O que acontece entre os dias 22 e 23 de setembro no Hemisfério Sul?

O solstício e o equinócio são fenômenos astronômicos que acontecem quatro vezes no ano e registram o início das estações.

Esses fenômenos estão relacionados com a incidência desigual dos raios solares na Terra por causa do movimento de translação e rotação do planeta, além da sua inclinação.

Nos solstícios, o planeta está em sua inclinação máxima e um dos hemisférios recebe maior incidência de luz solar. Nos equinócios, os hemisférios estão perpendiculares ao Sol e os raios solares atingem o planeta com a mesma intensidade.

No Hemisfério Sul, onde o Brasil está inserido, os eventos no ano de 2022 ocorrem em:

Equinócio de outono: 20 de março às 12h33
Solstício de inverno: 21 de junho às 00h24
Equinócio de primavera: 22 de setembro às 22h04
Solstício de verão: 21 de dezembro às 18h48

O que acontece entre os dias 22 e 23 de setembro no Hemisfério Sul?

Translação é o movimento que a Terra faz em torno do Sol durante pouco mais de 365 dias e a rotação é o movimento em torno do próprio eixo durante em aproximadamente 24 horas. Conforme a Terra se move, somando ao fato de que ela é inclinada, há épocas em que um dos hemisférios recebe mais luz solar do que o outro.

Assim, quando acontece o solstício de verão no Hemisfério Sul, acontece o solstício de inverno no hemisfério norte. Por isso, quando é verão no Brasil (que está no Hemisfério Sul) é inverno nos Estados Unidos (que estão no Hemisfério Norte).

Solstício

A palavra solstício significa “sol parado”. Ela vem do latim e é formada pela junção de sol e de sistere, que significa "ficar parado".

Neste evento astronômico, o planeta está com uma inclinação de 23,5º e, por isso, os raios solares estão em direção à linha dos trópicos.

Nos solstícios, o hemisfério que recebe maior incidência de raios solares é o que entra no verão. É o chamado solstício de verão, que ocorre no mês de dezembro no Hemisfério Sul, pois os raios solares estão em direção ao Trópico de Capricórnio.

O que acontece entre os dias 22 e 23 de setembro no Hemisfério Sul?
Dezembro: Solstício de Verão no Hemisfério Sul e Solstício de Inverno no Hemisfério Norte

O hemisfério que recebe menor incidência de raios solares é o que entra no inverno e seu início é marcado pelo solstício de inverno, que no hemisfério sul acontece no mês de junho, quando o os raios solares incidem sobre o Trópico de Câncer.

O que acontece entre os dias 22 e 23 de setembro no Hemisfério Sul?
Junho: Solstício de Verão no Hemisfério Norte e Solstício de Inverno no Hemisfério Sul

No dia em que acontece o solstício de verão ocorre o dia mais longo do ano. No dia em que acontece o solstício de inverno é o contrário, pois ocorre a noite mais longa do ano.

Conforme os dias vão passando, a duração do dia e da noite mudam. É por esse motivo que no início do verão demora mais para escurecer, pois os dias são maiores, enquanto no início do inverno anoitece mais cedo, pois as noites são maiores.

Saiba mais sobre os solstícios.

Equinócio

A palavra equinócio significa “noite igual ao dia”. Ela vem do latim e é formada pela junção de equi, que significa “igual”, e nocio, que significa “noite”.

No equinócio, o Sol incide sobre a linha do equador, ou seja, na linha imaginária que divide o globo em dois hemisférios, de modo que nenhum dos hemisférios recebe mais ou menos Sol, como acontece nos solstícios.

No equinócio de primavera, que ocorre no mês de setembro para o Hemisfério Sul, a noite e o dia têm a mesma duração, os dias começam a aumentar aos poucos, até que chega o solstício de verão, em que ocorre o dia mais longo do ano.

O que acontece entre os dias 22 e 23 de setembro no Hemisfério Sul?
Setembro: Equinócio de Primavera no Hemisfério Sul e Equinócio de Outono no Hemisfério Norte

O equinócio de outono marca o início da estação no mês de março no Hemisfério Sul. Com o passar do tempo, os dias começam a ficar mais curtos até que as noites que tornam mais longas pela chegada da estação posterior, que é o inverno.

O que acontece entre os dias 22 e 23 de setembro no Hemisfério Sul?
Março: Equinócio de Primavera no Hemisfério Norte e Equinócio de Outono no Hemisfério Sul

Datas dos solstícios e equinócios

As datas dos solstícios e equinócios são móveis, podendo acontecer nos seguintes dias:

Equinócio de outono: 20 ou 21 de março
Solstício de inverno: 20 ou 21 de junho
Equinócio de primavera: 22 ou 23 de setembro
Solstício de verão: 21 ou 22 de dezembro

No Brasil, e no restante do Hemisfério Sul, o início das estações ocorrerá em:

Equinócio de outonoSolstício de invernoEquinócio de primaveraSolstício de verão
2022 20 de março às 12h33 21 de junho às 06h24 22 de setembro às 22h04 21 de dezembro às 18h48
2023 20 de março às 18h25 21 de junho às 11h58 23 de setembro às 03h50 22 de dezembro às 00h27
2024 20 de março às 00h06 20 de junho às 17h51 22 de setembro às 09h44 21 de dezembro às 06h21
2025 20 de março às 06h02 20 de junho às 23h42 22 de setembro às 15h29 21 de dezembro às 12h03

Leia também sobre as estações do ano.

O que acontece entre os dias 22 e 23 de setembro?

O Equinócio de Primavera acontece em 22 de setembro de 2022 às 22h04. Ele é um fenômeno astronômico que marca o início da primavera e costuma acontecer entre os dias 22 e 23 de setembro. No dia do equinócio de primavera, o dia e a noite têm a mesma duração.

O que tem início no Hemisfério Sul entre os dias 22 e 23 de setembro?

O outono é uma estação do ano que se inicia, no Hemisfério Norte, em 22 e 23 de setembro e, no Hemisfério Sul, em 20 e 21 de março. Dentre as suas diversas características, destaca-se a queda das folhas e da temperatura.

O que acontece por volta de 22 de setembro quando novamente a duração do dia e praticamente igual à duração da noite no mundo todo?

Fenômeno onde a duração do dia é idêntica à da noite e os hemisférios Norte e Sul recebem a mesma quantidade de luz, o equinócio – do Latim, aequus (igual) + nox (noite) = noites iguais – só ocorre durante duas vezes ao ano, normalmente nos dias 21 de março e 23 de setembro.

Como ocorre o solstício de verão no Hemisfério Sul?

O solstício de verão ocorre quando o Sol assume sua máxima declinação relativa à Terra e incide perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio (hemisfério sul) ou o Trópico de Câncer (hemisfério norte). No hemisfério sul, o solstício de verão ocorre no mês de dezembro, entre os dias 21 e 22.