O que acontece com o corpo logo depois da atividade física?

É comum buscar por ferramentas que auxiliem na qualidade de vida e, para muitos, o esporte é uma opção viável para combater doenças, melhorar o condicionamento físico e a saúde. Sendo assim, ao começar uma nova rotina esportiva ou melhorar a performance, é necessário entender os efeitos da atividade física no corpo humano.

Por acaso você sabe como o organismo reage ao praticar (ou não) atividade física? Continue aqui para descobrir!

Por que é necessário movimentar o corpo?

Uma ação natural do ser humano é a movimentação e ela, a cada dia, vem sendo reduzida pela vida moderna, seja pelo trabalho remoto ou por estar horas na frente do computador. Outro fator é a locomoção por veículos como carro, o que reduz o andar ou o movimento corporal.

Gastar energia é importante para o corpo funcionar de maneira adequada e trazer resultados para o indivíduo, seja maior disposição ou até criar novos hábitos pelo ânimo que o organismo oferece. Contudo, como as pessoas estão cada vez mais paradas, cresce a taxa de sedentarismo, pois agora as rotinas são elaboradas para serem executadas de modo que o corpo fique estático e só a mente funcione.

Os impactos que uma vida parada trazem, além do sedentarismo, são o aparecimento de doenças mentais como ansiedade e depressão, além de ser uma causa que afeta a autoestima de muitos, já que ter o percentual de gordura elevado incomoda muitos. É por esses fatores que é necessário entender os efeitos da atividade física no corpo humano!

Ter qualidade de vida implica em pensar em meios para que o seu corpo e mente reajam de maneira saudável no dia a dia. Ter hobbies no cotidiano ajudam a mente a diminuir os estresses das rotinas agitadas, além de conseguir colocar os pensamentos em ordem.

Para o corpo, um aliado para a saúde e bem-estar é a atividade física, pois é ela quem é responsável por liberar algumas substâncias no organismo, como é o caso da serotonina, que entrega a sensação de alegria durante o dia. Para além, uma rotina esportiva regular auxilia a prevenir algumas doenças, como a diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares entre outras, que são comuns em sociedades que não dão a devida atenção ao corpo e a alimentação. Os exercícios são aliados na queda e combate desses problemas!

Outro resultado no corpo é a realização, pois a atividade além de abrir portas para o autoconhecimento apresenta pessoas com histórias parecidas durante a prática, então o atleta, seja ele iniciante ou profissional, vai ter uma socialização e maior investimento nas atividades, já que o espaço é adequado para a suas necessidades e evolução pessoal.

E não pense que mesmo sendo benéfico para o corpo a atividade é algo inerente para o ser humano. Segundo o doutor Drauzio Varella, o exercício físico é contra a natureza humana, pois nenhum animal desperdiça energia, ele só a utiliza em situações essenciais para a sua sobrevivência. Caso ele não precise gastar energia para fazer o necessário, ele vai estar em repouso.

Ou seja, em relação a você que está lendo, é normal se alimentar e querer ficar em repouso pela preguiça, pois é o natural de todos. Mas não pense que esse eterno repouso é benéfico. Todo descanso é válido, contudo o corpo precisa gastar a energia básica no dia a dia para não estar em sedentarismo.

Para saber mais um pouco, confira o vídeo abaixo:

Como o corpo humano reage à atividade física?

Do início ao fim da prática, o corpo vai reagir de alguma forma com a atividade física. Atingindo inúmeros objetivos, a prática pode ajudar na queima de calorias, definição muscular, ganho de massa magra e a liberação de hormônios e neurotransmissores que auxiliam no bem-estar.

Sendo assim, mesmo com todas as diferenças que cada um terá no corpo, como o metabolismo, a prática vai reagir e trazer algum benefício, desde que seja bem acompanhada e tenha periodicidade

Isso vai acontecer, pois, ao entrar em contato com a atividade física, o organismo vai ter muitas reações fisiológicas e bioquímicas para entregar os resultados que foram anteriormente citados, além de otimizar outros órgãos do corpo, como cérebro, coração e pulmões, pois esses também são mobilizados com a prática esportiva.

Relações com o coração

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, no Brasil há em média 1.100 mortes de pessoas por problemas no coração em apenas um dia. Esse número é alarmante, pois cada morte apresentada ocorre no tempo de 90 segundos, ou seja, é muita gente!

E como evitar esse número? A atividade física é uma saída quando praticada regularmente. Isso ocorre, pois os exercícios ajudam a aumentar a frequência cardíaca, deixando o coração mais resistente. Como impacto algumas doenças como pressão alta podem ser evitadas, graças ao treino contínuo.

Relações com o cérebro

Não é apenas o corpo que vai trabalhar durante a atividade física, o cérebro também participa. Sabe a sensação de estar atento (ou alerta) quando você está exercendo a sua prática esportiva? Então, as células do cérebro chegam a altos níveis de funcionamento, o que ocasiona as sensações citadas.

Outro resultado relacionado com a atividade física e o cérebro é que a prática garante o aumento da oxigenação dele, o que auxilia a combater ou evitar doenças neurológicas, como Alzheimer,  AVC (Acidente Vascular Cerebral) e Parkinson.

Lembra da serotonina que foi citada no início do texto? O cérebro é responsável pelo comando da sensação, ou seja, ele regula o humor e alivia sintomas de doenças mentais, como depressão.

Relações com o pulmão

Como a respiração é uma das coisas que mais “forçamos” durante a atividade física, o pulmão é, consequentemente, um dos órgãos que serão mais exigidos neste momento. Em média, nosso organismo demanda quinze vezes mais oxigênio durante o exercício do que no restante do tempo. Além disso, nossa respiração também fica mais acelerada e intensa. 

Como impacto, além de ajudar a manter um maior controle da respiração, a atividade física vai fortalecer a região, já que os músculos dos pulmões precisam se expandir o máximo possível durante a execução dos exercícios, trazendo como resultado mais disposição e melhor performance a curto e longo prazo.

Ou seja, em um paralelo de antes e depois da atividade física, o corpo perde o cansaço e ganha vigor para a rotina, o estresse tem uma queda e a produtividade aumenta, além de auxiliar a manter o corpo ativo e buscar por novos horizontes, o que não é comum quando o corpo está em repouso.

Quais as substâncias o corpo produz?

Durante a atividade física o organismo vai reagir em diversos níveis, auxiliando em vários setores que dizem respeito à saúde e bem-estar do praticante. 

Muitos buscam a atividade física para relaxar e evitar o estresse, correto? Nesse caso específico, durante a atividade o corpo produz uma substância chamada de cortisol, que é a responsável por ocasionar o estresse, contudo, na prática esportiva ele é o responsável por transformar o carboidrato em glicose, que é a fonte de energia que todos usam durante os exercícios.

E falando em energia, outra substância que o corpo vai produzir durante o treino é a insulina, hormônio responsável por regular os níveis de açúcar no sangue, o que facilita a glicose a entrar nas células para ser armazenada ou usada como energia.

Essas são algumas substâncias que estão presentes ao longo dos treinos, mas também existem outros hormônios que irão ter o aumento de produção, como é o caso da adrenalina, noradrenalina e serotonina, sendo responsáveis, por exemplo, pelo aumento do metabolismo, pelo combate da obesidade e pela sensação de felicidade.

Existem riscos em não praticar atividade física?

A atividade física é uma auxiliadora no bem-estar do ser humano e mesmo não sendo uma prática natural pela preguiça e a necessidade de ficar em repouso, não movimentar o corpo pode trazer uma série de riscos que estão ligados à saúde do corpo, sejam eles mentais ou físicos.

Já foi dito anteriormente, mas vale ressaltar, ficar parado aumenta o risco de estar no grupo de sedentarismo, o que pode ocasionar sérios danos, como o aumento da taxa de mortalidade e pressão alta, pois a circulação sanguínea não está em constante movimento.

No que diz respeito a saúde mental, não praticar esporte pode aumentar o cansaço, ter o sono desregulado e muitas variações de humor, pois ficar parado pode alterar algumas químicas do cérebro que dizem respeito a produção de alguns hormônios do corpo que combatem algumas doenças, como a depressão.

Outro ponto que pode ser analisado pela falta de atividade física é o risco de câncer. É importante saber que a prática contínua ajuda no combate. Existem inúmeros tipos de câncer e alguns deles que podem ser combatidos com o esporte são:

  • Câncer colorretal
  • Câncer de mama
  • Câncer pulmonar

Segundo a Organização Mundial da Saúde, no ano de 2018 o câncer foi a causa de mais de 9 milhões de mortes, o que mostra o impacto de rotinas ou condições que podem ser reduzidas com a atividade física. Sendo assim, mesmo com toda a dificuldade e preguiça que é comum do ser humano, vale a pena investir um tempo para praticar exercício físico.

Como a atividade física beneficia o corpo?

Já ficou claro que a atividade física vai agregar impactos positivos na sua rotina e nas condições da sua saúde, seja na prevenção de alguma doença ou em gastar calorias e perder peso. Existem outros benefícios caso a prática de alguma atividade esteja presente na sua rotina. São eles:

Aumento da autoestima 

Fazer exercícios com frequência ajuda na autoestima de muitos, vez que o esporte vai modificar o corpo, seja na perda de gordura corporal ou na tonificação dos músculos. Muitos começam o esporte pensando na estética, então um dos grandes impactos que será visto é o aumento da autoestima.

Para além, o que acaba tendo como impacto é o esforço e inspiração para não perder o ritmo, pois chegando no objetivo são criadas novas metas, então um benefício vai acabar gerando outro.

Aumento da imunidade

Como o corpo está em constante atividade, o esporte vai auxiliar no aumento da defesa contra infecções, já que o organismo vai responder com mais facilidade por estar ativo. Ou seja, caso tenha algum problema de saúde, como gripe ou resfriado, sua imunidade vai estar pronta para ajudar na recuperação e combater os sintomas em curto tempo.

Melhora o sono e humor

O esporte vai ajudar para que o organismo libere algumas substancias no corpo, o que facilita a queda do estresse. Dentre os hormônios que são liberados, a serotonina vai ser uma das responsáveis pelo humor, pois ela traz a sensação de felicidade.

Fora isso, por estar gastando energia, provavelmente você vai estar cansado no final do dia, porém com tudo feito na rotina. Como impacto o sono consegue ser regulado, pois seu corpo está em equilíbrio e saudável, o que pode evitar a insônia.

Melhora o condicionamento

Relacionado diretamente com a autoestima, a atividade física vai melhorar o condicionamento. Isso ocorre, pois com a prática regular e uma alimentação balanceada, o corpo gasta energia, perde a reserva de gordura e começa a aumentar o volume de massa magra, o que são indicadores de um bom treino.

Sendo assim, investir na atividade física vai agregar muitos benefícios, seja na estética, na saúde do corpo ou na saúde mental. O foco é buscar algo que goste para assim vivenciar os efeitos da atividade física no corpo humano.

Espero que tenham gostado do conteúdo! 

E você, já sentiu os efeitos da atividade física no corpo humano? Me conta aqui nos comentários!

Referências

Câncer

Cardiômetro: Mortes por doenças cardiovasculares no Brasil

O que acontece com o corpo depois da atividade física?

Ao se exercitar, o cérebro começa a trabalhar, produzindo milhares de reações químicas. A atividade produz não apenas queima de gordura e aumento da musculatura, mas também ajuda todo o processo de atenção e concentração, que se prolonga além do tempo em que estamos treinando.

Quanto tempo demora para aparecer os resultados de exercícios físicos?

"A partir dos 3 a 4 meses, podemos notar de uma forma mais construtiva, se tratando de musculação, o crescimento e a definição dos músculos.

O que acontece com o corpo depois do primeiro dia de academia?

Quando iniciamos uma atividade física, nosso corpo começa a usar primeiro a glicose, já que ela está dentro do músculo e também disponível mais facilmente na corrente sanguínea do que a gordura, que precisa ser “quebrada”. Com o tempo o corpo se “acostuma” e passa a usar tanto a glicose, quanto a gordura.

Como saber se os exercícios estão fazendo efeito?

Sinais de que o treino está dando resultado.
sentir dor muscular tardia — costuma ocorrer cerca de 8 horas após o treino, aumentando de intensidade nas primeiras 24 horas e podendo durar até 72 horas;.
apresentar maior facilidade na execução dos exercícios;.
observar mudanças na forma corporal ou redução de medidas;.