O DNA é um polinucleotídeo ou seja um polímero formado pela associação de vários nucleotídeos

1662 palavras 7 páginas

Polinucleotídeos
O que é Um polinucleótido ou polinucleotídeo é um polímero orgânico composto por monómeros nucleotídicos ligados covalentemente numa cadeia linear. O ácido desoxirribonucléico (ADN) e o ácido ribonucléico (ARN) são exemplos de polinucleótidos com diferentes funções biológicas. Os polinucleótidos ocorrem de forma natural em todos os organismos. O genoma de um organismo é constituído por longos trechos polinucleotídicos que normalmente formam estruturas como a hélice dupla.

Estrutura do DNA O DNA é um dos ácidos nucléicos, moléculas que contêm informações na célula (o ácido ribonucléico, ou RNA, é o outro ácido nucléico). O DNA é encontrado no núcleo de toda célula humana. As informações no DNA: orientam a célula (junto com o RNA) na fabricação de novas proteínas que determinam todos os nossos traços biológicos passam (são copiados) de uma geração para outra A explicação para todas essas funções é encontrada na estrutura molecular do DNA, conforme descrito por Watson e Crick. Embora possa parecer complicado, o DNA em uma célula é simplesmente um padrão feito de quatro partes diferentes, chamadas nucleotídeos. Imagine um conjunto de blocos que possui somente quatro formas, ou um alfabeto com apenas quatro letras. O DNA é uma longa fileira desses blocos ou letras. Cada nucleotídeo consiste de um açúcar (desoxirribose) ligado a um lado para um grupo de fosfato e ligado ao outro lado para uma base de nitrogênio.

[pic]
|O nucleotídeo é o bloco de construção básico de ácidos nucléicos |

Existem duas classes de bases de nitrogênio chamadas purinas (estruturas aneladas duplas) e pirimidinas (estruturas aneladas simples). As quatro bases no alfabeto do DNA são: ▪ adenina (A) - uma purina ▪ citosina (C) - uma pirimidina ▪ guanina (G) - uma purina ▪ timina (T) - uma pirimidina

Os filamentos do


Relacionados

  • Aula 2 ESTRUTURA DO DNA

    630 palavras | 3 páginas

    nucleosídeo (NTP) Polinucleotídeos O próximo passo na construção da estrutura de uma molécula de DNA é unir os nucleotídeos independentes a fim de formar um polímero Polímero = Polinucleotídeo É formado pela ligação de um nucleotídeo com outros através do grupamento fosfato. Polinucleotídeos: Os nucleotídeos são unidos por ligações fosdodiéster Polinucleotídeos: Os nucleotídeos são unidos por ligações fosdodiéster A ligação entre os nucleotídeos de um polinucleotídeo é chamada LIGAÇÃO FOSFODIÉSTER:….

  • Citogenética

    466 palavras | 2 páginas

    O padrão geral da replicação do DNA 1. Replicação semiconservativa: cada molécula filha contém um polinucleotídeo derivado do filamento parental e um recém sintetizado. 2. Replicação conservativa: uma molécula filha contém ambos os polinucleotídeos parentais e a outra os recém sintetizados. 3. Replicação dispersiva: cada filamento de cada molécula filha é composto parcialmente do polinucleotídeo parental e do recém sintetizado. O mecanismo da replicação do DNA em E.coli Origem de replicação-….

  • Citologia

    1003 palavras | 5 páginas

    Esse modelo foi mais tarde aperfeiçoado por Wilkins. Em 1962, Watson, Crick e Wilkins dividiram o prêmio Nobel em Medicina e Fisiologia por essa descoberta. Segundo o modelo proposto, a molécula de DNA é composta por dois filamentos de polinucleotídeos, dispostos helicoidalmente em torno de um mesmo eixo. Cada filamento é constituído por inúmeros nucleotídeos ligados uns aos outros pelo fosfato. Os filamentos estão unidos por pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas. Estas formam pares….

  • UnidadeIONcleoCelularDNAeRNA

    3346 palavras | 14 páginas

    encontrados dois tipos de ácidos nucléicos nos organismos vivos: o ácido desoxirribonucléicos – DNA ou ADN – e o ácido ribonucléico – RNA ou ARN. Composição Química De modo semelhante ao que ocorre com as proteínas, os ácidos nucléicos são polímeros (polinucleotídeos) formados a partir de monômeros (nucleotídeos). Um nucleotídeo é uma molécula orgânica complexa formada pela reunião de três compostos mais simples: um radical fosfato, uma pentose (em açúcar) e uma base nitrogenada. Um nucleotídeo sem radical….

  • Origem da vida

    3700 palavras | 15 páginas

    ligação peptídica e dois nucleotídeos podem se unir por uma ligação fosfodiéster. A repetição destas reações leva a construção de polímeros lineares conhecidos como polipeptídeos ou polinucleotídeos, respectivamente. Atualmente as células vivas apresentam grandes polipeptídeos conhecidos como proteínas e polinucleotídeos (RNA e DNA reconhecidos como moléculas armazenadoras de informação). Tais moléculas são vistas como constituintes essenciais para as células. Um restrito conjunto de 20 aminoácidos….

  • Resumo de Biologia

    505 palavras | 3 páginas

    houve a criação de moléculas orgânicas. Graças a associação dessas moléculas, surgiram alguns polímeros. Esses polímeros eram os Peptídeos e os Ácidos nucleicos. Devido a repetições dessas associações, surgiram os polipeptídeos e os polinucleotídeos. Os polinucleotídeos geram o RNA, que tem a incrível capacidade de se auto duplicar e catalizar de maneira limitada, sendo capaz de catalizar apenas outras moléculas de RNA. Os Polipeptídeos não se auto-duplicam, entretanto eram os catalizadores mais eficazes….

  • vírus

    3395 palavras | 14 páginas

    ligação peptídica e dois nucleotídeos podem se unir por uma ligação fosfodiéster. A repetição destas reações leva a construção de polímeros lineares conhecidos como polipeptídeos ou polinucleotídeos, respectivamente. Atualmente as células vivas apresentam grandes polipeptídeos conhecidos como proteínas e polinucleotídeos (RNA e DNA reconhecidos como moléculas armazenadoras de informação). Tais moléculas são vistas como constituintes essenciais para as células. Um restrito conjunto de 20 aminoácidos….

  • Ácidos desoxirribonucléicos - aplicações

    3049 palavras | 13 páginas

    constituía numa base nitrogenada ligada a uma pentose, e esta por sua vez, ligada a um fosfato. Esta unidade foi denominada de nucleotídeo. Um ácido nucléico seria então uma molécula composta por vários nucleotídeos unidos entre si, ou seja, um polinucleotídeo. Os menores DNAs conhecidos têm ao redor de 5.500 nucleotídeos; a maioria das moléculas de DNA, no entanto, deve ter algumas centenas de milhares de nucleotídos. Em 1953, James Watson (n. 1928) e Francis Crick (n. 1916) apresentaram um modelo….

  • Ácidos Nucleicos

    415 palavras | 2 páginas

    em púricas (Adenina e Guanina) e em pirimídicas (Citosina, Timina e Uracila), que derivam, respectivamente, das substâncias purina e pirimidina. Os ácidos nucléicos, por apresentarem diversos nucleotídeos em sua composição, também são considerados polinucleotídeos. DNA O ácido desoxirribonucléico é composto por uma pentose, denominadadesoxirribose, e pode apresentar quatro tipos de bases nitrogenadas: a adenina (A), a guanina (G), a citosina (C) e a timina (T), não apresentando a base uracila….

  • Trabalhos

    342 palavras | 2 páginas

    por determinar cientificamente que o DNA é uma dupla hélice. • A molécula de DNA possui dois filamentos de polinucleotídeos ligadas um ao outro pelas bases nitrogenadas. Eles são torcidos formando uma dupla hélice Ligação entre duas fitas de DNA RNA- o controle da síntese de proteína • Interpreta e executa a informação do DNA. • É formada por um único filamento de polinucleotídeos. Pentose é sempre a ribose. Bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina e uracila. • É fabricado no núcleo….

Outros Trabalhos Populares

Como são formados os nucleotídeos do DNA?

Um nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma base nitrogenada e uma pentose. O DNA e o RNA se diferenciam quanto ao açúcar presente em sua estrutura e também quanto à base nitrogenada. A pentose do DNA é a desoxirribose, enquanto a pentose do RNA é a ribose.

O que e constituído o DNA?

O DNA é composto por nucleotídeos, os quais são compostos por três partes: Um carboidrato de cinco carbonos (pentose) Uma base nitrogenada. Um ou mais grupos fosfato.

Como e composta A cadeia de DNA?

Estrutura do DNA A molécula de DNA é constituída por três substâncias químicas: Bases Nitrogenadas – Adenina (A), Timina (T), Citosina (C) e Guanina (G); Pentose – Um açúcar que apresenta moléculas formadas por cinco átomos de carbono; Fosfato – um radical de ácido fosfórico.

Quais são as características do DNA?

Os ácidos nucleicos, que podem ser DNA ou RNA, são constituídos por uma pentose, um ácido fosfórico e uma base nitrogenada. No caso do DNA, a pentose é do tipo desoxirribose e as bases nitrogenadas são adenina, citosina, guanina e timina.