O que acontece com a corrente elétrica quando aumentamos a resistência?

A resistência elétrica é caracterizada pela dificuldade que um condutor pode oferecer à passagem da corrente elétrica. Sua intensidade pode ser calculada através das Leis de Ohm.

Quando um condutor é conectado a uma fonte de tensão (V), ele passa a ser percorrido por uma corrente elétrica de intensidade (i), que consiste no movimento dos elétrons livres no condutor. Para a maioria dos condutores, essas grandezas são proporcionais, de forma que a razão entre elas é uma constante:

V = constante
i                    

Essa constante é a resistência elétrica do condutor e é representada pela letra R. Assim, a relação acima pode ser reescrita como:

R = V
      i

Essa equação é conhecida como a Primeira Lei de Ohm e pode ser aplicada a todos os resistores. Entretanto, apenas os condutores ôhmicos mantêm o seu valor constante, independentemente da tensão e da corrente às quais são submetidos.

A resistência elétrica pode ser definida como a capacidade que um corpo tem de opor-se à passagem de corrente elétrica quando submetido a uma diferença de potencial. Ela deve-se ao fato de que o movimento dos elétrons ocorre de forma desordenada nos condutores, por isso eles colidem entre si e com os demais átomos que formam o condutor. Quanto maior for o número de colisões, maior será a dificuldade que a corrente elétrica terá de atravessar o condutor. Essa dificuldade é o que caracteriza a resistência elétrica.

Alguns fatores que determinam a resistência elétrica de um condutor são:

  • Área de secção transversal: corresponde à largura. Quanto mais largo for o condutor, mais facilmente os elétrons passarão por ele, o que causará diminuição na resistência;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Comprimento: se um condutor for muito extenso, maior será o caminho a ser percorrido pelos elétrons, aumentando a possibilidade de choques e causando perda de energia durante o percurso. Dessa forma, quanto maior for o comprimento, maior será a resistência;

  • Material que o constitui: os materiais que possuem maior quantidade de elétrons livres são os que oferecem maior facilidade para a passagem da corrente, portanto, uma menor resistência elétrica. Os melhores exemplos são os metais.

Esses fatores são todos relacionados em uma equação conhecida como Segunda Lei de Ohm:

R = ρ l
      A

Nessa equação, ρ é a resistividade do material, l é o comprimento do condutor, e A é a área de seção transversal.

A unidade de medida da resistência no Sistema Internacional é o Ohm, representado pela letra grega Ω (ômega), em homenagem ao físico alemão George Simon Ohm. Essa unidade representa a razão volt/Ampére.

A função básica dos resistoresé transformar energia elétrica em energia térmica. Em um circuito, eles podem ser utilizados para limitar a passagem de corrente elétrica e impedir que ela cause danos aos dispositivos eletrônicos. Além disso, eles podem ser utilizados em aparelhos domésticos para aquecimento, como é o caso dos chuveiros e dos secadores de cabelo.


Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

O que acontece com a corrente elétrica quando aumentamos a resistência?
Resistência de um chuveiro. Sua resistividade aumenta com o aumento da temperatura

A resistividade é um ente físico de oposição ao fluxo da corrente elétrica. Ela é uma grandeza que depende das dimensões e da natureza constituinte desse material, além da temperatura em que ele se encontra.
A resistividade de metais puros aumenta com o aumento da temperatura. Por isso, a resistência elétrica de resistores constituídos por esses metais também aumenta quando aumentamos sua temperatura.
Com o aquecimento, as moléculas que constituem aumentam seu grau de agitação e, consequentemente, sua resistividade também aumenta. O que dificulta a passagem da corrente elétrica.
Por outro lado, o aquecimento provoca um aumento do número de elétrons livres responsáveis pela corrente elétrica. Porém, para os metais puros, o aumento do estado de agitação das moléculas predomina sobre o aumento do número de elétrons livres.

Porém, existem ligas metálicas em que o aumento do grau de agitação das moléculas e o aumento do número de elétrons livres se compensam. Consequentemente, para essas ligas, a resistividade e a resistência praticamente não variam com a temperatura. É o caso da manganina e do constantan, que são ligas de cobre, níquel e manganês.
No grafite, por exemplo, o aumento do número de elétrons livres predomina sobre o aumento do grau de agitação das moléculas, fazendo com que sua resistividade diminua com o aumento da temperatura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por: PrePara Enem

Artigos relacionados

O que acontece com a corrente elétrica quando aumentamos a resistência?

Resistores

Transformando energia elétrica em energia térmica

O que acontece com a corrente elétrica quando aumentamos a resistência?

Resistência Elétrica

Entenda a definição de resistência elétrica, saiba quais são os fatores que a determinam e como ela pode ser calculada.

O que acontece com a corrente elétrica quando aumentamos a resistência?

Segunda Lei de Ohm

Conheça a Segunda lei Ohm, isto é, o postulado que determina a resistência de fios a partir de suas dimensões!

O que acontece com a corrente quando a resistência aumenta?

Se colocarmos a corrente elétrica (i) em evidência, podemos observar que, quanto maior o valor de R, menor será a corrente elétrica. Essa constante mostra a resistência que o material oferece à passagem de corrente elétrica.

Quanto maior a resistência maior a corrente elétrica?

Os resistores são elementos que dificultam a passagem de corrente: quanto maior a resistência elétrica de um resistor, menor será a corrente que passa pelo circuito, uma vez que resistividade e condutividade são grandezas inversamente proporcionais.

Porque a resistência aumenta com o aumento da corrente elétrica?

Isso ocorre porque o calor causa aumento na agitação molecular, ocasionando colisões no interior do condutor, o que aumenta a resistência do material.

Quando a resistência elétrica aumenta?

A resistência de um condutor varia com a temperatura. No caso dos metais, a resistência aumenta quando a temperatura aumentar. No entanto, há certas substâncias cuja resistência diminui à medida que a temperatura aumenta; as principais são o carbono e o telúrio.