O que acontece se o autor não comparecer na audiência de instrução?

No caso do autor não comparecer na audiência de instrução, debates e julgamento, o que devo alegar nos memoriais? Como fundamento? Como os juizes costumam julgar? Julgam improcedente a ação pela ausencia do autor na audiencia, ou não levam isso em consideração?

“(...) 3.  Nos termos da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, 'a audiência  do  art.  16  deve  ser  realizada nos casos em que houve manifestação  da  vítima  em  desistir da persecução penal. Isso não quer  dizer,  porém,  que  eventual não comparecimento da ofendida à audiência  do art. 16 ou a qualquer ato do processo seja considerada como  'retratação tácita'. Pelo contrário: se a ofendida já ofereceu a  representação no prazo de 6 (seis) meses, na forma do art. 38 do CPP,  nada  resta  a  ela  a  fazer  a não ser aguardar pelo impulso oficial  da  persecutio  criminis". (...)” (grifamos). EDcl no REsp 1822250 / SP

https://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2015/setembro/ausencia-em-audiencia-sem-justificativa-leva-a-extincao-do-processo https://www.tjdft.jus.br/logo.png

Ausência do autor da ação em audiência sem justificativa leva à extinção do processo

por ASP — publicado 2015-09-15T18:35:00-03:00

O juiz do 1º Juizado Especial Cível de Brasília extinguiu processo movido contra a Marcenaria Renascer, devido ao não comparecimento da autora da ação na audiência designada. 

Segundo o magistrado, a parte autora, embora intimada da audiência, deixou de comparecer e de apresentar justificativa legal e aceitável, dando, assim, causa à extinção do processo por sua negligência.

O juiz explica que a redesignação da audiência gera ônus para o erário, tumultua a já sobrecarregada Central de Conciliação e frustra a expectativa da parte adversária. Portanto, a redesignação deve ser medida excepcional, embasada em comprovado compromisso anterior inadiável, questões de saúde, profissionais ou outro motivo de força maior. De acordo com o juiz, nenhuma dessas causas foi comprovada nos autos.

Desta forma, o processo foi extinto, sem resolução do mérito, com fundamento no artigo 51, inciso I, da Lei nº 9099/95.

O que acontece com o processo se o r�u n�o comparecer na Audi�ncia de Concilia��o no Juizado Especial C�vel?

Quando a parte r� n�o comparecer � Audi�ncia de Concilia��o ser� aplicada a pena de revelia, que significa que todos os fatos alegados pela parte autora ser�o considerados verdadeiros, a menos que o juiz tenha formado outro convencimento diante das evid�ncias.

Assim disp�e o art. 20 da Lei n� 9.099/95:


Art. 20. N�o comparecendo o demandado � sess�o de concilia��o ou � audi�ncia de instru��o e julgamento, reputar-se-�o verdadeiros os fatos alegados no pedido inicial, salvo se o contr�rio resultar da convic��o do Juiz.




Os conte�dos do site podem ser citados na �ntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando dispon�vel) e inclu�do um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta p�gina �til? Ent�o....


Curta ou Compartilhe com os amigos:


Conte aos seus seguidores:
Tweet




O que acontece com o processo se o autor n�o comparecer na Audi�ncia de Concilia��o no Juizado Especial C�vel?

Na eventualidade do autor da demanda n�o comparecer ser� aplicada a contum�cia, que significa a extin��o do processo sem julgamento do m�rito.

 

Se comprovado um justo motivo para a aus�ncia da parte autora, ser� a mesma isentada do pagamento das custas processuais. Assim determina o art. 51, I e � 2� da Lei n�9.099/95:

 

Art. 51. Extingue-se o processo, al�m dos casos previstos em lei:

I - quando o autor deixar de comparecer a qualquer das audi�ncias do processo;

 

� 2� No caso do inciso I deste artigo, quando comprovar que a aus�ncia decorre de for�a maior, a parte poder� ser isentada, pelo Juiz, do pagamento das custas.

O que acontece se o autor não comparecer à audiência de instrução?

Se o autor não comparecer à audiência de conciliação ou à audiência de instrução e julgamento, sem justificativa, o processo será extinto, com a condenação ao pagamento das custas processuais.

É obrigatória a presença das partes na audiência de instrução?

Resposta: Nos Juizados Especiais Cíveis, tanto na audiência de conciliação como de instrução e julgamento, a presença da parte autora é obrigatória, sob pena de extinção do processo sem resolução de mérito, por força da expressa disposição do artigo 51, inciso I, da Lei 9.099/95.

Qual a consequência da ausência injustificada do autor na audiência de instrução?

CONFISSÃO FICTA - AUSÊNCIA INJUSTIFICADA DO AUTOR À AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO. A ausência não justificada do autor à audiência em que deveria prestar depoimento pessoal, induz a aplicação da pena de confissão, presumindo-se a veracidade dos fatos narrados pela parte contrária.

Qual a consequência processual se o autor da demanda não comparecer à audiência una?

Na eventualidade do autor da demanda não comparecer será aplicada a contumácia, que significa a extinção do processo sem julgamento do mérito. Se comprovado um justo motivo para a ausência da parte autora, será a mesma isentada do pagamento das custas processuais. Assim determina o art. 51, I e § 2º da Lei nº9.