃO CASEIRA Trabalho apresentado para avaliação parcial da disciplina de Bromatologia do Curso Nutrição do Centro Universitário São Camilo, ministrada pelos professores Dra. Fabiana Poltronieri e Alexsandro Macedo Silva. SÃO PAULO 2014 LISTA….

  • Trabalho - resíduo mineral (cinzas)

    2361 palavras | 10 páginas

    RESÍDUO MINERAL – CINZAS 1. Introdução É o resíduo inorgânico que permanece após a queima da matéria orgânica, que é transformada em CO2, H2O e NO2. A cinza é constituída principalmente de: • Grandes quantidades: K, Na, Ca e Mg; • Pequenas quantidades: Al, Fe, Cu, Mn e Zn; • Traços: Ar, I, F e outros elementos. A cinza obtida naõ é necessariamente da mesma composição que a matéria mineral presente originalmente no alimento, pois pode haver perda por volatilização….

  • Bromatologia - aula pratica

    1295 palavras | 6 páginas

    Bromatologia Aula prática Introdução Cinzas Cinzas é o resíduo inorgânico que permanece após a queima da matéria orgânica que é transformada em CO2, H2O, E NO2. A quantidade de cinzas não tem necessariamente a mesma composição que a matéria mineral presente originalmente no alimento, pois pode haver perda por volatilização ou alguma interação entre os constituintes das amostras. Os alimentos minerais que se apresentam nas cinzas sob a forma de óxido, sulfatos, fosfatos, silicatos….

  • CINZAS

    908 palavras | 4 páginas

    DO SUL DE MINAS GERAIS Disciplina: Analise de Alimentos Relatório de Aula Prática: Determinação de Cinzas Engenharia de Alimentos - 6º Período Professor (a): Luísa Pereira Figueiredo Alunos: Caio Pereira da Silva – RA.: 2958 Danilo Tadeu de Matos – RA.: 2817 Inconfidentes/2014 1. Objetivos A seguinte prática teve como objetivo determinar o teor de cinzas (minerais) ou resíduo mineral fixo em uma determinada amostra, como também avaliar o teor de cinzas da amostra comparando com outros resultados….

  • AULA PRÁTICA 1 UMIDADE E CINZAS

    1075 palavras | 5 páginas

    UMIDADE PELO MÉTODO DO AQUECIMENTO DIRETO- TÉCNICA GRAVIMÉTRICA COM EMPREGO DO CALOR A determinação de umidade é uma das medidas mais importantes e utilizadas na análise de alimentos. A umidade de um alimento está relacionada com sua estabilidade e composição, e pode afetar a estocagem, embalagem e processamento. A água pode estar no alimento em duas formas: livre ou combinada (ligada). Em geral, a determinação de umidade, que parece um método simples, tornase complicada em função da exatidão e precisão….

Trabalhos Populares

O que são cinzas no alimento?

A fração "cinzas" representa as substâncias inorgânicas presentes no alimento. Quando um alimento é queimado (em uma mufla) a 550-570º C a matéria orgânica é transformada em CO2, H2O e NO2 (queima) permanecendo os minerais presentes no alimento (resíduo inorgânico chamado de “cinzas” ou “resíduo mineral fixo”).

O que são cinzas na tabela nutricional?

O teor de cinzas em alimentos refere-se ao resíduo inorgânico, ou resíduo mineral fixo (sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, cobre, cloreto, alumínio, zinco, manganês e outros compostos minerais) remanescente da queima da matéria orgânica em mufla a altas temperaturas (500-600°C) (ZAMBIAZI, 2010).

Qual a importância do teor de cinzas nos alimentos?

A determinação de cinzas permite verificar a adição de matérias inorgânicas ao alimento. A perda de peso fornece o teor de matéria orgânica do alimento. A diferença entre o peso original da amostra e o peso de matéria orgânica fornece a quantidade de cinza presente no produto.

O que é cinza total?

O termo “cinza total” refere-se à quantidade de minerais presentes nas nossas receitas, como cálcio, fósforo e magnésio. É obrigatório de acordo com a regulação europeia ((EC) No 767/2009) declarar a quantidade destes materiais o que não significa que o produto contenha cinzas adicionadas.