No contato entre um condutor A, eletrizado positivamente, e outro B, neutro, haverá passagem de

2037 palavras 9 páginas

1. Um corpo possui o número total de prótons maior que o número total de elétrons. Este corpo está:
a) eletrizado positivamente
b) eletricamente neutro
c) eletrizado negativamente
d) eletrizado positiva ou negativamente, dependendo do valor da carga do próton e do elétron
e) nenhuma das anteriores

2. As alternativas abaixo são as mesmas para as questões 2.1, 2.2 e 2.3 . Opte por uma para cada .

[2.2]a) só a proposição I está correta
b) só a proposição II está correta
[2.1/2.3]c) só a proposição III está correta
d) nenhuma das proposições estão corretas
e) nenhuma das anteriores

2.1
I. Os corpos eletrizados são todos aqueles o número de prótons igual ao de elétrons .
II. Os corpos neutros não têm cargas elétricas
III. A carga elétrica de um corpo está ligada ao excesso de cargas elétricas de um dado sinal (negativo ou positivo)

2.2 Dados dois condutores eletrizados:
I. A força, entre eles, é função da carga elétrica de um deles.
II. A força, entre eles, varia proporcionalmente à distância entre os mesmos.
III. Se um dos condutores tem carga elétrica negativa e aumentarmos o excesso da mesma, a intensidade da força, entre eles, diminui.

2.3
I. A existênia de corpos neutros mostra que a carga elétrica não é um elemento essencial na constituição da matéria.
II. A força, entre duas cargas elétricas, pode ser invariante com a distância entre as cargas .
III. Mesmo nos corpos neutros, existem partículas com cargas elétricas .

3. (FEI-SP) Atrita-se um bastão de vidro com um pano de lã, inicialmente neutros.pode-se afirmar:
a)só a lã fica eletrizada
b) só o bastão fica eletrizado
c) o bastão e a lã se eletrizam com cargas de mesmo sinal
d) o bastão e a lã se eletrizam com cargas de mesmo valor absoluto e sinais opostos
e) nenhuma das anteriores

4. No contato entre um condutor eletrônico A, eletizado positivamente, e outro B, neutro, haverá passagem de :
a) prótons de A para B
b) elétrons de A para B
c) elétrons de B para A
d) prótons de B para A
e) nenhuma das


Relacionados

  • Trabalho Eletrostática

    487 palavras | 2 páginas

    ELETROSTÁTICA A eletrostática é a parte que estuda a eletricidade estática, ou seja, o estudo das cargas elétricas em repouso em um corpo. Ao ganhar elétrons um corpo se eletriza negativamente, porém quando ocorre o processo inverso e o corpo perde elétrons, o mesmo passa a ser eletricamente positivo devido ao maior número de prótons que prevalecentes em seu interior. A medida em que um corpo está eletrizado, ele tende a repelir ou atrair um outro corpo, isso tudo a partir da quantidade de elétrons….

  • Trabalho de eletrostática

    3212 palavras | 13 páginas

    e) L2 T 3 e L T–3 c) L T–2 e L T–3 Resposta: b 7 No Sistema Internacional (SI), as sete unidades de base são o metro (m), o quilograma (kg), o segundo (s), o kelvin (K), o ampère (A), a candela (cd) e o mol (mol). A Lei de Coulomb da Eletrostática permite calcular a intensidade (F) da força de interação (atração ou repulsão) trocada entre duas cargas puntiformes Q1 e Q2, separadas por uma distância d, por meio de uma expressão do tipo: Q1 Q2 1 F = 4π ε · r2 0 em que ε0 é uma constante….

  • Trabalho - eletrostática

    1954 palavras | 8 páginas

    Eletrostática 01 Alternativa d. É quantizada porque só aparece em múltiplos inteiros da carga elementar: Q n e. 02 Alternativa c. Q n n e → 3,2 10 Afastando-se as esferas com a presença do bastão, nêutra teremos: 4 n 1,6 10 19 3, 2 10 4 16 10 19 → n 2 1015 elétrons 10 Alternativa a. Após o processo de eletrização por indução, a esfera à esquerda terá excesso de cargas negativas, enquando a esfera à direita terá excesso de cargas positivas. Como as esferas são separadas,….

  • Trabalho De Eletrostatica

    2416 palavras | 10 páginas

    ESTUDO DIRIGIDO DE ELETROSTÁTICA 01 FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL III – ENGENHARIA CIVIL 4º PERÍODO – PROF.ª KARLA NEMER ALUNO: ________________________________________________________ DATA: __/__/____ NOTA: _________ 01 ­ (UFRRJ ) Três cargas q , q e q ocupam três vértices de um quadrado, como mostra a figura a seguir. 1 2 3 Sabendo que q q q q 1 e 2 têm o mesmo módulo e que a força que 1 exerce em 2 tem a mesma intensidade….

  • Trabalho de Física - Eletrostática

    278 palavras | 2 páginas

    Eletrostática (do grego elektron + statikos, estacionário) É o ramo da eletricidade que estuda as propriedades e o comportamento de cargas elétricas em repouso, ou que estuda os fenômenos do equilíbrio da eletricidade nos corpos que de alguma forma se tornam carregados de carga elétrica, ou eletrizados. Princípios da eletrostática Segundo o princípio da conservação da carga elétrica, num sistema eletricamente isolado é constante a soma algébrica das cargas elétricas. Já segundo o princípio da….

  • trabalho fisica eletrostatica

    385 palavras | 2 páginas

    E.E.E.M Professor Agenor Roris Trabalho de Física Vila Velha 2015 E.E.E.M Professor Agenor Roris Emilly Duarte Lanna Baiôco Letícia Inali Thatiani Oliveira 3°M5 Eletrostática Trabalho apresentado a professora Márcia, como requisito para a obtenção de uma das notas do 1° trimestre, na disciplina de Física. Vila Velha 2015 1. Introdução: Toda a matéria que conhecemos é formada por moléculas. Esta, por sua vez, é formada de átomos, que são compostos….

  • Trabalho de Física - Eletrostática

    2050 palavras | 9 páginas

    intensidade do campo elétrico a uma distância de 2 m se compara com o valor anterior? Que lei orienta sua resposta? Com o dobro da distância o campo terá ¼ de sua força de acordo com a lei do inverso do quadrado. 23. Se você realiza 10 joules de trabalho para empurrar 1 coulomb de carga contra um campo elétrico, qual será a voltagem da carga com respeito a seu ponto de partida? Quando for solta, qual será sua energia cinética ao passar voando pelo ponto de partida? 24. Qual é a voltagem na posição….

  • Trabalho de Blindagem eletrostatica

    874 palavras | 4 páginas

    que elas se comportam se propagando através de um campo elétrico variável, gerando também um campo magnético variável. Porém quando algum dispositivo que possui essa função de transmitir e receber sinais é coberto ou enrolado por uma blindagem eletrostática, os mesmos acabam ficam restritos ou bloqueados a não possuem a capacidade de receber esses sinais. Palavra-chave: Eletromagnéticas. Transmissores. Receptores. Sumári 1. Introdução 5 2. Experimento de blindagem 6 3. Processos realizados….

  • trabalho física eletrostática

    1145 palavras | 5 páginas

    Eletrostática: é o ramo da eletricidade que estuda as propriedades e o comportamento de cargas elétricas em repouso, ou que estuda os fenômenos do equilíbrio da eletricidade nos corpos que de alguma forma se tornam carregados de carga elétrica, ou eletrizados. A eletrostática é a parte da Física responsável pelo estudo das cargas elétricas em repouso. Ao longo da história, grande pesquisadores como Tales de Mileto conseguiram verificar a existência das cargas elétricas. Segundo Maurício Ruv Lemes….

  • Trabalho De HW

    588 palavras | 3 páginas

    INSTITUTO FEDERAL DE ENSINO E TECNOLOGIA SUL-RIOGRANDESE – CAMPUS CAMAQUÃ DESCARGA ELETROSTÁTICA (ESD) Camaquã 2015 INSTITUTO FEDERAL DE ENSINO E TECNOLOGIA SUL-RIOGRANDESE – CAMPUS CAMAQUÃ Bruno Braga, Gabriel Rocha, Rafael Lima, Raphael Rocha, Raphaela Oliveira. DESCARGA ELETROSTÁTICA (ESD) Projeto requirido em inicio de semestre, para avaliação do curso em nível técnico em informática do campus Camaquã, RS. Orientador: Everton Horst. Camaquã 2015….

Outros Trabalhos Populares